Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235
Resumo: À luz do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos da Linguística Aplicada, este artigo visa investigar representações de linguagem e de ensino-aprendizagem de língua inglesa, construídas por professores pré-serviço, em planos de aula, no contexto do estágio supervisionado. Ademais, propomo-nos a discutir o olhar desses professores acerca das atividades pedagógicas, com base nas percepções registradas em seus diários reflexivos. As análises empreendidas apontam a necessidade de se problematizarem, nos cursos de formação de professor, as concepções de (língua)gem, de ensino-aprendizagem e de sujeito, sob perspectivas que assumam sua dimensão social, ideológica, dialógica e política.
id UFGD-4_eb5837f0ae3e877657969699b5cb6ce8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3235
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionadoRepresentações discursivas. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. Formação de professores. Diários reflexivos.À luz do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos da Linguística Aplicada, este artigo visa investigar representações de linguagem e de ensino-aprendizagem de língua inglesa, construídas por professores pré-serviço, em planos de aula, no contexto do estágio supervisionado. Ademais, propomo-nos a discutir o olhar desses professores acerca das atividades pedagógicas, com base nas percepções registradas em seus diários reflexivos. As análises empreendidas apontam a necessidade de se problematizarem, nos cursos de formação de professor, as concepções de (língua)gem, de ensino-aprendizagem e de sujeito, sob perspectivas que assumam sua dimensão social, ideológica, dialógica e política.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235Raído; v. 8 n. 15 (2014); 117-1341984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235/1765Brito, Cristiane Carvalho de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T10:07:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3235Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T10:07:06Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado
title Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado
spellingShingle Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado
Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Representações discursivas. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. Formação de professores. Diários reflexivos.
title_short Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado
title_full Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado
title_fullStr Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado
title_full_unstemmed Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado
title_sort Olhares sobre as práticas de linguagem na aula de língua inglesa em contexto de estágio supervisionado
author Brito, Cristiane Carvalho de Paula
author_facet Brito, Cristiane Carvalho de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Cristiane Carvalho de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Representações discursivas. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. Formação de professores. Diários reflexivos.
topic Representações discursivas. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. Formação de professores. Diários reflexivos.
description À luz do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos da Linguística Aplicada, este artigo visa investigar representações de linguagem e de ensino-aprendizagem de língua inglesa, construídas por professores pré-serviço, em planos de aula, no contexto do estágio supervisionado. Ademais, propomo-nos a discutir o olhar desses professores acerca das atividades pedagógicas, com base nas percepções registradas em seus diários reflexivos. As análises empreendidas apontam a necessidade de se problematizarem, nos cursos de formação de professor, as concepções de (língua)gem, de ensino-aprendizagem e de sujeito, sob perspectivas que assumam sua dimensão social, ideológica, dialógica e política.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3235/1765
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 8 n. 15 (2014); 117-134
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389134499840