PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Septímio Alves Fadini, Valéria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ventorim, Silvana, Ribeiro de Assis Cezarino, Karla, Natali Machado, Carla Renata, Lopes Cypriano Barreto, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6021
Resumo: O interesse em pesquisar o Estágio Supervisionado (ES) vem aumentando no meio acadêmico brasileiro nas últimas décadas. As inquietações dos sujeitos envolvidos nesta prática são muitas, especialmente por esta disciplina ser considerada como uma das possibilidades para superar o fosso existente entre teoria e prática. Entre estas inquietações, focalizamos neste estudo o desafio representado pelo uso das tecnologias em educação (TE) como dispositivo de inovação pedagógica no ensino da Língua Inglesa (LI) nas escolas da educação básica. Apoiadas nos estudos de Paiva (2013), Leffa (2012) e Pimenta e Lima (2004), buscamos identificar as percepções dos estagiários em relação aos aportes tecnológicos que utilizam na iniciação à docência na disciplina ES II em LI. Este estudo exploratório, de caráter qualitativo, analisou além de oito relatórios finais de estágio, questionários semiestruturados aplicados aos alunos da disciplina, no período letivo de 2012/02. Os resultados indicam que 88% dos alunos nunca utilizaram as TE antes do ES. As ferramentas mais utilizadas foram PowerPoint, quiz online, webquest e facebook. As percepções quanto ao uso destas ferramentas na educação foram positivas. Consideramos que apesar das exigências do mundo globalizado, falta ainda nas nossas licenciaturas a incorporação da discussão do uso das tecnologias educativas na formação de professores.
id UFES-6_457b095a2fafd1f27c3bffe5ef142031
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/6021
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESAO interesse em pesquisar o Estágio Supervisionado (ES) vem aumentando no meio acadêmico brasileiro nas últimas décadas. As inquietações dos sujeitos envolvidos nesta prática são muitas, especialmente por esta disciplina ser considerada como uma das possibilidades para superar o fosso existente entre teoria e prática. Entre estas inquietações, focalizamos neste estudo o desafio representado pelo uso das tecnologias em educação (TE) como dispositivo de inovação pedagógica no ensino da Língua Inglesa (LI) nas escolas da educação básica. Apoiadas nos estudos de Paiva (2013), Leffa (2012) e Pimenta e Lima (2004), buscamos identificar as percepções dos estagiários em relação aos aportes tecnológicos que utilizam na iniciação à docência na disciplina ES II em LI. Este estudo exploratório, de caráter qualitativo, analisou além de oito relatórios finais de estágio, questionários semiestruturados aplicados aos alunos da disciplina, no período letivo de 2012/02. Os resultados indicam que 88% dos alunos nunca utilizaram as TE antes do ES. As ferramentas mais utilizadas foram PowerPoint, quiz online, webquest e facebook. As percepções quanto ao uso destas ferramentas na educação foram positivas. Consideramos que apesar das exigências do mundo globalizado, falta ainda nas nossas licenciaturas a incorporação da discussão do uso das tecnologias educativas na formação de professores.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6021Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 345-356Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 345-3561982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6021/4415Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeptímio Alves Fadini, ValériaVentorim, SilvanaRibeiro de Assis Cezarino, KarlaNatali Machado, Carla RenataLopes Cypriano Barreto, Luciana2015-07-08T17:47:24Zoai:periodicos.ufes.br:article/6021Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-07-08T17:47:24Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
title PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
spellingShingle PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
Septímio Alves Fadini, Valéria
title_short PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
title_full PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
title_fullStr PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
title_sort PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
author Septímio Alves Fadini, Valéria
author_facet Septímio Alves Fadini, Valéria
Ventorim, Silvana
Ribeiro de Assis Cezarino, Karla
Natali Machado, Carla Renata
Lopes Cypriano Barreto, Luciana
author_role author
author2 Ventorim, Silvana
Ribeiro de Assis Cezarino, Karla
Natali Machado, Carla Renata
Lopes Cypriano Barreto, Luciana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Septímio Alves Fadini, Valéria
Ventorim, Silvana
Ribeiro de Assis Cezarino, Karla
Natali Machado, Carla Renata
Lopes Cypriano Barreto, Luciana
description O interesse em pesquisar o Estágio Supervisionado (ES) vem aumentando no meio acadêmico brasileiro nas últimas décadas. As inquietações dos sujeitos envolvidos nesta prática são muitas, especialmente por esta disciplina ser considerada como uma das possibilidades para superar o fosso existente entre teoria e prática. Entre estas inquietações, focalizamos neste estudo o desafio representado pelo uso das tecnologias em educação (TE) como dispositivo de inovação pedagógica no ensino da Língua Inglesa (LI) nas escolas da educação básica. Apoiadas nos estudos de Paiva (2013), Leffa (2012) e Pimenta e Lima (2004), buscamos identificar as percepções dos estagiários em relação aos aportes tecnológicos que utilizam na iniciação à docência na disciplina ES II em LI. Este estudo exploratório, de caráter qualitativo, analisou além de oito relatórios finais de estágio, questionários semiestruturados aplicados aos alunos da disciplina, no período letivo de 2012/02. Os resultados indicam que 88% dos alunos nunca utilizaram as TE antes do ES. As ferramentas mais utilizadas foram PowerPoint, quiz online, webquest e facebook. As percepções quanto ao uso destas ferramentas na educação foram positivas. Consideramos que apesar das exigências do mundo globalizado, falta ainda nas nossas licenciaturas a incorporação da discussão do uso das tecnologias educativas na formação de professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6021
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6021/4415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 345-356
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 345-356
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009504280576