Reforma política e representação parlamentar feminina: possibilidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez, Beatriz Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Almanaque de Ciência Política
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/almanaque/article/view/15712
Resumo: Que reformas do sistema político brasileiro contribuiriam para a correção da sub-representação parlamentar das mulheres? Este trabalho parte do diagnóstico de que as teorias da representação pouco dialogam com os teóricos que pensam as reformas da democracia. Em um contexto no qual o debate sobre a reforma do sistema político brasileiro está no centro da agenda política e acadêmica do país, a aproximação entre essas duas vertentes, a partir de uma perspectiva feminista, podem trazer contribuições fundamentais para a análise das barreiras institucionais, materiais e culturais que dificultam a representação igualitária das mulheres. Os problemas da representação, como, por exemplo, os limites estruturais do mecanismo eleitoral e a reprodução das desigualdades, são inerentes às democracias modernas. No entanto, eles podem ser minimizados por meio de reformas que visem à inclusão dos grupos marginalizados da população nas instâncias legislativas como forma de tornar a democracia brasileira mais responsiva. O objetivo deste trabalho é diagnosticar os obstáculos atualmente existentes para a incorporação das mulheres no Legislativo e apresentar propostas de reformas institucionais do sistema político que possam contribuir para a correção da sub-representação parlamentar feminina.
id UFES-8_567c411d04782f67e055f0b72172b520
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/15712
network_acronym_str UFES-8
network_name_str Almanaque de Ciência Política
repository_id_str
spelling Reforma política e representação parlamentar feminina: possibilidades e limitesQue reformas do sistema político brasileiro contribuiriam para a correção da sub-representação parlamentar das mulheres? Este trabalho parte do diagnóstico de que as teorias da representação pouco dialogam com os teóricos que pensam as reformas da democracia. Em um contexto no qual o debate sobre a reforma do sistema político brasileiro está no centro da agenda política e acadêmica do país, a aproximação entre essas duas vertentes, a partir de uma perspectiva feminista, podem trazer contribuições fundamentais para a análise das barreiras institucionais, materiais e culturais que dificultam a representação igualitária das mulheres. Os problemas da representação, como, por exemplo, os limites estruturais do mecanismo eleitoral e a reprodução das desigualdades, são inerentes às democracias modernas. No entanto, eles podem ser minimizados por meio de reformas que visem à inclusão dos grupos marginalizados da população nas instâncias legislativas como forma de tornar a democracia brasileira mais responsiva. O objetivo deste trabalho é diagnosticar os obstáculos atualmente existentes para a incorporação das mulheres no Legislativo e apresentar propostas de reformas institucionais do sistema político que possam contribuir para a correção da sub-representação parlamentar feminina.Universidade Federal do Espírito Santo2017-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/almanaque/article/view/1571210.25193/issn2526-8066.v1.n1.a01Almanaque de Ciência Política; v. 1 n. 1 (2017): Almanaque v. 1. n. 1; 03-142526-806610.25193/issn2526-8066.v1.n1reponame:Almanaque de Ciência Políticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/almanaque/article/view/15712/11523Copyright (c) 2017 Almanaque de Ciência Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchez, Beatriz Rodrigues2019-05-03T15:50:35Zoai:periodicos.ufes.br:article/15712Revistahttps://periodicos.ufes.br/almanaque/PUBhttps://periodicos.ufes.br/almanaque/oaipauloaraujomagalhaes@gmail.com2526-80662526-8066opendoar:2019-05-03T15:50:35Almanaque de Ciência Política - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Reforma política e representação parlamentar feminina: possibilidades e limites
title Reforma política e representação parlamentar feminina: possibilidades e limites
spellingShingle Reforma política e representação parlamentar feminina: possibilidades e limites
Sanchez, Beatriz Rodrigues
title_short Reforma política e representação parlamentar feminina: possibilidades e limites
title_full Reforma política e representação parlamentar feminina: possibilidades e limites
title_fullStr Reforma política e representação parlamentar feminina: possibilidades e limites
title_full_unstemmed Reforma política e representação parlamentar feminina: possibilidades e limites
title_sort Reforma política e representação parlamentar feminina: possibilidades e limites
author Sanchez, Beatriz Rodrigues
author_facet Sanchez, Beatriz Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchez, Beatriz Rodrigues
description Que reformas do sistema político brasileiro contribuiriam para a correção da sub-representação parlamentar das mulheres? Este trabalho parte do diagnóstico de que as teorias da representação pouco dialogam com os teóricos que pensam as reformas da democracia. Em um contexto no qual o debate sobre a reforma do sistema político brasileiro está no centro da agenda política e acadêmica do país, a aproximação entre essas duas vertentes, a partir de uma perspectiva feminista, podem trazer contribuições fundamentais para a análise das barreiras institucionais, materiais e culturais que dificultam a representação igualitária das mulheres. Os problemas da representação, como, por exemplo, os limites estruturais do mecanismo eleitoral e a reprodução das desigualdades, são inerentes às democracias modernas. No entanto, eles podem ser minimizados por meio de reformas que visem à inclusão dos grupos marginalizados da população nas instâncias legislativas como forma de tornar a democracia brasileira mais responsiva. O objetivo deste trabalho é diagnosticar os obstáculos atualmente existentes para a incorporação das mulheres no Legislativo e apresentar propostas de reformas institucionais do sistema político que possam contribuir para a correção da sub-representação parlamentar feminina.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/almanaque/article/view/15712
10.25193/issn2526-8066.v1.n1.a01
url https://periodicos.ufes.br/almanaque/article/view/15712
identifier_str_mv 10.25193/issn2526-8066.v1.n1.a01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/almanaque/article/view/15712/11523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Almanaque de Ciência Política
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Almanaque de Ciência Política
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Almanaque de Ciência Política; v. 1 n. 1 (2017): Almanaque v. 1. n. 1; 03-14
2526-8066
10.25193/issn2526-8066.v1.n1
reponame:Almanaque de Ciência Política
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Almanaque de Ciência Política
collection Almanaque de Ciência Política
repository.name.fl_str_mv Almanaque de Ciência Política - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv pauloaraujomagalhaes@gmail.com
_version_ 1798045970973327360