PERFIS LINGUÍSTICOS DE SURDOS BILÍNGUES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72282 |
Resumo: | Este estudo visa descrever, de forma exploratória, os perfis linguísticos de surdos usuários da Libras e do português. Para tanto, foram exploradas contribuições oriundas dos estudos do bilinguismo, especialmente a visão de bilinguismo focada no uso, considerando o Princípio da Complementaridade, além de estudos sobre o bilinguismo intermodal. Foram conduzidas entrevistas com 14 surdos com o objetivo de descrever aspectos da história linguística dos participantes e os domínios de uso da Libras e do português. A análise do perfil dos entrevistados aponta para importantes fatores, como o período de ocorrência da surdez, a idade e a forma de contato com a Libras e as possibilidades de desenvolvimento da oralidade. A análise também indicou que a Libras e o português assumem diferentes funções para os surdos, como propõe o Princípio da Complementaridade. Porém, há algumas questões a serem consideradas em relação às possibilidades de uso das modalidades envolvidas. |
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PERFIS LINGUÍSTICOS DE SURDOS BILÍNGUES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOEste estudo visa descrever, de forma exploratória, os perfis linguísticos de surdos usuários da Libras e do português. Para tanto, foram exploradas contribuições oriundas dos estudos do bilinguismo, especialmente a visão de bilinguismo focada no uso, considerando o Princípio da Complementaridade, além de estudos sobre o bilinguismo intermodal. Foram conduzidas entrevistas com 14 surdos com o objetivo de descrever aspectos da história linguística dos participantes e os domínios de uso da Libras e do português. A análise do perfil dos entrevistados aponta para importantes fatores, como o período de ocorrência da surdez, a idade e a forma de contato com a Libras e as possibilidades de desenvolvimento da oralidade. A análise também indicou que a Libras e o português assumem diferentes funções para os surdos, como propõe o Princípio da Complementaridade. Porém, há algumas questões a serem consideradas em relação às possibilidades de uso das modalidades envolvidas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/7228210.22456/2238-8915.72282Organon; v. 32 n. 62 (2017): PLURILINGUISMO NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72282/42121Copyright (c) 2017 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Giselli Mara da2017-07-20T05:28:28Zoai:seer.ufrgs.br:article/72282Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2017-07-20T05:28:28Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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