INVESTIMENTOS E COMUNIDADES IMAGINADAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Fábio Sanches
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/7337
Resumo: O interesse por questões relativas à construção identitária surge na literatura internacional e nacional como uma crescente área de investigação, com um número cada vez maior de estudos que optam por uma abordagem pós-estruturalista ao formular o conceito de identidade no contexto de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Nessa perspectiva, o presente texto traz resultados de um estudo qualitativo que teve por objetivo compreender a relação entre os investimentos e as comunidades de prática de uma aluna-professora no seu curso de graduação em Letras Português/Inglês e nas práticas da língua inglesa, e seus impactos na construção da sua identidade. Os dados foram gerados por meio de um questionário aberto, narrativa escrita e entrevista semiestruturada, no ano acadêmico de 2011. Os resultados sugerem que os investimentos realizados pela referida participante nas práticas da língua inglesa reforçaram um profundo senso identitário, permitindo que ela exercitasse sua agência na busca por oportunidades de prática na língua. A participante também demonstrou sua relação com diferentes comunidades de prática, fossem estas reais ou imaginadas, envolvendo tanto participação e não-participação, sugerindo que sua identidade em construção fosse entendida na junção do conflito de interesses entre o desejado e o real.
id UFES-6_ff26669499f95c1379a40bc385a0c3fd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/7337
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling INVESTIMENTOS E COMUNIDADES IMAGINADAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊSO interesse por questões relativas à construção identitária surge na literatura internacional e nacional como uma crescente área de investigação, com um número cada vez maior de estudos que optam por uma abordagem pós-estruturalista ao formular o conceito de identidade no contexto de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Nessa perspectiva, o presente texto traz resultados de um estudo qualitativo que teve por objetivo compreender a relação entre os investimentos e as comunidades de prática de uma aluna-professora no seu curso de graduação em Letras Português/Inglês e nas práticas da língua inglesa, e seus impactos na construção da sua identidade. Os dados foram gerados por meio de um questionário aberto, narrativa escrita e entrevista semiestruturada, no ano acadêmico de 2011. Os resultados sugerem que os investimentos realizados pela referida participante nas práticas da língua inglesa reforçaram um profundo senso identitário, permitindo que ela exercitasse sua agência na busca por oportunidades de prática na língua. A participante também demonstrou sua relação com diferentes comunidades de prática, fossem estas reais ou imaginadas, envolvendo tanto participação e não-participação, sugerindo que sua identidade em construção fosse entendida na junção do conflito de interesses entre o desejado e o real.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/7337Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 8 n. 10 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos; 103-122Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 8 No. 10 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos; 103-1221982-291X2317-3475reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/7337/5802https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/7337/18838Copyright (c) 2014 Revista (Con)textos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Fábio Sanches2014-08-19T14:24:09Zoai:periodicos.ufes.br:article/7337Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2014-08-19T14:24:09Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIMENTOS E COMUNIDADES IMAGINADAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊS
title INVESTIMENTOS E COMUNIDADES IMAGINADAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊS
spellingShingle INVESTIMENTOS E COMUNIDADES IMAGINADAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊS
Silva, João Fábio Sanches
title_short INVESTIMENTOS E COMUNIDADES IMAGINADAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊS
title_full INVESTIMENTOS E COMUNIDADES IMAGINADAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊS
title_fullStr INVESTIMENTOS E COMUNIDADES IMAGINADAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊS
title_full_unstemmed INVESTIMENTOS E COMUNIDADES IMAGINADAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊS
title_sort INVESTIMENTOS E COMUNIDADES IMAGINADAS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE INGLÊS
author Silva, João Fábio Sanches
author_facet Silva, João Fábio Sanches
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Fábio Sanches
description O interesse por questões relativas à construção identitária surge na literatura internacional e nacional como uma crescente área de investigação, com um número cada vez maior de estudos que optam por uma abordagem pós-estruturalista ao formular o conceito de identidade no contexto de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Nessa perspectiva, o presente texto traz resultados de um estudo qualitativo que teve por objetivo compreender a relação entre os investimentos e as comunidades de prática de uma aluna-professora no seu curso de graduação em Letras Português/Inglês e nas práticas da língua inglesa, e seus impactos na construção da sua identidade. Os dados foram gerados por meio de um questionário aberto, narrativa escrita e entrevista semiestruturada, no ano acadêmico de 2011. Os resultados sugerem que os investimentos realizados pela referida participante nas práticas da língua inglesa reforçaram um profundo senso identitário, permitindo que ela exercitasse sua agência na busca por oportunidades de prática na língua. A participante também demonstrou sua relação com diferentes comunidades de prática, fossem estas reais ou imaginadas, envolvendo tanto participação e não-participação, sugerindo que sua identidade em construção fosse entendida na junção do conflito de interesses entre o desejado e o real.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/7337
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/7337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/7337/5802
https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/7337/18838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista (Con)textos Linguísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista (Con)textos Linguísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 8 n. 10 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos; 103-122
Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 8 No. 10 (2014): Revista (Con) Textos Linguísticos; 103-122
1982-291X
2317-3475
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1799699009523154944