(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Camilla dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo divulgar os resultados do projeto “PIBIQUINHO” intitulado “Lendo Mafalda e (re)construindo o sentido das tiras”, desenvolvido no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). Por muitos entendidos como textos de leitura fácil, os quadrinhos possuem, na verdade, uma linguagem própria que, muitas vezes, revela conteúdos bastante complexos e são capazes de, em poucas vinhetas, levantar debates e efetuar críticas contundentes. Para Vergueiro (2008, p. 31), no entanto, dadas as suas especificidades, para que esses textos sejam lidos produtivamente, é necessária uma alfabetização na linguagem dos quadrinhos. Assim sendo, a formação dos leitores é uma medida fundamental para que essas histórias possam ser lidas de maneira produtiva em contexto escolar. É nesse quadro que se insere nossa proposta. Nosso projeto buscou não apenas iniciar dois alunos-bolsistas à leitura de tiras de Mafalda, mas incitá-los a uma interpretação crítica desses textos. Para tanto, propusemos uma abordagem que não se restringiu à aquisição de conhecimentos linguísticos e que buscou resgatar tanto as dimensões artística e cultural quanto os processos de produção de humor e de crítica social veiculados nessas tiras.
id UFES-6_8f46715073e7a05bf4a85dc5c26649bf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/11554
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling (RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFFO presente trabalho tem por objetivo divulgar os resultados do projeto “PIBIQUINHO” intitulado “Lendo Mafalda e (re)construindo o sentido das tiras”, desenvolvido no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). Por muitos entendidos como textos de leitura fácil, os quadrinhos possuem, na verdade, uma linguagem própria que, muitas vezes, revela conteúdos bastante complexos e são capazes de, em poucas vinhetas, levantar debates e efetuar críticas contundentes. Para Vergueiro (2008, p. 31), no entanto, dadas as suas especificidades, para que esses textos sejam lidos produtivamente, é necessária uma alfabetização na linguagem dos quadrinhos. Assim sendo, a formação dos leitores é uma medida fundamental para que essas histórias possam ser lidas de maneira produtiva em contexto escolar. É nesse quadro que se insere nossa proposta. Nosso projeto buscou não apenas iniciar dois alunos-bolsistas à leitura de tiras de Mafalda, mas incitá-los a uma interpretação crítica desses textos. Para tanto, propusemos uma abordagem que não se restringiu à aquisição de conhecimentos linguísticos e que buscou resgatar tanto as dimensões artística e cultural quanto os processos de produção de humor e de crítica social veiculados nessas tiras.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 10-24Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 10-241982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554/8219Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Camilla dos Santos2015-12-21T19:51:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/11554Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-12-21T19:51:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv (RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF
title (RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF
spellingShingle (RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF
Ferreira, Camilla dos Santos
title_short (RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF
title_full (RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF
title_fullStr (RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF
title_full_unstemmed (RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF
title_sort (RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF
author Ferreira, Camilla dos Santos
author_facet Ferreira, Camilla dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Camilla dos Santos
description O presente trabalho tem por objetivo divulgar os resultados do projeto “PIBIQUINHO” intitulado “Lendo Mafalda e (re)construindo o sentido das tiras”, desenvolvido no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). Por muitos entendidos como textos de leitura fácil, os quadrinhos possuem, na verdade, uma linguagem própria que, muitas vezes, revela conteúdos bastante complexos e são capazes de, em poucas vinhetas, levantar debates e efetuar críticas contundentes. Para Vergueiro (2008, p. 31), no entanto, dadas as suas especificidades, para que esses textos sejam lidos produtivamente, é necessária uma alfabetização na linguagem dos quadrinhos. Assim sendo, a formação dos leitores é uma medida fundamental para que essas histórias possam ser lidas de maneira produtiva em contexto escolar. É nesse quadro que se insere nossa proposta. Nosso projeto buscou não apenas iniciar dois alunos-bolsistas à leitura de tiras de Mafalda, mas incitá-los a uma interpretação crítica desses textos. Para tanto, propusemos uma abordagem que não se restringiu à aquisição de conhecimentos linguísticos e que buscou resgatar tanto as dimensões artística e cultural quanto os processos de produção de humor e de crítica social veiculados nessas tiras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554/8219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 10-24
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 10-24
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009897496577