QUESTIONÁRIO LINGUÍSTICO PARA SURDOS BILÍNGUES (QLSB): UMA PROPOSTA PARA A AVALIAÇÃO DE PERFIS DE BILÍNGUES DO PAR LIBRAS-PORTUGUÊS
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23173 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se o processo de elaboração de um questionário linguístico para surdos bilíngues do par Libras-português (QLSB). O Bilinguismo é um fenômeno complexo, que apresenta inúmeras dimensões (HAMERS; BLANC, 2000; WEI, 2013). Uma dessas dimensões, por exemplo, diz respeito à relação de equilíbrio e dominância entre as línguas do bilíngue. Considerando o Bilinguismo e a dominância como construtos multifacetados, buscou-se elaborar um questionário para avaliar o perfil linguístico de surdos bilíngues. Para a elaboração do questionário, foi feita uma ampla revisão na área para a devida delimitação do construto e operacionalização (BABBIE, 1999) e, em seguida, foram cumpridas as etapas de elaboração cf. Dörnyei (2003). O QLSB, que é um questionário on-line bilíngue, é composto por 31 itens, distribuídos em quatro módulos – história, uso, proficiência e atitudes linguísticas, tal como a proposta de Birdsong et al. (2012). O questionário pode ser usado por pesquisadores da área do Bilinguismo, bem como em outros contextos aplicados. |
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QUESTIONÁRIO LINGUÍSTICO PARA SURDOS BILÍNGUES (QLSB): UMA PROPOSTA PARA A AVALIAÇÃO DE PERFIS DE BILÍNGUES DO PAR LIBRAS-PORTUGUÊSNeste artigo, apresenta-se o processo de elaboração de um questionário linguístico para surdos bilíngues do par Libras-português (QLSB). O Bilinguismo é um fenômeno complexo, que apresenta inúmeras dimensões (HAMERS; BLANC, 2000; WEI, 2013). Uma dessas dimensões, por exemplo, diz respeito à relação de equilíbrio e dominância entre as línguas do bilíngue. Considerando o Bilinguismo e a dominância como construtos multifacetados, buscou-se elaborar um questionário para avaliar o perfil linguístico de surdos bilíngues. Para a elaboração do questionário, foi feita uma ampla revisão na área para a devida delimitação do construto e operacionalização (BABBIE, 1999) e, em seguida, foram cumpridas as etapas de elaboração cf. Dörnyei (2003). O QLSB, que é um questionário on-line bilíngue, é composto por 31 itens, distribuídos em quatro módulos – história, uso, proficiência e atitudes linguísticas, tal como a proposta de Birdsong et al. (2012). O questionário pode ser usado por pesquisadores da área do Bilinguismo, bem como em outros contextos aplicados.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23173Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 12 n. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 68-87Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 12 No. 23 (2018): Revista (Con) Textos Linguísticos; 68-871982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23173/15992Copyright (c) 2019 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Giselli Mara2019-05-06T15:07:28Zoai:periodicos.ufes.br:article/23173Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2019-05-06T15:07:28Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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