O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquesi, Sueli Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cabral, Ana Lúcia Tinoco, Rodrigues, Maria das Graças Soares, Elias, Vanda Maria, Gebara, Ana Elvira Luciano, Albert, Sílvia Augusta de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35645
Resumo: Este artigo tem por objetivos discutir a interação no gênero digital artigo de divulgação científica para crianças, propiciada pela inter-relação entre plano de texto e suas sequências textuais, bem como estabelecer interfaces para o tratamento da leitura e da escrita. O aporte teórico que embasa a discussão é formado pelos pressupostos da Análise Textual dos Discursos e da Linguística Sociocognitiva-interacional, assim como por estudos sobre gêneros digitais. A análise de um texto digital veiculado pela Revista Ciência Hoje das Crianças evidencia resultados que confirmam um plano de texto, cujo imbricamento de sequências textuais em que predomina a sequência explicativa, favorece a interação do leitor com o texto. As reflexões decorrentes da discussão dos resultados da análise abrem perspectivas para a abordagem do ensino da leitura e da escrita.
id UFES-6_83571a1e91c7112e012f5c0ce2410609
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/35645
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escritaThe digital genre popular science article for children: text plan, interaction and interfaces for the approach of reading and writinginteraçãoplano de textoleituraescritagênero digitalInteractionText planReadingWritingDigital genreEste artigo tem por objetivos discutir a interação no gênero digital artigo de divulgação científica para crianças, propiciada pela inter-relação entre plano de texto e suas sequências textuais, bem como estabelecer interfaces para o tratamento da leitura e da escrita. O aporte teórico que embasa a discussão é formado pelos pressupostos da Análise Textual dos Discursos e da Linguística Sociocognitiva-interacional, assim como por estudos sobre gêneros digitais. A análise de um texto digital veiculado pela Revista Ciência Hoje das Crianças evidencia resultados que confirmam um plano de texto, cujo imbricamento de sequências textuais em que predomina a sequência explicativa, favorece a interação do leitor com o texto. As reflexões decorrentes da discussão dos resultados da análise abrem perspectivas para a abordagem do ensino da leitura e da escrita.The purpose of this study is both to discuss the interaction in the digital genre, popular science article for children, provided by the interrelationships between text plan and textual sequences, as well as to establish interfaces for the approach of reading and writing. The theoretical framework that guides the discussion is based on Textual Analysis of Discourse and Sociocognitive-interactional Linguistics conceptions, as well as on studies on digital genres. The results of the analysis of a digital text published by the magazine Revista Ciência Hoje das Crianças confirm the existence of a text plan whose interweving of textual sequences in which the explanatory sequence predominate, promote the interaction between the reader and the text. The reflections based on the discussion of the results open perspectives for the approach of teaching reading and writing.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2021-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3564510.47456/cl.v15i31.35645Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 15 n. 31 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas; 105-125Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 15 No. 31 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas; 105-1251982-291X2317-347510.47456/cl.v15i31reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35645/24039Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarquesi, Sueli CristinaCabral, Ana Lúcia TinocoRodrigues, Maria das Graças SoaresElias, Vanda MariaGebara, Ana Elvira LucianoAlbert, Sílvia Augusta de Barros2021-10-04T00:58:12Zoai:periodicos.ufes.br:article/35645Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2021-10-04T00:58:12Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita
The digital genre popular science article for children: text plan, interaction and interfaces for the approach of reading and writing
title O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita
spellingShingle O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita
Marquesi, Sueli Cristina
interação
plano de texto
leitura
escrita
gênero digital
Interaction
Text plan
Reading
Writing
Digital genre
title_short O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita
title_full O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita
title_fullStr O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita
title_full_unstemmed O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita
title_sort O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças: plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita
author Marquesi, Sueli Cristina
author_facet Marquesi, Sueli Cristina
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Rodrigues, Maria das Graças Soares
Elias, Vanda Maria
Gebara, Ana Elvira Luciano
Albert, Sílvia Augusta de Barros
author_role author
author2 Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Rodrigues, Maria das Graças Soares
Elias, Vanda Maria
Gebara, Ana Elvira Luciano
Albert, Sílvia Augusta de Barros
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquesi, Sueli Cristina
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Rodrigues, Maria das Graças Soares
Elias, Vanda Maria
Gebara, Ana Elvira Luciano
Albert, Sílvia Augusta de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv interação
plano de texto
leitura
escrita
gênero digital
Interaction
Text plan
Reading
Writing
Digital genre
topic interação
plano de texto
leitura
escrita
gênero digital
Interaction
Text plan
Reading
Writing
Digital genre
description Este artigo tem por objetivos discutir a interação no gênero digital artigo de divulgação científica para crianças, propiciada pela inter-relação entre plano de texto e suas sequências textuais, bem como estabelecer interfaces para o tratamento da leitura e da escrita. O aporte teórico que embasa a discussão é formado pelos pressupostos da Análise Textual dos Discursos e da Linguística Sociocognitiva-interacional, assim como por estudos sobre gêneros digitais. A análise de um texto digital veiculado pela Revista Ciência Hoje das Crianças evidencia resultados que confirmam um plano de texto, cujo imbricamento de sequências textuais em que predomina a sequência explicativa, favorece a interação do leitor com o texto. As reflexões decorrentes da discussão dos resultados da análise abrem perspectivas para a abordagem do ensino da leitura e da escrita.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35645
10.47456/cl.v15i31.35645
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35645
identifier_str_mv 10.47456/cl.v15i31.35645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35645/24039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 15 n. 31 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas; 105-125
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 15 No. 31 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas; 105-125
1982-291X
2317-3475
10.47456/cl.v15i31
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699011196682240