Professores em formação de inglês: complexidade, escala comum de valores e identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Gabriela Bohlmann
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2722
Resumo: Este trabalho analisou os comportamentos e os valores que constituíram as escalas comuns de valores de um grupo de professores de língua inglesa em formação nas suas interações em um blog educacional do curso durante quatro semestres do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês, a fim de averiguar o processo de constituição identitária desse grupo nos diferentes períodos. Partiu-se do entendimento que o grupo de professores em formação poderia ser visto como um sistema complexo (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN e CAMERON, 2007; 2008; PAIVA, 2005; VETROMILLE-CASTRO, 2007; 2008; MARTINS, 2008; 2009) e que o processo de constituição identitária também poderia ser investigado sob esse mesmo viés (SADE, 2009; SCOZ, 2011; SILVA, 2000; NORTON, 2000). As características dos sistemas complexos foram estabelecidas a partir de Bertalanffy (2009), Gleick (1988), Morin (2011) e Lewin (1999), e os valores foram identificados conforme a definição de Piaget (1973) para escala comum de valores qualitativos. Esperava-se, inicialmente, a identificação de comportamentos autônomos (HOLEC, 1981) e colaborativos (PAAS, 2005) na interação dos alunos como professores em formação desde o início da atividade dos blogs, durante o 3º semestre. Contudo, ao longo das análises, percebeu-se que nesse período, o grupo, em geral, apresentou comportamento de aprendizes de inglês. A partir do sexto semestre, o comportamento predominante foi de professores de inglês em formação, embora as atuações dos pequenos grupos e dos alunos tenham variado ao longo desses períodos. A motivação foi um fator presente em todos os semestres, em diferentes intensidades, e acredita-se que também seja parte da função de professores. Foi possível constatar que as identidades de fato não são fixas e que mesmo uma identidade docente, de um professor em formação, altera-se sem que os indivíduos deixem de ser professores.
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spelling 2015-04-03T01:23:37Z2015-04-03T01:23:37Z2014-02-17DUARTE, Gabriela Bohlmann. Professores em formação de inglês: complexidade, escala comum de valores e identidades. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2722Este trabalho analisou os comportamentos e os valores que constituíram as escalas comuns de valores de um grupo de professores de língua inglesa em formação nas suas interações em um blog educacional do curso durante quatro semestres do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês, a fim de averiguar o processo de constituição identitária desse grupo nos diferentes períodos. Partiu-se do entendimento que o grupo de professores em formação poderia ser visto como um sistema complexo (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN e CAMERON, 2007; 2008; PAIVA, 2005; VETROMILLE-CASTRO, 2007; 2008; MARTINS, 2008; 2009) e que o processo de constituição identitária também poderia ser investigado sob esse mesmo viés (SADE, 2009; SCOZ, 2011; SILVA, 2000; NORTON, 2000). As características dos sistemas complexos foram estabelecidas a partir de Bertalanffy (2009), Gleick (1988), Morin (2011) e Lewin (1999), e os valores foram identificados conforme a definição de Piaget (1973) para escala comum de valores qualitativos. Esperava-se, inicialmente, a identificação de comportamentos autônomos (HOLEC, 1981) e colaborativos (PAAS, 2005) na interação dos alunos como professores em formação desde o início da atividade dos blogs, durante o 3º semestre. Contudo, ao longo das análises, percebeu-se que nesse período, o grupo, em geral, apresentou comportamento de aprendizes de inglês. A partir do sexto semestre, o comportamento predominante foi de professores de inglês em formação, embora as atuações dos pequenos grupos e dos alunos tenham variado ao longo desses períodos. A motivação foi um fator presente em todos os semestres, em diferentes intensidades, e acredita-se que também seja parte da função de professores. Foi possível constatar que as identidades de fato não são fixas e que mesmo uma identidade docente, de um professor em formação, altera-se sem que os indivíduos deixem de ser professores.In this dissertation, it was analyzed the behaviors and values that were part of the scale of common values of a pre-service English teachers’ group in their interactions on an educational blog during four semesters of theirs Language Teaching Bachelor’s Course. The aim was to investigate the process of identity constitution of this group in the different semesters. The research was based on the understanding that the pre-service teachers’ group could be seen as a complex system (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN e CAMERON, 2007; 2008; PAIVA, 2005; VETROMILLE-CASTRO, 2007; 2008; MARTINS, 2008; 2009) and that the process of identity constitution could also be seen in the same perspective. The complex systems’ characteristics were established from Bertalanffy (2009), Gleick (1988), Morin (2011) e Lewin (1999), and the values were identified according to Piaget’s (1973) definition for scale of common qualitative values. Initially, the researcher expected that the autonomous (HOLEC, 1981) and collaborative (PAAS, 2005) behaviors would appear in the interaction of the students as pre-service teachers since the beginning of the blog activity, in the third semester. However, the researcher perceived that the group, in general, had the behavior of English language learners. From the sixth semester on, the predominant behavior was the preservice teachers’, although the small groups and the individual students’ behaviors have ranged during the semesters. The motivation was an important factor, which appeared in different ways, in all semesters the blog was used. Besides, the motivation is believed to be part of teachers’ behavior. The analyzes demonstrated that the identities are not fixed and that a teacher’s identity change even though the individuals do not stop being teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASFormação de professoresIdentidadeEscala comum de valoresSistemas complexosLíngua inglesaPre-service teachersIdentitiesScale of common valuesComplex systemsProfessores em formação de inglês: complexidade, escala comum de valores e identidadesPre-servic english teachers: complexity, scale of common values and identitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4295294U6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707318U8Vetromille-Castro, RafaelDuarte, Gabriela Bohlmanninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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