LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: ENTRE SER DISCENTE E TORNAR-SE DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira Santos, Giulia, dos Santos Silveira, Thalia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27607
Resumo: As tecnologias, especialmente as digitais, têm modificado os cotidianos, transformando os contextos sociais, daí advindo novas práticas de letramentos, entendidos numa perspectiva sociocultural. Os estudos dos novos letramentos buscam entender essas mudanças. Nessa perspectiva, este artigo objetiva discutir o conhecimento que graduandos em Letras Inglês de uma universidade pública federal possuem sobre e as relações que estabelecem com os letramentos digitais em suas atuais e futuras práticas de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados diários de campo, questionários e entrevistas. Neste texto, o enfoque estará na análise dos dados coletados por meio de questionários aplicados a 30 estudantes de licenciatura em Letras Inglês. Os resultados preliminares indicam que a maioria dos participantes aprendeu inglês fora do ambiente escolar e contando com práticas de letramentos digitais. Apesar dessas vivências e da afirmação de que há a necessidade de aulas que acolham as novas formas de aprender inglês, as quais se conectam com letramentos digitais, essas práticas são vistas como alheias à sala de aula. Portanto, não pertencentes aos seus repertórios de práticas pedagógicas.
id UFES-6_7f7869bcfe1d87d32e296ede75fb5256
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/27607
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: ENTRE SER DISCENTE E TORNAR-SE DOCENTEAs tecnologias, especialmente as digitais, têm modificado os cotidianos, transformando os contextos sociais, daí advindo novas práticas de letramentos, entendidos numa perspectiva sociocultural. Os estudos dos novos letramentos buscam entender essas mudanças. Nessa perspectiva, este artigo objetiva discutir o conhecimento que graduandos em Letras Inglês de uma universidade pública federal possuem sobre e as relações que estabelecem com os letramentos digitais em suas atuais e futuras práticas de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados diários de campo, questionários e entrevistas. Neste texto, o enfoque estará na análise dos dados coletados por meio de questionários aplicados a 30 estudantes de licenciatura em Letras Inglês. Os resultados preliminares indicam que a maioria dos participantes aprendeu inglês fora do ambiente escolar e contando com práticas de letramentos digitais. Apesar dessas vivências e da afirmação de que há a necessidade de aulas que acolham as novas formas de aprender inglês, as quais se conectam com letramentos digitais, essas práticas são vistas como alheias à sala de aula. Portanto, não pertencentes aos seus repertórios de práticas pedagógicas.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27607Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 51-64Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 51-641982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27607/20165Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ana Karina de OliveiraPereira Santos, Giuliados Santos Silveira, Thalia2019-12-27T06:11:01Zoai:periodicos.ufes.br:article/27607Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-12-27T06:11:01Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: ENTRE SER DISCENTE E TORNAR-SE DOCENTE
title LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: ENTRE SER DISCENTE E TORNAR-SE DOCENTE
spellingShingle LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: ENTRE SER DISCENTE E TORNAR-SE DOCENTE
Nascimento, Ana Karina de Oliveira
title_short LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: ENTRE SER DISCENTE E TORNAR-SE DOCENTE
title_full LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: ENTRE SER DISCENTE E TORNAR-SE DOCENTE
title_fullStr LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: ENTRE SER DISCENTE E TORNAR-SE DOCENTE
title_full_unstemmed LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: ENTRE SER DISCENTE E TORNAR-SE DOCENTE
title_sort LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: ENTRE SER DISCENTE E TORNAR-SE DOCENTE
author Nascimento, Ana Karina de Oliveira
author_facet Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Pereira Santos, Giulia
dos Santos Silveira, Thalia
author_role author
author2 Pereira Santos, Giulia
dos Santos Silveira, Thalia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Pereira Santos, Giulia
dos Santos Silveira, Thalia
description As tecnologias, especialmente as digitais, têm modificado os cotidianos, transformando os contextos sociais, daí advindo novas práticas de letramentos, entendidos numa perspectiva sociocultural. Os estudos dos novos letramentos buscam entender essas mudanças. Nessa perspectiva, este artigo objetiva discutir o conhecimento que graduandos em Letras Inglês de uma universidade pública federal possuem sobre e as relações que estabelecem com os letramentos digitais em suas atuais e futuras práticas de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados diários de campo, questionários e entrevistas. Neste texto, o enfoque estará na análise dos dados coletados por meio de questionários aplicados a 30 estudantes de licenciatura em Letras Inglês. Os resultados preliminares indicam que a maioria dos participantes aprendeu inglês fora do ambiente escolar e contando com práticas de letramentos digitais. Apesar dessas vivências e da afirmação de que há a necessidade de aulas que acolham as novas formas de aprender inglês, as quais se conectam com letramentos digitais, essas práticas são vistas como alheias à sala de aula. Portanto, não pertencentes aos seus repertórios de práticas pedagógicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27607
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27607/20165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista (Con)Textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 13 n. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 51-64
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 13 No. 26 (2019): Revista (Con)Textos Linguísticos - Letramentos e Educação Linguística; 51-64
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699010634645504