BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6011 |
Resumo: | Pesquisas em Linguística Aplicada (VETROMILLE-CASTRO, 2008; MARTINS, 2009) têm constatado que grupos de alunos interagindo em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) se comportam de forma semelhante aos sistemas adaptativos complexos (SAC) e que o processo de constituição identitária pode ser entendido sob a mesma perspectiva (SADE, 2009). A interação entre os elementos de um SAC é essencial para a sua sobrevivência e a interação interindividual só ocorre quando há uma escala comum de valores (PIAGET, 1973). Com base nessas perspectivas, foi analisada a interação de um grupo com 15 professores de inglês em formação durante sua atuação em blog educacional, usado na disciplina de Língua Inglesa VII, para o desenvolvimento de sua habilidade de escrita. Foi averiguada a escala comum de valores do grupo, bem como os seus comportamentos na atividade, a fim de averiguar como o processo de constituição identitária docente e/ou discente emergiu e ocorreu ao longo do semestre. |
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BLOGS E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃOPesquisas em Linguística Aplicada (VETROMILLE-CASTRO, 2008; MARTINS, 2009) têm constatado que grupos de alunos interagindo em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) se comportam de forma semelhante aos sistemas adaptativos complexos (SAC) e que o processo de constituição identitária pode ser entendido sob a mesma perspectiva (SADE, 2009). A interação entre os elementos de um SAC é essencial para a sua sobrevivência e a interação interindividual só ocorre quando há uma escala comum de valores (PIAGET, 1973). Com base nessas perspectivas, foi analisada a interação de um grupo com 15 professores de inglês em formação durante sua atuação em blog educacional, usado na disciplina de Língua Inglesa VII, para o desenvolvimento de sua habilidade de escrita. Foi averiguada a escala comum de valores do grupo, bem como os seus comportamentos na atividade, a fim de averiguar como o processo de constituição identitária docente e/ou discente emergiu e ocorreu ao longo do semestre.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6011Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 7 n. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 167-185Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 7 No. 8.1 (2013): Revista (Con)Textos Linguísticos (Edição Especial ABEHTE); 167-1851982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/6011/4405Copyright (c) 2013 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBohlmann Duarte, Gabriela2015-07-08T17:47:24Zoai:periodicos.ufes.br:article/6011Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2015-07-08T17:47:24Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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