JUNCTION AND DISCURSIVE TRADITION IN CHILDREN'S WRITING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes-Damasio, Lúcia Regiane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32138
Resumo: Neste artigo, propõe-se uma abordagem descritivo-comparativa do funcionamento dos mecanismos de junção nas tradições discursivas (TDs) relato de experiência e carta de opinião, no modo escrito de enunciação. Com o objetivo de alcançar indícios que apontem a relação sintomática entre mecanismos de junção e TDs, o estudo fundamenta-se no modelo funcionalista de junção (RAIBLE, 2001), conjugado a uma base teórica que entende a escrita como constitutivamente heterogênea (CORRÊA, 2004) e a uma concepção de texto que considera as TDs que o constituem (KABATEK, 2006). Nesse quadro teórico-metodológico, a descrição da escrita infantil é pautada na consideração de aspectos linguísticos e discursivos, que permitem o reconhecimento, por meio do funcionamento dos MJs, de rastros do movimento do sujeito pelo que (re)conhece como fixo e lacunar do texto. Os resultados mostram que a textualização ocorre por meio dessa circulação do sujeito, em intrínseca associação àquilo que imagina ser a (sua) escrita, no processo de atualização da tradição. As especificidades da movimentação indiciada por esses rastros apontam, ao mesmo tempo, para o geral e o particular, a partir do que é fixo e lacunar nas tradições em que se inserem e lançam luz sobre a relação sintaxe-texto-discurso.
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spelling JUNCTION AND DISCURSIVE TRADITION IN CHILDREN'S WRITINGJUNÇÃO E TRADIÇÃO DISCURSIVA NA ESCRITA INFANTILWritingDiscursive traditionJunction mechanismsEscritaTradição discursivaMecanismos de junçãoNeste artigo, propõe-se uma abordagem descritivo-comparativa do funcionamento dos mecanismos de junção nas tradições discursivas (TDs) relato de experiência e carta de opinião, no modo escrito de enunciação. Com o objetivo de alcançar indícios que apontem a relação sintomática entre mecanismos de junção e TDs, o estudo fundamenta-se no modelo funcionalista de junção (RAIBLE, 2001), conjugado a uma base teórica que entende a escrita como constitutivamente heterogênea (CORRÊA, 2004) e a uma concepção de texto que considera as TDs que o constituem (KABATEK, 2006). Nesse quadro teórico-metodológico, a descrição da escrita infantil é pautada na consideração de aspectos linguísticos e discursivos, que permitem o reconhecimento, por meio do funcionamento dos MJs, de rastros do movimento do sujeito pelo que (re)conhece como fixo e lacunar do texto. Os resultados mostram que a textualização ocorre por meio dessa circulação do sujeito, em intrínseca associação àquilo que imagina ser a (sua) escrita, no processo de atualização da tradição. As especificidades da movimentação indiciada por esses rastros apontam, ao mesmo tempo, para o geral e o particular, a partir do que é fixo e lacunar nas tradições em que se inserem e lançam luz sobre a relação sintaxe-texto-discurso.In this paper, we suggest a descriptive-comparative approach to the functioning of junction mechanisms (MJs) in discursive traditions (TDs), experience reports, and opinion letters, on the written form of enunciation. With the goal of finding evidence that lead to a symptomatic relationship between junction mechanisms and TDs, this study is based on the functional-based junction model (RAIBLE, 2001), combined with a theoretical base that understands writing as constitutionally heterogeneous (CORRÊA, 2004) and with a conception of text that considers the TDs which form the text (KABATEK, 2006). Within this theoretical and methodological frame, the description of children’s writing is guided by the consideration of linguistic and discursive aspects which allow for the recognition, through the functioning of MJs, of traces of subject movement, considering what is acknowledged as fixed and lacunar in a text. The results show that the textualization occurs through this circulation of the subject, on an intrinsic association with what is imagined to be its writing, on the process of actualization of the tradition. The specificities of the movement highlighted by these traces indicate, from what is fixed and lacunar in the traditions in which they are inserted, at the same time, what is general and specific, and shed light on the relations among syntax-text-speech.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3213810.47456/cl.v14i29.32138Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 14 n. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 136-156Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 14 No. 29 (2020): Revista (Con)Textos Linguísticos; 136-1561982-291X2317-347510.47456/cl.v14i29reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32138/22506Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes-Damasio, Lúcia Regiane2020-12-30T15:38:15Zoai:periodicos.ufes.br:article/32138Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2020-12-30T15:38:15Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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