A INTERTEXTUALIDADE COMO MARCA DOS STICKERS DO WHATSAPP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/28518 |
Resumo: | Este artigo trata de uma prática bastante frequente nas trocas de mensagens via WhatsApp: a postagem de stickers. Conhecidos como “figurinhas” divertidas criadas por usuários anônimos por meio de aplicativo específico, os stickers têm ganhado projeção e relevância na comunicação on-line. Partimos da hipótese de que uma das principais marcas dessa forma de interação é o caráter intertextual, já que exige do usuário/interlocutor, na maioria dos casos, conhecimento prévio para as figuras serem compreendidas. Desse modo, além de caracterizar o fenômeno, temos por objetivo mostrar como, muitas vezes, é preciso flagrar o diálogo entre os diferentes textos que os stickers mobilizam para se estabelecer a produção do sentido, tendencialmente de cunho humorístico. A análise, no que tange especificamente à intertextualidade, ancora-se nos pressupostos teóricos da Linguística Textual. |
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A INTERTEXTUALIDADE COMO MARCA DOS STICKERS DO WHATSAPPINTERTEXTUALITY AS THE BRAND OF WHATSAPP STICKERSStickerWhatsAppIntertextualityStickerWhatsAppIntertextualidadeEste artigo trata de uma prática bastante frequente nas trocas de mensagens via WhatsApp: a postagem de stickers. Conhecidos como “figurinhas” divertidas criadas por usuários anônimos por meio de aplicativo específico, os stickers têm ganhado projeção e relevância na comunicação on-line. Partimos da hipótese de que uma das principais marcas dessa forma de interação é o caráter intertextual, já que exige do usuário/interlocutor, na maioria dos casos, conhecimento prévio para as figuras serem compreendidas. Desse modo, além de caracterizar o fenômeno, temos por objetivo mostrar como, muitas vezes, é preciso flagrar o diálogo entre os diferentes textos que os stickers mobilizam para se estabelecer a produção do sentido, tendencialmente de cunho humorístico. A análise, no que tange especificamente à intertextualidade, ancora-se nos pressupostos teóricos da Linguística Textual.This article is about a very frequent practice in exchanging messages via WhatsApp: the posting of stickers. Known as fun “cards”, created by anonymous users through a specific application, stickers have gained prominence and relevance in online communication. We start the exposition from the hypothesis that one of the main marks of this form of interaction is the intertextual character, since it requires the user/interlocutor, in most cases, previous knowledge for the figures to be understood. Thus, in addition to characterizing the phenomenon, we aim to show how, many times, it is necessary to catch the dialogue between the different texts that the stickers mobilize to establish the production of meaning, tendency of humorous nature. The analysis, with regard specifically to intertextuality, is based on the theoretical assumptions of Textual Linguistics.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/28518Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 156-176Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 27 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 156-1761982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/28518/21001Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmelino, AnaKogawa, Lídia2020-07-15T03:25:45Zoai:periodicos.ufes.br:article/28518Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-07-15T03:25:45Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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