GÊNERO CARTA ARGUMENTATIVA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Floripi, Simone Azevedo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Leydiane Costa Amado, Vieira, Romilda Ferreira Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14803
Resumo: Partindo da percepção da importância de se trabalhar o texto em sala de aula (Marcuschi, 2008), esta proposta busca discutir o trabalho com gênero discursivo para o desenvolvimento da leitura e da escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Propor-se-á também uma sequência didática (SD), baseado nos pressupostos de Dolz e Schneuwly (2004) a partir do ensino do gênero carta argumentativa, com o intuito de fornecer subsídios para que professores de língua materna possam aliar a teoria proposta à prática de ensino e implementar suas concepções pedagógicas. Desta maneira, intenciona-se com este artigo contribuir para uma reflexão sobre o trabalho com gêneros discursivos, a fim de oferecer mais uma proposta pedagógica para os educadores como uma alternativa no ensino-aprendizagem da língua.
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