O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35645 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivos discutir a interação no gênero digital artigo de divulgação científica para crianças, propiciada pela inter-relação entre plano de texto e suas sequências textuais, bem como estabelecer interfaces para o tratamento da leitura e da escrita. O aporte teórico que embasa a discussão é formado pelos pressupostos da Análise Textual dos Discursos e da Linguística Sociocognitiva-interacional, assim como por estudos sobre gêneros digitais. A análise de um texto digital veiculado pela Revista Ciência Hoje das Crianças evidencia resultados que confirmam um plano de texto, cujo imbricamento de sequências textuais em que predomina a sequência explicativa, favorece a interação do leitor com o texto. As reflexões decorrentes da discussão dos resultados da análise abrem perspectivas para a abordagem do ensino da leitura e da escrita. |
id |
UFES-6_83571a1e91c7112e012f5c0ce2410609 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/35645 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escritaThe digital genre popular science article for children: text plan, interaction and interfaces for the approach of reading and writinginteraçãoplano de textoleituraescritagênero digitalInteractionText planReadingWritingDigital genreEste artigo tem por objetivos discutir a interação no gênero digital artigo de divulgação científica para crianças, propiciada pela inter-relação entre plano de texto e suas sequências textuais, bem como estabelecer interfaces para o tratamento da leitura e da escrita. O aporte teórico que embasa a discussão é formado pelos pressupostos da Análise Textual dos Discursos e da Linguística Sociocognitiva-interacional, assim como por estudos sobre gêneros digitais. A análise de um texto digital veiculado pela Revista Ciência Hoje das Crianças evidencia resultados que confirmam um plano de texto, cujo imbricamento de sequências textuais em que predomina a sequência explicativa, favorece a interação do leitor com o texto. As reflexões decorrentes da discussão dos resultados da análise abrem perspectivas para a abordagem do ensino da leitura e da escrita.The purpose of this study is both to discuss the interaction in the digital genre, popular science article for children, provided by the interrelationships between text plan and textual sequences, as well as to establish interfaces for the approach of reading and writing. The theoretical framework that guides the discussion is based on Textual Analysis of Discourse and Sociocognitive-interactional Linguistics conceptions, as well as on studies on digital genres. The results of the analysis of a digital text published by the magazine Revista Ciência Hoje das Crianças confirm the existence of a text plan whose interweving of textual sequences in which the explanatory sequence predominate, promote the interaction between the reader and the text. The reflections based on the discussion of the results open perspectives for the approach of teaching reading and writing.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2021-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3564510.47456/cl.v15i31.35645Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 15 n. 31 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas; 105-125Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 15 No. 31 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas; 105-1251982-291X2317-347510.47456/cl.v15i31reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35645/24039Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarquesi, Sueli CristinaCabral, Ana Lúcia TinocoRodrigues, Maria das Graças SoaresElias, Vanda MariaGebara, Ana Elvira LucianoAlbert, Sílvia Augusta de Barros2021-10-04T00:58:12Zoai:periodicos.ufes.br:article/35645Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2021-10-04T00:58:12Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita The digital genre popular science article for children: text plan, interaction and interfaces for the approach of reading and writing |
title |
O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita |
spellingShingle |
O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita Marquesi, Sueli Cristina interação plano de texto leitura escrita gênero digital Interaction Text plan Reading Writing Digital genre |
title_short |
O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita |
title_full |
O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita |
title_fullStr |
O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita |
title_sort |
O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita |
author |
Marquesi, Sueli Cristina |
author_facet |
Marquesi, Sueli Cristina Cabral, Ana Lúcia Tinoco Rodrigues, Maria das Graças Soares Elias, Vanda Maria Gebara, Ana Elvira Luciano Albert, Sílvia Augusta de Barros |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Ana Lúcia Tinoco Rodrigues, Maria das Graças Soares Elias, Vanda Maria Gebara, Ana Elvira Luciano Albert, Sílvia Augusta de Barros |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquesi, Sueli Cristina Cabral, Ana Lúcia Tinoco Rodrigues, Maria das Graças Soares Elias, Vanda Maria Gebara, Ana Elvira Luciano Albert, Sílvia Augusta de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interação plano de texto leitura escrita gênero digital Interaction Text plan Reading Writing Digital genre |
topic |
interação plano de texto leitura escrita gênero digital Interaction Text plan Reading Writing Digital genre |
description |
Este artigo tem por objetivos discutir a interação no gênero digital artigo de divulgação científica para crianças, propiciada pela inter-relação entre plano de texto e suas sequências textuais, bem como estabelecer interfaces para o tratamento da leitura e da escrita. O aporte teórico que embasa a discussão é formado pelos pressupostos da Análise Textual dos Discursos e da Linguística Sociocognitiva-interacional, assim como por estudos sobre gêneros digitais. A análise de um texto digital veiculado pela Revista Ciência Hoje das Crianças evidencia resultados que confirmam um plano de texto, cujo imbricamento de sequências textuais em que predomina a sequência explicativa, favorece a interação do leitor com o texto. As reflexões decorrentes da discussão dos resultados da análise abrem perspectivas para a abordagem do ensino da leitura e da escrita. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35645 10.47456/cl.v15i31.35645 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35645 |
identifier_str_mv |
10.47456/cl.v15i31.35645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35645/24039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 15 n. 31 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas; 105-125 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 15 No. 31 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas; 105-125 1982-291X 2317-3475 10.47456/cl.v15i31 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699011196682240 |