Heterogeneidade da escrita e ensino: uma abordagem linguístico-discursiva na relação entre tradição discursiva e mecanismos de junção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192008 |
Resumo: | Neste trabalho, realizado no âmbito do ProfLetras e vinculado ao Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Linguagem (GPEL), propõe-se uma abordagem linguístico-discursiva da argumentação em textos produzidos por sujeitos numa perspectiva longitudinal – do 7º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, através de uma análise fundamentada na escrita heterogeneamente constituída, a partir dos mecanismos de junção, na tradição discursiva argumentativa. O trabalho fundamenta-se na concepção de tradição discursiva (KABATEK, 2005a, 2005b, 2012), tomada como matéria e produto da linguagem, enquanto todo tipo identificável de tradição de dizer/escrever, formada via repetição e evocação e que promove, portanto, atualização e tradição ao mesmo tempo; na concepção de escrita heterogeneamente constituída (CORRÊA, 1997), em que os modos falado e escrito de enunciação constituem-se mutuamente; e, por fim, nos mecanismos de junção (RAIBLE, 2001), elementos cuja função é combinar/juntar proposições, a partir do cruzamento dos eixos tático e semântico. Nesse sentido, pretende-se contribuir com proposições voltadas ao ensino da escrita a partir da descrição linguístico-discursiva dos mecanismos de junção, no âmbito da tradição discursiva argumentativa, produzida por sujeitos regularmente matriculados nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, numa perspectiva longitudinal, através, portanto, da comparação analítica do funcionamento desses mecanismos nos textos produzidos pelos mesmos sujeitos, nesses dois momentos, definidos como Coleta 1 – textos do 7º ano – e Coleta 2 – textos do 8º ano. Para isso, parte-se da: (i) descrição e análise dos mecanismos de junção, em textos pertencentes à tradição discursiva argumentativa, no modo escrito de enunciação, com enfoque nas relações semânticas e na interdependência existente entre as porções componentes da oração complexa, na perspectiva de Halliday (1985) e Raible (2001); (ii) busca por evidências da relação entre o uso e funcionamento dos mecanismos de junção com a tradição discursiva argumentação; (iii) busca por evidências da relação entre o comportamento da junção e a heterogeneidade da escrita, mediante traços da relação oral/falado e letrado/escrito. Por fim, são apresentadas (no Anexo 1) as atividades realizadas, numa perspectiva longitudinal, com o objetivo de promover a aquisição da tradição argumentativa, a partir de uma abordagem linguístico-discursiva. A discussão proposta com base nessa comparação aponta que: (a) há proximidade nos resultados relativos à análise dos mecanismos de junção nos âmbitos tático (com predominância das estruturas paratáticas) e semântico (com predominância das relações de adição, causa e contraste); (b) há mescla com as tradições discursivas expositiva, listagem, explicativa, injuntiva e narrativa, no que diz respeito à constituição/aquisição da tradição argumentativa e (c) há mudança de posição dos escreventes, na língua/linguagem, sinalizada por suas imagens da escrita institucionalizada, identificadas na convencionalização dos usos dos mecanismos de junção, como indício da heterogeneidade da escrita. |
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Heterogeneidade da escrita e ensino: uma abordagem linguístico-discursiva na relação entre tradição discursiva e mecanismos de junçãoWriting heterogeneity and teaching:a relationship between linguistic change, discursive tradition and junction mechanismsTradição discursivaHeterogeneidade da escritaMecanismos de junçãoEnsinoDiscursive traditionWriting heterogeneityJunction mechanismsTeachingNeste trabalho, realizado no âmbito do ProfLetras e vinculado ao Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Linguagem (GPEL), propõe-se uma abordagem linguístico-discursiva da argumentação em textos produzidos por sujeitos numa perspectiva longitudinal – do 7º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, através de uma análise fundamentada na escrita heterogeneamente constituída, a partir dos mecanismos de junção, na tradição discursiva argumentativa. O trabalho fundamenta-se na concepção de tradição discursiva (KABATEK, 2005a, 2005b, 2012), tomada como matéria e produto da linguagem, enquanto todo tipo identificável de tradição de dizer/escrever, formada via repetição e evocação e que promove, portanto, atualização e tradição ao mesmo tempo; na concepção de escrita heterogeneamente constituída (CORRÊA, 1997), em que os modos falado e escrito de enunciação constituem-se mutuamente; e, por fim, nos mecanismos de junção (RAIBLE, 2001), elementos cuja função é combinar/juntar proposições, a partir do cruzamento dos eixos tático e semântico. Nesse sentido, pretende-se contribuir com proposições voltadas ao ensino da escrita a partir da descrição linguístico-discursiva dos mecanismos de junção, no âmbito da tradição discursiva argumentativa, produzida por sujeitos regularmente matriculados nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, numa perspectiva longitudinal, através, portanto, da comparação analítica do funcionamento desses mecanismos nos textos produzidos pelos mesmos sujeitos, nesses dois momentos, definidos como Coleta 1 – textos do 7º ano – e Coleta 2 – textos do 8º ano. Para isso, parte-se da: (i) descrição e análise dos mecanismos de junção, em textos pertencentes à tradição discursiva argumentativa, no modo escrito de enunciação, com enfoque nas relações semânticas e na interdependência existente entre as porções componentes da oração complexa, na perspectiva de Halliday (1985) e Raible (2001); (ii) busca por evidências da relação entre o uso e funcionamento dos mecanismos de junção com a tradição discursiva argumentação; (iii) busca por evidências da relação entre o comportamento da junção e a heterogeneidade da escrita, mediante traços da relação oral/falado e letrado/escrito. Por fim, são apresentadas (no Anexo 1) as atividades realizadas, numa perspectiva longitudinal, com o objetivo de promover a aquisição da tradição argumentativa, a partir de uma abordagem linguístico-discursiva. A discussão proposta com base nessa comparação aponta que: (a) há proximidade nos resultados relativos à análise dos mecanismos de junção nos âmbitos tático (com predominância das estruturas paratáticas) e semântico (com predominância das relações de adição, causa e contraste); (b) há mescla com as tradições discursivas expositiva, listagem, explicativa, injuntiva e narrativa, no que diz respeito à constituição/aquisição da tradição argumentativa e (c) há mudança de posição dos escreventes, na língua/linguagem, sinalizada por suas imagens da escrita institucionalizada, identificadas na convencionalização dos usos dos mecanismos de junção, como indício da heterogeneidade da escrita.This paperwork, carried out in the context of ProfLetras and linked to the Research Group on Language (RGOL), proposes an linguistic-discursive approach of the argumentation in texts produced by subjects in a longitudinal perspective - from the 7th to the 8th year of the Elementary School II, through an analysis based on the heterogeneity of writing, from the junction mechanisms, in the argumentative discursive tradition. The work is based on the conception of Discursive Tradition (KABATEK, 2005a, 2005b, 2012), taken as a matter and product of language, while every identifiable type of tradition of saying/writing, formed by repetition and evocation and which, therefore, promotes updating and tradition at the same time; in the concept of heterogeneity of writing (CORRÊA, 1997), in which the spoken and written ways of enunciating are mutually constituted; and finally, in the junction mechanisms (RAIBLE, 2001), elements whose function is to combine/put together propositions, from the crossing of the tactical and semantic axes. In this sense, we intend to contribute with propositions focused on the teaching of writing from the discursive linguistic description of junction mechanisms, within the argumentative discursive tradition, produced by subjects regularly enrolled in the 7th and 8th years of Elementary School II, from a longitudinal perspective, through, therefore, from the analytical comparison of the functioning of these mechanisms in the texts produced by the same subjects, in these two moments, defined as Collection 1 - texts from the 7th year - and Collection 2 - texts from the 8th year. For that, it starts from the: (i) description and analysis of the junction mechanisms, in texts belonging to the argumentative discursive tradition, in the written way of enunciating, focusing on the semantic relations and interdependence between the component portions of the complex sentence, from the perspective of Halliday (1985) and Raible (2001); (ii) search for evidence of the relationship between the use and functioning of junction mechanisms with the argumentative discursive tradition; (iii) search for evidence of the relationship between junction behavior and the heterogeneity of writing, through traces of the oral/spoken and literate/written relationship. Finally, the activities carried out are presented (in Annex 1), in a longitudinal perspective, with the objective of promoting the acquisition of the argumentative tradition, from a linguistic-discursive approach. The proposed discussion based on this comparison points out that: (a) there is proximity in the results related to the analysis of the junction mechanisms in the tactical (with predominance of paratactic structures) and semantic (with predominance of addition, cause and contrast relationships); (b) there is a mixture with the expository, listing, explanatory, injunction and narrative discursive traditions, with regard to the constitution of the argumentative discursive tradition and (c) there is a change in the position of the subjects, in the language, signaled by images of institutionalized writing, identified in the conventionalization of the uses of the junction mechanisms, proving the writing heterogeneity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes-Damasio, Lúcia RegianeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alvares, Maria Luiza de Castro2020-03-27T11:41:05Z2020-03-27T11:41:05Z2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19200800092985823001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192008Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:12:45.910887Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Neste trabalho, realizado no âmbito do ProfLetras e vinculado ao Grupo de Pesquisa em Estudos sobre a Linguagem (GPEL), propõe-se uma abordagem linguístico-discursiva da argumentação em textos produzidos por sujeitos numa perspectiva longitudinal – do 7º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, através de uma análise fundamentada na escrita heterogeneamente constituída, a partir dos mecanismos de junção, na tradição discursiva argumentativa. O trabalho fundamenta-se na concepção de tradição discursiva (KABATEK, 2005a, 2005b, 2012), tomada como matéria e produto da linguagem, enquanto todo tipo identificável de tradição de dizer/escrever, formada via repetição e evocação e que promove, portanto, atualização e tradição ao mesmo tempo; na concepção de escrita heterogeneamente constituída (CORRÊA, 1997), em que os modos falado e escrito de enunciação constituem-se mutuamente; e, por fim, nos mecanismos de junção (RAIBLE, 2001), elementos cuja função é combinar/juntar proposições, a partir do cruzamento dos eixos tático e semântico. Nesse sentido, pretende-se contribuir com proposições voltadas ao ensino da escrita a partir da descrição linguístico-discursiva dos mecanismos de junção, no âmbito da tradição discursiva argumentativa, produzida por sujeitos regularmente matriculados nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, numa perspectiva longitudinal, através, portanto, da comparação analítica do funcionamento desses mecanismos nos textos produzidos pelos mesmos sujeitos, nesses dois momentos, definidos como Coleta 1 – textos do 7º ano – e Coleta 2 – textos do 8º ano. Para isso, parte-se da: (i) descrição e análise dos mecanismos de junção, em textos pertencentes à tradição discursiva argumentativa, no modo escrito de enunciação, com enfoque nas relações semânticas e na interdependência existente entre as porções componentes da oração complexa, na perspectiva de Halliday (1985) e Raible (2001); (ii) busca por evidências da relação entre o uso e funcionamento dos mecanismos de junção com a tradição discursiva argumentação; (iii) busca por evidências da relação entre o comportamento da junção e a heterogeneidade da escrita, mediante traços da relação oral/falado e letrado/escrito. Por fim, são apresentadas (no Anexo 1) as atividades realizadas, numa perspectiva longitudinal, com o objetivo de promover a aquisição da tradição argumentativa, a partir de uma abordagem linguístico-discursiva. A discussão proposta com base nessa comparação aponta que: (a) há proximidade nos resultados relativos à análise dos mecanismos de junção nos âmbitos tático (com predominância das estruturas paratáticas) e semântico (com predominância das relações de adição, causa e contraste); (b) há mescla com as tradições discursivas expositiva, listagem, explicativa, injuntiva e narrativa, no que diz respeito à constituição/aquisição da tradição argumentativa e (c) há mudança de posição dos escreventes, na língua/linguagem, sinalizada por suas imagens da escrita institucionalizada, identificadas na convencionalização dos usos dos mecanismos de junção, como indício da heterogeneidade da escrita. |
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