PLANO DE TEXTO E CONTEXTO: CONCEITOS EM INTERFACE PARA O TRATAMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA EM MÍDIA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquesi, Sueli Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tinoco Cabral, Ana Lúcia, Elias, Vanda Maria da Silva, Tomazi, Micheline Mattedi, Rodrigues, Maria das Graças Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27885
Resumo: Este artigo tem por objetivos estabelecer interfaces entre os conceitos de plano de texto e de contexto, bem como discutir seus reflexos na escrita e leitura de textos veiculados em mídia digital. O aporte teórico que embasa a discussão é formado principalmente pelos pressupostos da Linguística Textual que se encontram tanto na abordagem da Análise Textual dos Discursos quanto na abordagem sociocognitiva. Tal fundamentação conduz à reflexão acerca da organização do plano de um texto opinativo publicado digitalmente e da relevância de se pensar na contribuição da noção de contexto. A análise de um texto veiculado em mídia digital evidencia a importância do conceito de contexto sociocognitivamente concebido para o entendimento de plano de texto e, consequentemente, para as atividades de leitura e de escrita.
id UFES-6_74f53cc19233e5a4815de21c26a0ffe1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/27885
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling PLANO DE TEXTO E CONTEXTO: CONCEITOS EM INTERFACE PARA O TRATAMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA EM MÍDIA DIGITALEste artigo tem por objetivos estabelecer interfaces entre os conceitos de plano de texto e de contexto, bem como discutir seus reflexos na escrita e leitura de textos veiculados em mídia digital. O aporte teórico que embasa a discussão é formado principalmente pelos pressupostos da Linguística Textual que se encontram tanto na abordagem da Análise Textual dos Discursos quanto na abordagem sociocognitiva. Tal fundamentação conduz à reflexão acerca da organização do plano de um texto opinativo publicado digitalmente e da relevância de se pensar na contribuição da noção de contexto. A análise de um texto veiculado em mídia digital evidencia a importância do conceito de contexto sociocognitivamente concebido para o entendimento de plano de texto e, consequentemente, para as atividades de leitura e de escrita.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27885Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 25 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise; 40-59Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 25 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise; 40-591982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27885/18765Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarquesi, Sueli CristinaTinoco Cabral, Ana LúciaElias, Vanda Maria da SilvaTomazi, Micheline MattediRodrigues, Maria das Graças Soares2019-10-22T14:50:26Zoai:periodicos.ufes.br:article/27885Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-10-22T14:50:26Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANO DE TEXTO E CONTEXTO: CONCEITOS EM INTERFACE PARA O TRATAMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA EM MÍDIA DIGITAL
title PLANO DE TEXTO E CONTEXTO: CONCEITOS EM INTERFACE PARA O TRATAMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA EM MÍDIA DIGITAL
spellingShingle PLANO DE TEXTO E CONTEXTO: CONCEITOS EM INTERFACE PARA O TRATAMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA EM MÍDIA DIGITAL
Marquesi, Sueli Cristina
title_short PLANO DE TEXTO E CONTEXTO: CONCEITOS EM INTERFACE PARA O TRATAMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA EM MÍDIA DIGITAL
title_full PLANO DE TEXTO E CONTEXTO: CONCEITOS EM INTERFACE PARA O TRATAMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA EM MÍDIA DIGITAL
title_fullStr PLANO DE TEXTO E CONTEXTO: CONCEITOS EM INTERFACE PARA O TRATAMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA EM MÍDIA DIGITAL
title_full_unstemmed PLANO DE TEXTO E CONTEXTO: CONCEITOS EM INTERFACE PARA O TRATAMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA EM MÍDIA DIGITAL
title_sort PLANO DE TEXTO E CONTEXTO: CONCEITOS EM INTERFACE PARA O TRATAMENTO DA ESCRITA E DA LEITURA EM MÍDIA DIGITAL
author Marquesi, Sueli Cristina
author_facet Marquesi, Sueli Cristina
Tinoco Cabral, Ana Lúcia
Elias, Vanda Maria da Silva
Tomazi, Micheline Mattedi
Rodrigues, Maria das Graças Soares
author_role author
author2 Tinoco Cabral, Ana Lúcia
Elias, Vanda Maria da Silva
Tomazi, Micheline Mattedi
Rodrigues, Maria das Graças Soares
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquesi, Sueli Cristina
Tinoco Cabral, Ana Lúcia
Elias, Vanda Maria da Silva
Tomazi, Micheline Mattedi
Rodrigues, Maria das Graças Soares
description Este artigo tem por objetivos estabelecer interfaces entre os conceitos de plano de texto e de contexto, bem como discutir seus reflexos na escrita e leitura de textos veiculados em mídia digital. O aporte teórico que embasa a discussão é formado principalmente pelos pressupostos da Linguística Textual que se encontram tanto na abordagem da Análise Textual dos Discursos quanto na abordagem sociocognitiva. Tal fundamentação conduz à reflexão acerca da organização do plano de um texto opinativo publicado digitalmente e da relevância de se pensar na contribuição da noção de contexto. A análise de um texto veiculado em mídia digital evidencia a importância do conceito de contexto sociocognitivamente concebido para o entendimento de plano de texto e, consequentemente, para as atividades de leitura e de escrita.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27885
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27885/18765
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 25 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise; 40-59
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 25 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise; 40-59
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010645131264