LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Tânia Guedes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Garcia Reis, Andreia Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304
Resumo: Este artigo pretende retomar a discussão de alfabetização e letramento (SOARES, 1998, 2003) com o objetivo de fazer uma reflexão acerca do ensino de leitura e escrita na escola pública brasileira da atualidade. Em seguida, traz à tona algumas políticas públicas realizadas nos últimos anos no campo da alfabetização e do ensino de língua portuguesa para melhorias na educação. Por fim, resgata o tema dos projetos de trabalho, relacionando-os ao conceito de projetos de Letramento (KLEIMAN, 2007) e de ficcionalização (DOLZ, SCHNEUWLY, 2004) como proposta teórico-metodológica no processo de aquisição do código escrito e no desenvolvimento da leitura e escrita ao longo da escolarização.
id UFES-6_b126fe31f687a9f473fcc48352519d07
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/5304
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADEEste artigo pretende retomar a discussão de alfabetização e letramento (SOARES, 1998, 2003) com o objetivo de fazer uma reflexão acerca do ensino de leitura e escrita na escola pública brasileira da atualidade. Em seguida, traz à tona algumas políticas públicas realizadas nos últimos anos no campo da alfabetização e do ensino de língua portuguesa para melhorias na educação. Por fim, resgata o tema dos projetos de trabalho, relacionando-os ao conceito de projetos de Letramento (KLEIMAN, 2007) e de ficcionalização (DOLZ, SCHNEUWLY, 2004) como proposta teórico-metodológica no processo de aquisição do código escrito e no desenvolvimento da leitura e escrita ao longo da escolarização.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 192-205Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 192-2051982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304/4450https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304/19243Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Tânia GuedesGarcia Reis, Andreia Rezende2013-11-02T03:04:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/5304Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2013-11-02T03:04:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE
title LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE
spellingShingle LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE
Magalhães, Tânia Guedes
title_short LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE
title_full LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE
title_fullStr LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE
title_full_unstemmed LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE
title_sort LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE
author Magalhães, Tânia Guedes
author_facet Magalhães, Tânia Guedes
Garcia Reis, Andreia Rezende
author_role author
author2 Garcia Reis, Andreia Rezende
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Tânia Guedes
Garcia Reis, Andreia Rezende
description Este artigo pretende retomar a discussão de alfabetização e letramento (SOARES, 1998, 2003) com o objetivo de fazer uma reflexão acerca do ensino de leitura e escrita na escola pública brasileira da atualidade. Em seguida, traz à tona algumas políticas públicas realizadas nos últimos anos no campo da alfabetização e do ensino de língua portuguesa para melhorias na educação. Por fim, resgata o tema dos projetos de trabalho, relacionando-os ao conceito de projetos de Letramento (KLEIMAN, 2007) e de ficcionalização (DOLZ, SCHNEUWLY, 2004) como proposta teórico-metodológica no processo de aquisição do código escrito e no desenvolvimento da leitura e escrita ao longo da escolarização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304/4450
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304/19243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 192-205
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 192-205
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009473871872