IMAGENS NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO E A SALA DE AULA:: MEMES COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL/DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Rossana Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fadini, Karina Antônia, Effgen, Zirlene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27557
Resumo: Vivemos na sociedade do espetáculo (DEBORD, [1967] 1997), em que imagens (res)significam subjetividade e coletividade, tornando mais tênue a fronteira entre privado e público ao provocar a espetacularização do sentir. Esse fator provocou um emocionalismo despertado pelo fascínio com as imagens (SODRÉ, 2006), que se expandem e ganham força nas redes sociais. Coadunamos com a visão do Círculo de Bakhtin de que o discurso é a língua nas relações concretas entre os sujeitos nas interações verbais, com fios ideológicos e dialógicos com os quais os discursos interagem. Os memes surgem nesse contexto como um fenômeno discursivo baseado na ironia que fascina interlocutores imersos nas redes sociais (AUTOR 1). Propomos esse gênero para o ensino e aprendizagem de línguas, por concordarmos com Mizan (2014) sobre o letramento visual na mídia em tempos de tecnologia, e percebemo-nos numa era mais visual do que linguística. Assim, propomos uma problematização por meio de uma prática de letramento visual, crítico e digital, a fim de possibilitar que leitores (principalmente, professores e alunos) reflitam as possibilidades discursivas que podem envolver as atividades do cotidiano, rumo à formação de cidadãos efetivamente letrados, para além da alfabetização.
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