PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5230 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com a aplicação do Protocolo Palavras e Gestos dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo (CDI), adotando um a perspectiva interacionista de aquisição de linguagem. Para a composição do corpus, 27 pais de crianças entre 08 e 16 meses de idade, pertencentes à classe socioescolar A ou B, foram entrevistados. Os dados obtidos permitiram chegar às seguintes conclusões: existe uma assimetria entre a quantidade de itens lexicais compreendidos e a quantidade de itens produzidos; no nível da compreensão, o grupo dos “Nomes Comuns” predomina em todas as faixas etárias, seguido do grupo dos “Predicados”; na produção, as categorias “Sons de Coisas e de Animais”, “Pessoas”, “Objetos e Lugares fora da casa” e “Jogos e Rotinas” dominam até o primeiro ano de vida, sendo que, a partir daí, outras categorias semânticas como “Comidas e Bebidas”, “Palavras de Ação”, “Partes do Corpo”, “Animais” e “Utensílios da Casa” começam a aparecer em maior número. Em linhas gerais, as informações oriundas desta coleta corroboram estudos já realizados, em outras línguas, a respeito dessa fase inicial de aquisição, embora os dados obtidos com o protocolo sejam considerados elevados em comparação com os dados de outros estudos longitudinais e de diário. |
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PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVOO presente artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com a aplicação do Protocolo Palavras e Gestos dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo (CDI), adotando um a perspectiva interacionista de aquisição de linguagem. Para a composição do corpus, 27 pais de crianças entre 08 e 16 meses de idade, pertencentes à classe socioescolar A ou B, foram entrevistados. Os dados obtidos permitiram chegar às seguintes conclusões: existe uma assimetria entre a quantidade de itens lexicais compreendidos e a quantidade de itens produzidos; no nível da compreensão, o grupo dos “Nomes Comuns” predomina em todas as faixas etárias, seguido do grupo dos “Predicados”; na produção, as categorias “Sons de Coisas e de Animais”, “Pessoas”, “Objetos e Lugares fora da casa” e “Jogos e Rotinas” dominam até o primeiro ano de vida, sendo que, a partir daí, outras categorias semânticas como “Comidas e Bebidas”, “Palavras de Ação”, “Partes do Corpo”, “Animais” e “Utensílios da Casa” começam a aparecer em maior número. Em linhas gerais, as informações oriundas desta coleta corroboram estudos já realizados, em outras línguas, a respeito dessa fase inicial de aquisição, embora os dados obtidos com o protocolo sejam considerados elevados em comparação com os dados de outros estudos longitudinais e de diário.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5230Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 4 n. 4 (2010): Revista (Con) Textos LinguísticosRevista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 4 No. 4 (2010): Revista (Con) Textos Linguísticos1982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5230/3906Copyright (c) 2010 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Cláudia Tereza Sobrinho2013-06-24T08:46:39Zoai:periodicos.ufes.br:article/5230Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2013-06-24T08:46:39Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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