(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo divulgar os resultados do projeto “PIBIQUINHO” intitulado “Lendo Mafalda e (re)construindo o sentido das tiras”, desenvolvido no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). Por muitos entendidos como textos de leitura fácil, os quadrinhos possuem, na verdade, uma linguagem própria que, muitas vezes, revela conteúdos bastante complexos e são capazes de, em poucas vinhetas, levantar debates e efetuar críticas contundentes. Para Vergueiro (2008, p. 31), no entanto, dadas as suas especificidades, para que esses textos sejam lidos produtivamente, é necessária uma alfabetização na linguagem dos quadrinhos. Assim sendo, a formação dos leitores é uma medida fundamental para que essas histórias possam ser lidas de maneira produtiva em contexto escolar. É nesse quadro que se insere nossa proposta. Nosso projeto buscou não apenas iniciar dois alunos-bolsistas à leitura de tiras de Mafalda, mas incitá-los a uma interpretação crítica desses textos. Para tanto, propusemos uma abordagem que não se restringiu à aquisição de conhecimentos linguísticos e que buscou resgatar tanto as dimensões artística e cultural quanto os processos de produção de humor e de crítica social veiculados nessas tiras. |
id |
UFES-6_8f46715073e7a05bf4a85dc5c26649bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/11554 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFFO presente trabalho tem por objetivo divulgar os resultados do projeto “PIBIQUINHO” intitulado “Lendo Mafalda e (re)construindo o sentido das tiras”, desenvolvido no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). Por muitos entendidos como textos de leitura fácil, os quadrinhos possuem, na verdade, uma linguagem própria que, muitas vezes, revela conteúdos bastante complexos e são capazes de, em poucas vinhetas, levantar debates e efetuar críticas contundentes. Para Vergueiro (2008, p. 31), no entanto, dadas as suas especificidades, para que esses textos sejam lidos produtivamente, é necessária uma alfabetização na linguagem dos quadrinhos. Assim sendo, a formação dos leitores é uma medida fundamental para que essas histórias possam ser lidas de maneira produtiva em contexto escolar. É nesse quadro que se insere nossa proposta. Nosso projeto buscou não apenas iniciar dois alunos-bolsistas à leitura de tiras de Mafalda, mas incitá-los a uma interpretação crítica desses textos. Para tanto, propusemos uma abordagem que não se restringiu à aquisição de conhecimentos linguísticos e que buscou resgatar tanto as dimensões artística e cultural quanto os processos de produção de humor e de crítica social veiculados nessas tiras.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 10-24Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 10-241982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554/8219Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Camilla dos Santos2015-12-21T19:51:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/11554Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-12-21T19:51:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF |
title |
(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF |
spellingShingle |
(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF Ferreira, Camilla dos Santos |
title_short |
(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF |
title_full |
(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF |
title_fullStr |
(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF |
title_full_unstemmed |
(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF |
title_sort |
(RE)LENDO TIRAS DE MAFALDA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADOS DO PROJETO “PIBIQUINHO”, DO COLUNI-UFF |
author |
Ferreira, Camilla dos Santos |
author_facet |
Ferreira, Camilla dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Camilla dos Santos |
description |
O presente trabalho tem por objetivo divulgar os resultados do projeto “PIBIQUINHO” intitulado “Lendo Mafalda e (re)construindo o sentido das tiras”, desenvolvido no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). Por muitos entendidos como textos de leitura fácil, os quadrinhos possuem, na verdade, uma linguagem própria que, muitas vezes, revela conteúdos bastante complexos e são capazes de, em poucas vinhetas, levantar debates e efetuar críticas contundentes. Para Vergueiro (2008, p. 31), no entanto, dadas as suas especificidades, para que esses textos sejam lidos produtivamente, é necessária uma alfabetização na linguagem dos quadrinhos. Assim sendo, a formação dos leitores é uma medida fundamental para que essas histórias possam ser lidas de maneira produtiva em contexto escolar. É nesse quadro que se insere nossa proposta. Nosso projeto buscou não apenas iniciar dois alunos-bolsistas à leitura de tiras de Mafalda, mas incitá-los a uma interpretação crítica desses textos. Para tanto, propusemos uma abordagem que não se restringiu à aquisição de conhecimentos linguísticos e que buscou resgatar tanto as dimensões artística e cultural quanto os processos de produção de humor e de crítica social veiculados nessas tiras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/11554/8219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 9 n. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 10-24 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 9 No. 13 (2015): Revista (Con) Textos Linguísticos (Edição Especial Humor nos Quadrinhos); 10-24 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699009897496577 |