BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohlmann Duarte, Gabriela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6011
Resumo: Pesquisas em Linguística Aplicada (VETROMILLE-CASTRO, 2008; MARTINS, 2009) têm constatado que grupos de alunos interagindo em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) se comportam de forma semelhante aos sistemas adaptativos complexos (SAC) e que o processo de constituição identitária pode ser entendido sob a mesma perspectiva (SADE, 2009). A interação entre os elementos de um SAC é essencial para a sua sobrevivência e a interação interindividual só ocorre quando há uma escala comum de valores (PIAGET, 1973). Com base nessas perspectivas, foi analisada a interação de um grupo com 15 professores de inglês em formação durante sua atuação em blog educacional, usado na disciplina de Língua Inglesa VII, para o desenvolvimento de sua habilidade de escrita. Foi averiguada a escala comum de valores do grupo, bem como os seus comportamentos na atividade, a fim de averiguar como o processo de constituição identitária docente e/ou discente emergiu e ocorreu ao longo do semestre.
id UFES-6_bc87379e5c118e43e617ef200bb4c885
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/6011
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃOPesquisas em Linguística Aplicada (VETROMILLE-CASTRO, 2008; MARTINS, 2009) têm constatado que grupos de alunos interagindo em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) se comportam de forma semelhante aos sistemas adaptativos complexos (SAC) e que o processo de constituição identitária pode ser entendido sob a mesma perspectiva (SADE, 2009). A interação entre os elementos de um SAC é essencial para a sua sobrevivência e a interação interindividual só ocorre quando há uma escala comum de valores (PIAGET, 1973). Com base nessas perspectivas, foi analisada a interação de um grupo com 15 professores de inglês em formação durante sua atuação em blog educacional, usado na disciplina de Língua Inglesa VII, para o desenvolvimento de sua habilidade de escrita. Foi averiguada a escala comum de valores do grupo, bem como os seus comportamentos na atividade, a fim de averiguar como o processo de constituição identitária docente e/ou discente emergiu e ocorreu ao longo do semestre.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6011Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 167-185Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 167-1851982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6011/4405Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBohlmann Duarte, Gabriela2015-07-08T17:47:24Zoai:periodicos.ufes.br:article/6011Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-07-08T17:47:24Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO
title BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO
spellingShingle BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO
Bohlmann Duarte, Gabriela
title_short BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO
title_full BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO
title_fullStr BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO
title_full_unstemmed BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO
title_sort BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO
author Bohlmann Duarte, Gabriela
author_facet Bohlmann Duarte, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bohlmann Duarte, Gabriela
description Pesquisas em Linguística Aplicada (VETROMILLE-CASTRO, 2008; MARTINS, 2009) têm constatado que grupos de alunos interagindo em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) se comportam de forma semelhante aos sistemas adaptativos complexos (SAC) e que o processo de constituição identitária pode ser entendido sob a mesma perspectiva (SADE, 2009). A interação entre os elementos de um SAC é essencial para a sua sobrevivência e a interação interindividual só ocorre quando há uma escala comum de valores (PIAGET, 1973). Com base nessas perspectivas, foi analisada a interação de um grupo com 15 professores de inglês em formação durante sua atuação em blog educacional, usado na disciplina de Língua Inglesa VII, para o desenvolvimento de sua habilidade de escrita. Foi averiguada a escala comum de valores do grupo, bem como os seus comportamentos na atividade, a fim de averiguar como o processo de constituição identitária docente e/ou discente emergiu e ocorreu ao longo do semestre.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6011
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6011/4405
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 167-185
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 167-185
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009492746240