ORGANIZAÇÃO TÓPICA NA INTERAÇÃO EM REDE: ASPECTOS TEXTUAIS, CONTEXTUAIS E DE COERÊNCIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27886 |
Resumo: | Neste artigo, definimos como recorte temático um estudo sobre a topicalidade e a construção da coerência em textos produzidos em ambiente de rede. Supondo que os estudos do texto, como empreendidos na abordagem sociocognitiva, podem servir, sim, de orientação teórica para descrição e análise de textos em contextos propiciados por tecnologias atuais de comunicação e interação, pretendemos neste trabalho responder às seguintes questões: como descrever e analisar a topicalidade e coerência textual em textos produzidos em rede? Para os linguistas de texto, quais as demandas teóricas e analíticas advindas dessas produções em rede em razão das formas de interação e de colaboração possíveis aos sujeitos/usuários da rede? Observando o objetivo embutido nessas questões de realizar um estudo sobre a topicalidade e a sua contribuição para a construção da coerência em produções textuais situadas em ambiente de rede, servimo-nos de textos extraídos da rede social Facebook para a análise do tópico, sua instauração, progressão no processo interacional e sentidos possíveis. Os resultados indicam que a abordagem sociocognitiva para os estudos do texto em mídias tradicionais pode servir de ponto de partida para os estudos das produções hipertextuais, no entanto, necessário se faz que o analista promova atualizações nos procedimentos teóricos e metodológicos requisitados pela especificidade dessas produções. |
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ORGANIZAÇÃO TÓPICA NA INTERAÇÃO EM REDE: ASPECTOS TEXTUAIS, CONTEXTUAIS E DE COERÊNCIANeste artigo, definimos como recorte temático um estudo sobre a topicalidade e a construção da coerência em textos produzidos em ambiente de rede. Supondo que os estudos do texto, como empreendidos na abordagem sociocognitiva, podem servir, sim, de orientação teórica para descrição e análise de textos em contextos propiciados por tecnologias atuais de comunicação e interação, pretendemos neste trabalho responder às seguintes questões: como descrever e analisar a topicalidade e coerência textual em textos produzidos em rede? Para os linguistas de texto, quais as demandas teóricas e analíticas advindas dessas produções em rede em razão das formas de interação e de colaboração possíveis aos sujeitos/usuários da rede? Observando o objetivo embutido nessas questões de realizar um estudo sobre a topicalidade e a sua contribuição para a construção da coerência em produções textuais situadas em ambiente de rede, servimo-nos de textos extraídos da rede social Facebook para a análise do tópico, sua instauração, progressão no processo interacional e sentidos possíveis. Os resultados indicam que a abordagem sociocognitiva para os estudos do texto em mídias tradicionais pode servir de ponto de partida para os estudos das produções hipertextuais, no entanto, necessário se faz que o analista promova atualizações nos procedimentos teóricos e metodológicos requisitados pela especificidade dessas produções.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27886Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 25 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise; 159-180Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 25 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise; 159-1801982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27886/18771Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapistrano Júnior, RivaldoElias, Vanda Maria da SilvaLins, Maria da Penha PereiraNegreiros, GilLima, Geralda de Oliveira Santos2019-10-22T14:50:26Zoai:periodicos.ufes.br:article/27886Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-10-22T14:50:26Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 25 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise; 159-180 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 25 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise; 159-180 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
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