Coesão e coerência em produções textuais de universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenz Martins, Rosemari
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Moura Pinto, Cíntia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/178
Resumo: RESUMO: Este trabalho discute a coesão e a coerência em textos produzidos por universitários participantes de um curso intitulado “Como começar e como terminar um comentário escrito?”, oferecido gratuitamente pela Universidade Feevale/RS. Os objetivos deste estudo foram investigar se os textos apresentavam problemas de coesão e coerência e averiguar quais os problemas mais recorrentes, tomando como base as metarregras de Charolles (2002). Para tanto, foram analisados oito textos de oito participantes do curso. A análise revelou que os textos produzidos apresentaram inadequações, especialmente, no que diz respeito à Mr1. PALAVRAS-CHAVE: Linguística textual. Metarregras. Textualidade.
id UFF-4_38c637d7ae602d8d95e2b24d11f346e0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/178
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Coesão e coerência em produções textuais de universitáriosRESUMO: Este trabalho discute a coesão e a coerência em textos produzidos por universitários participantes de um curso intitulado “Como começar e como terminar um comentário escrito?”, oferecido gratuitamente pela Universidade Feevale/RS. Os objetivos deste estudo foram investigar se os textos apresentavam problemas de coesão e coerência e averiguar quais os problemas mais recorrentes, tomando como base as metarregras de Charolles (2002). Para tanto, foram analisados oito textos de oito participantes do curso. A análise revelou que os textos produzidos apresentaram inadequações, especialmente, no que diz respeito à Mr1. PALAVRAS-CHAVE: Linguística textual. Metarregras. Textualidade.Liceu Literário Português2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/17810.18364/rc.v2i53.178Confluência; 2017: número 53; 212-240Confluência; 2017: número 53; 212-240Confluência; 2017: número 53; 212-240Confluência; 2017: número 53; 212-240Confluência; 2017: número 53; 212-2402317-41531415-740310.18364/rc.v2i53reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/178/130Copyright (c) 2021 Rosemari Lorenz Martins, Cíntia de Moura Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLorenz Martins, Rosemaride Moura Pinto, Cíntia2017-12-14T16:48:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/178Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-12-14T16:48:50Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Coesão e coerência em produções textuais de universitários
title Coesão e coerência em produções textuais de universitários
spellingShingle Coesão e coerência em produções textuais de universitários
Lorenz Martins, Rosemari
title_short Coesão e coerência em produções textuais de universitários
title_full Coesão e coerência em produções textuais de universitários
title_fullStr Coesão e coerência em produções textuais de universitários
title_full_unstemmed Coesão e coerência em produções textuais de universitários
title_sort Coesão e coerência em produções textuais de universitários
author Lorenz Martins, Rosemari
author_facet Lorenz Martins, Rosemari
de Moura Pinto, Cíntia
author_role author
author2 de Moura Pinto, Cíntia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenz Martins, Rosemari
de Moura Pinto, Cíntia
description RESUMO: Este trabalho discute a coesão e a coerência em textos produzidos por universitários participantes de um curso intitulado “Como começar e como terminar um comentário escrito?”, oferecido gratuitamente pela Universidade Feevale/RS. Os objetivos deste estudo foram investigar se os textos apresentavam problemas de coesão e coerência e averiguar quais os problemas mais recorrentes, tomando como base as metarregras de Charolles (2002). Para tanto, foram analisados oito textos de oito participantes do curso. A análise revelou que os textos produzidos apresentaram inadequações, especialmente, no que diz respeito à Mr1. PALAVRAS-CHAVE: Linguística textual. Metarregras. Textualidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/178
10.18364/rc.v2i53.178
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/178
identifier_str_mv 10.18364/rc.v2i53.178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/178/130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rosemari Lorenz Martins, Cíntia de Moura Pinto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rosemari Lorenz Martins, Cíntia de Moura Pinto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2017: número 53; 212-240
Confluência; 2017: número 53; 212-240
Confluência; 2017: número 53; 212-240
Confluência; 2017: número 53; 212-240
Confluência; 2017: número 53; 212-240
2317-4153
1415-7403
10.18364/rc.v2i53
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458283380736