LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304 |
Resumo: | Este artigo pretende retomar a discussão de alfabetização e letramento (SOARES, 1998, 2003) com o objetivo de fazer uma reflexão acerca do ensino de leitura e escrita na escola pública brasileira da atualidade. Em seguida, traz à tona algumas políticas públicas realizadas nos últimos anos no campo da alfabetização e do ensino de língua portuguesa para melhorias na educação. Por fim, resgata o tema dos projetos de trabalho, relacionando-os ao conceito de projetos de Letramento (KLEIMAN, 2007) e de ficcionalização (DOLZ, SCHNEUWLY, 2004) como proposta teórico-metodológica no processo de aquisição do código escrito e no desenvolvimento da leitura e escrita ao longo da escolarização. |
id |
UFES-6_b126fe31f687a9f473fcc48352519d07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/5304 |
network_acronym_str |
UFES-6 |
network_name_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADEEste artigo pretende retomar a discussão de alfabetização e letramento (SOARES, 1998, 2003) com o objetivo de fazer uma reflexão acerca do ensino de leitura e escrita na escola pública brasileira da atualidade. Em seguida, traz à tona algumas políticas públicas realizadas nos últimos anos no campo da alfabetização e do ensino de língua portuguesa para melhorias na educação. Por fim, resgata o tema dos projetos de trabalho, relacionando-os ao conceito de projetos de Letramento (KLEIMAN, 2007) e de ficcionalização (DOLZ, SCHNEUWLY, 2004) como proposta teórico-metodológica no processo de aquisição do código escrito e no desenvolvimento da leitura e escrita ao longo da escolarização.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 192-205Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 192-2051982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304/4450https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304/19243Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Tânia GuedesGarcia Reis, Andreia Rezende2013-11-02T03:04:07Zoai:periodicos.ufes.br:article/5304Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2013-11-02T03:04:07Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE |
title |
LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE |
spellingShingle |
LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE Magalhães, Tânia Guedes |
title_short |
LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE |
title_full |
LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE |
title_fullStr |
LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE |
title_full_unstemmed |
LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE |
title_sort |
LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE |
author |
Magalhães, Tânia Guedes |
author_facet |
Magalhães, Tânia Guedes Garcia Reis, Andreia Rezende |
author_role |
author |
author2 |
Garcia Reis, Andreia Rezende |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Tânia Guedes Garcia Reis, Andreia Rezende |
description |
Este artigo pretende retomar a discussão de alfabetização e letramento (SOARES, 1998, 2003) com o objetivo de fazer uma reflexão acerca do ensino de leitura e escrita na escola pública brasileira da atualidade. Em seguida, traz à tona algumas políticas públicas realizadas nos últimos anos no campo da alfabetização e do ensino de língua portuguesa para melhorias na educação. Por fim, resgata o tema dos projetos de trabalho, relacionando-os ao conceito de projetos de Letramento (KLEIMAN, 2007) e de ficcionalização (DOLZ, SCHNEUWLY, 2004) como proposta teórico-metodológica no processo de aquisição do código escrito e no desenvolvimento da leitura e escrita ao longo da escolarização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304/4450 https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5304/19243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 192-205 Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 9 (2013): Revista (Con) Textos Linguísticos; 192-205 1982-291X 2317-3475 reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
collection |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||meirelesalex@gmail.com |
_version_ |
1799699009473871872 |