Do mercado de livros ao acampamento militar: um estudo da difusão da 'Eneida' no Império a partir dos 'exercitationes scribendi'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Thiago Eustáquio Araújo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Romanitas
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/18984
Resumo: Segundo a tradição biográfica tardo-antiga, Virgílio expressou antes de morrer o desejo de incinerar os livros da Eneida, uma vez que o trabalho da composição estava incompleto. Até a invenção do códice, o principal meio de divulgação da Eneida era muito provavelmente o volumen constituído por folhas de papiro. Tendo em vista as limitações deste tipo de suporte, é provável que os livros do poema circulassem separadamente. A julgar pelo corpus papirológico (31 papiros identificados até o atual estágio da pesquisa), pela epigrafia e pelas menções esporádicas dos autores latinos, o épico virgiliano alcançou uma rápida difusão nos quadros do Império logo nos dois primeiros séculos de sua publicação (séc. I a.C.). Como parte da tipologia da fonte pertinente à proposta de abordagem histórica do épico, debruçamo-nos neste artigo sobre um recorte da arqueologia do texto anterior aos codices antiquores (séculos IV-V). Nossa abordagem considera a problemática do suporte do volumen e a difusão dos poemas virgilianos, tendo em vista sua fruição poética e seu uso escolar a partir de um grupo de papiros categorizados como exercitationes scribendi.
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spelling Do mercado de livros ao acampamento militar: um estudo da difusão da 'Eneida' no Império a partir dos 'exercitationes scribendi'From the Book Market to the Military Camp: a study about the dissemination of the ‘Aeneid’ in the Roman Empire from the point of view of the ‘exercitationes scribendi’EneidaÉpico romanoPapirosPaleografia latina Educação romanaArqueologia do textoAeneidRoman epicPapyriLatin paleographyRoman educationArcheology of textSegundo a tradição biográfica tardo-antiga, Virgílio expressou antes de morrer o desejo de incinerar os livros da Eneida, uma vez que o trabalho da composição estava incompleto. Até a invenção do códice, o principal meio de divulgação da Eneida era muito provavelmente o volumen constituído por folhas de papiro. Tendo em vista as limitações deste tipo de suporte, é provável que os livros do poema circulassem separadamente. A julgar pelo corpus papirológico (31 papiros identificados até o atual estágio da pesquisa), pela epigrafia e pelas menções esporádicas dos autores latinos, o épico virgiliano alcançou uma rápida difusão nos quadros do Império logo nos dois primeiros séculos de sua publicação (séc. I a.C.). Como parte da tipologia da fonte pertinente à proposta de abordagem histórica do épico, debruçamo-nos neste artigo sobre um recorte da arqueologia do texto anterior aos codices antiquores (séculos IV-V). Nossa abordagem considera a problemática do suporte do volumen e a difusão dos poemas virgilianos, tendo em vista sua fruição poética e seu uso escolar a partir de um grupo de papiros categorizados como exercitationes scribendi.According to the late ancient biographical tradition, Virgil expressed, before his death, the desire to incinerate the books of the Aeneid, since the work of composition was incomplete. Until the invention of the codex, the medium of dissemination of the Aeneid was, most likely, the volumen consisting of papyrus leaves. Considering the limitations of this medium, it is likely that the poem’s books circulated separately. Judging by the papyrological corpus (31 papyri identified until the present stage of the research), epigraphy and sporadic mentions by Latin authors, the epic reached a rapid spread within the limits of the Empire as early as the first two centuries of its publication (1st century BC). As part of the typology of the source and historical approach of the epic we are concerned in this article about a specific moment previous to the codices antiquores (4th-5th Century). Our approach concerns the problem of volumen support, as well as the diffusion of the Virgilian poems, in view of their poetic fruition and their school use from a group of papyri categorized as Exercitationes scribendi.Portal de Periódicos da Ufes2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/1898410.17648/rom.v0i10.18984Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; N. 10 (2017): julho-dezembro; 200-219Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; n. 10 (2017): julho-dezembro; 200-219Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No. 10 (2017): julho-dezembro; 200-219Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; Núm. 10 (2017): julho-dezembro; 200-219Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No 10 (2017): julho-dezembro; 200-2192318-930410.17648/rom.v0i10reponame:Romanitasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/18984/12902Copyright (c) 2018 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Thiago Eustáquio Araújo2023-08-14T20:29:53Zoai:periodicos.ufes.br:article/18984Revistahttps://periodicos.ufes.br/romanitasPUBhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/oaigil-ventura@uol.com.br || es.leir@gmail.com2318-93042318-9304opendoar:2023-08-14T20:29:53Romanitas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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