GÊNERO CARTA ARGUMENTATIVA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14803 |
Resumo: | Partindo da percepção da importância de se trabalhar o texto em sala de aula (Marcuschi, 2008), esta proposta busca discutir o trabalho com gênero discursivo para o desenvolvimento da leitura e da escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Propor-se-á também uma sequência didática (SD), baseado nos pressupostos de Dolz e Schneuwly (2004) a partir do ensino do gênero carta argumentativa, com o intuito de fornecer subsídios para que professores de língua materna possam aliar a teoria proposta à prática de ensino e implementar suas concepções pedagógicas. Desta maneira, intenciona-se com este artigo contribuir para uma reflexão sobre o trabalho com gêneros discursivos, a fim de oferecer mais uma proposta pedagógica para os educadores como uma alternativa no ensino-aprendizagem da língua. |
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GÊNERO CARTA ARGUMENTATIVA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITAPartindo da percepção da importância de se trabalhar o texto em sala de aula (Marcuschi, 2008), esta proposta busca discutir o trabalho com gênero discursivo para o desenvolvimento da leitura e da escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Propor-se-á também uma sequência didática (SD), baseado nos pressupostos de Dolz e Schneuwly (2004) a partir do ensino do gênero carta argumentativa, com o intuito de fornecer subsídios para que professores de língua materna possam aliar a teoria proposta à prática de ensino e implementar suas concepções pedagógicas. Desta maneira, intenciona-se com este artigo contribuir para uma reflexão sobre o trabalho com gêneros discursivos, a fim de oferecer mais uma proposta pedagógica para os educadores como uma alternativa no ensino-aprendizagem da língua.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14803Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 10 n. 17 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 254-273Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 10 No. 17 (2016): Revista (Con) Textos Linguísticos; 254-2731982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14803/10821Copyright (c) 2016 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFloripi, Simone AzevedoAraújo, Leydiane Costa AmadoVieira, Romilda Ferreira Santos2017-03-21T15:27:09Zoai:periodicos.ufes.br:article/14803Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2017-03-21T15:27:09Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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