PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Cláudia Tereza Sobrinho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5230
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com a aplicação do Protocolo Palavras e Gestos dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo (CDI), adotando um a perspectiva interacionista de aquisição de linguagem. Para a composição do corpus, 27 pais de crianças entre 08 e 16 meses de idade, pertencentes à classe socioescolar A ou B, foram entrevistados. Os dados obtidos permitiram chegar às seguintes conclusões: existe uma assimetria entre a quantidade de itens lexicais compreendidos e a quantidade de itens produzidos; no nível da compreensão, o grupo dos “Nomes Comuns” predomina em todas as faixas etárias, seguido do grupo dos “Predicados”; na produção, as categorias “Sons de Coisas e de Animais”, “Pessoas”, “Objetos e Lugares fora da casa” e “Jogos e Rotinas” dominam até o primeiro ano de vida, sendo que, a partir daí, outras categorias semânticas como “Comidas e Bebidas”, “Palavras de Ação”, “Partes do Corpo”, “Animais” e “Utensílios da Casa” começam a aparecer em maior número. Em linhas gerais, as informações oriundas desta coleta corroboram estudos já realizados, em outras línguas, a respeito dessa fase inicial de aquisição, embora os dados obtidos com o protocolo sejam considerados elevados em comparação com os dados de outros estudos longitudinais e de diário.
id UFES-6_ed07393947255a96297feb94c169b124
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/5230
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVOO presente artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com a aplicação do Protocolo Palavras e Gestos dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo (CDI), adotando um a perspectiva interacionista de aquisição de linguagem. Para a composição do corpus, 27 pais de crianças entre 08 e 16 meses de idade, pertencentes à classe socioescolar A ou B, foram entrevistados. Os dados obtidos permitiram chegar às seguintes conclusões: existe uma assimetria entre a quantidade de itens lexicais compreendidos e a quantidade de itens produzidos; no nível da compreensão, o grupo dos “Nomes Comuns” predomina em todas as faixas etárias, seguido do grupo dos “Predicados”; na produção, as categorias “Sons de Coisas e de Animais”, “Pessoas”, “Objetos e Lugares fora da casa” e “Jogos e Rotinas” dominam até o primeiro ano de vida, sendo que, a partir daí, outras categorias semânticas como “Comidas e Bebidas”, “Palavras de Ação”, “Partes do Corpo”, “Animais” e “Utensílios da Casa” começam a aparecer em maior número. Em linhas gerais, as informações oriundas desta coleta corroboram estudos já realizados, em outras línguas, a respeito dessa fase inicial de aquisição, embora os dados obtidos com o protocolo sejam considerados elevados em comparação com os dados de outros estudos longitudinais e de diário.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5230Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 4 n. 4 (2010): Revista (Con) Textos LinguísticosRevista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 4 No. 4 (2010): Revista (Con) Textos Linguísticos1982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5230/3906Copyright (c) 2010 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Cláudia Tereza Sobrinho2013-06-24T08:46:39Zoai:periodicos.ufes.br:article/5230Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2013-06-24T08:46:39Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO
title PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO
spellingShingle PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO
da Silva, Cláudia Tereza Sobrinho
title_short PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO
title_full PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO
title_fullStr PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO
title_full_unstemmed PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO
title_sort PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO A PARTIR DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO
author da Silva, Cláudia Tereza Sobrinho
author_facet da Silva, Cláudia Tereza Sobrinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Cláudia Tereza Sobrinho
description O presente artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com a aplicação do Protocolo Palavras e Gestos dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo (CDI), adotando um a perspectiva interacionista de aquisição de linguagem. Para a composição do corpus, 27 pais de crianças entre 08 e 16 meses de idade, pertencentes à classe socioescolar A ou B, foram entrevistados. Os dados obtidos permitiram chegar às seguintes conclusões: existe uma assimetria entre a quantidade de itens lexicais compreendidos e a quantidade de itens produzidos; no nível da compreensão, o grupo dos “Nomes Comuns” predomina em todas as faixas etárias, seguido do grupo dos “Predicados”; na produção, as categorias “Sons de Coisas e de Animais”, “Pessoas”, “Objetos e Lugares fora da casa” e “Jogos e Rotinas” dominam até o primeiro ano de vida, sendo que, a partir daí, outras categorias semânticas como “Comidas e Bebidas”, “Palavras de Ação”, “Partes do Corpo”, “Animais” e “Utensílios da Casa” começam a aparecer em maior número. Em linhas gerais, as informações oriundas desta coleta corroboram estudos já realizados, em outras línguas, a respeito dessa fase inicial de aquisição, embora os dados obtidos com o protocolo sejam considerados elevados em comparação com os dados de outros estudos longitudinais e de diário.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5230
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/5230/3906
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 4 n. 4 (2010): Revista (Con) Textos Linguísticos
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 4 No. 4 (2010): Revista (Con) Textos Linguísticos
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009428783104