Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Ana Paula Simonaci
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Orrico, Evelyn Goyannes Dill, Silva, Eliezer Pires da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36816
Resumo: A pesquisa problematizou a forma como o canal do YouTube, Nerdologia, expressa discurso de divulgação científica ao mesmo tempo em que constrói uma memória sobre ela. A contribuição deste trabalho para a memória social reside na compreensão do fenômeno da divulgação científica, por um viés que enfatiza o alcance do conhecimento científico junto à sociedade leiga, para além de sua circulação usualmente restrita à comunidade acadêmica. A abordagem teórico-metodológica assumida neste trabalho é interdisciplinar, articulando autores e acionando categorias conceituais de diferentes áreas. A metodologia é analítica, de cunho social, apoiada, fundamentalmente, na revisão de literatura sobre as temáticas envolvidas e uma abordagem empírica para identificar, em vídeos veiculados pelo canal, a presença de categorias indicativas de procedimento inovador, mas em constante diálogo com formas anteriores de divulgação da ciência. Concluímos que a participação da cultura nerd contribui para a renovação e ampliação da divulgação do saber científico na era contemporânea. Palavras-chave: memória Social; divulgação científica; mídias contemporâneas; YouTube.   Abstract The research analyzes how the YouTube channel, Nerdologia, is an expression of scientific dissemination at the same time that it builds a memory of it. The contribution of this work to the field of social memory lies on understanding the phenomenon of scientific dissemination, with an emphasize of the reach of scientific knowledge to the lay society, in addition to its circulation, which is usually restricted to academic community. This work proposes an interdisciplinary theoretical and methodological approach, articulating authors and triggering conceptual categories from different areas. The analytical methodology is based, fundamentally, on the literature review on the themes involved and an empirical approach in order to identify, in videos broadcasted by the channel, the presence of categories which could indicate an innovative procedure but still in constant dialogue with previous forms of dissemination of science. The article concludes suggesting that nerd culture in these activities contributes to the renewal and expansion on disseminating scientific knowledge in the contemporary era. Keywords: social memory; scientific divulgation; contemporary media; YouTube.   Resumen La investigación cuestionó cómo el canal de YouTube “Nerdologia” expresa un discurso de divulgación científica mientras que, al mismo tiempo, construye una memoria sobre ella. La contribución de este trabajo a la memoria social radica en comprender el fenómeno de la difusión científica, desde una mirada que enfatiza el alcance del conocimiento científico en grupos sociales sin instrucción en el área, yendo más allá de la circulación habitualmente restringida a la comunidad académica. El enfoque teórico-metodológico adoptado en este trabajo es interdisciplinario, articulando autores y valiéndose de categorías conceptuales de diferentes áreas. La metodología es analítica, basada, fundamentalmente, en la revisión de la literatura sobre los temas abordados y en un enfoque empírico para identificar, en los vídeos difundidos por el canal, la presencia de categorías que expresen un procedimiento innovador, pero en constante diálogo con formas tradicionales de difusión de la ciencia. Concluimos que la participación de la cultura nerd contribuye a la renovación y expansión de la difusión del conocimiento científico en la era contemporánea. Palabras clave: memoria social; divulgación científica; medios de comunicación contemporáneos; YouTube.
id UFES-9_0b1951760b2ecceb6fe238f6eecd8818
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/36816
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no YoutubeA pesquisa problematizou a forma como o canal do YouTube, Nerdologia, expressa discurso de divulgação científica ao mesmo tempo em que constrói uma memória sobre ela. A contribuição deste trabalho para a memória social reside na compreensão do fenômeno da divulgação científica, por um viés que enfatiza o alcance do conhecimento científico junto à sociedade leiga, para além de sua circulação usualmente restrita à comunidade acadêmica. A abordagem teórico-metodológica assumida neste trabalho é interdisciplinar, articulando autores e acionando categorias conceituais de diferentes áreas. A metodologia é analítica, de cunho social, apoiada, fundamentalmente, na revisão de literatura sobre as temáticas envolvidas e uma abordagem empírica para identificar, em vídeos veiculados pelo canal, a presença de categorias indicativas de procedimento inovador, mas em constante diálogo com formas anteriores de divulgação da ciência. Concluímos que a participação da cultura nerd contribui para a renovação e ampliação da divulgação do saber científico na era contemporânea. Palavras-chave: memória Social; divulgação científica; mídias contemporâneas; YouTube.   Abstract The research analyzes how the YouTube channel, Nerdologia, is an expression of scientific dissemination at the same time that it builds a memory of it. The contribution of this work to the field of social memory lies on understanding the phenomenon of scientific dissemination, with an emphasize of the reach of scientific knowledge to the lay society, in addition to its circulation, which is usually restricted to academic community. This work proposes an interdisciplinary theoretical and methodological approach, articulating authors and triggering conceptual categories from different areas. The analytical methodology is based, fundamentally, on the literature review on the themes involved and an empirical approach in order to identify, in videos broadcasted by the channel, the presence of categories which could indicate an innovative procedure but still in constant dialogue with previous forms of dissemination of science. The article concludes suggesting that nerd culture in these activities contributes to the renewal and expansion on disseminating scientific knowledge in the contemporary era. Keywords: social memory; scientific divulgation; contemporary media; YouTube.   Resumen La investigación cuestionó cómo el canal de YouTube “Nerdologia” expresa un discurso de divulgación científica mientras que, al mismo tiempo, construye una memoria sobre ella. La contribución de este trabajo a la memoria social radica en comprender el fenómeno de la difusión científica, desde una mirada que enfatiza el alcance del conocimiento científico en grupos sociales sin instrucción en el área, yendo más allá de la circulación habitualmente restringida a la comunidad académica. El enfoque teórico-metodológico adoptado en este trabajo es interdisciplinario, articulando autores y valiéndose de categorías conceptuales de diferentes áreas. La metodología es analítica, basada, fundamentalmente, en la revisión de la literatura sobre los temas abordados y en un enfoque empírico para identificar, en los vídeos difundidos por el canal, la presencia de categorías que expresen un procedimiento innovador, pero en constante diálogo con formas tradicionales de difusión de la ciencia. Concluimos que la participación de la cultura nerd contribuye a la renovación y expansión de la difusión del conocimiento científico en la era contemporánea. Palabras clave: memoria social; divulgación científica; medios de comunicación contemporáneos; YouTube.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2021-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/3681610.47456/simbitica.v8i3.36816Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 8 n. 3 (2021): Edição Especial Covid-19; 135-1482316-162010.47456/simbitica.v8i3reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36816/24088Copyright (c) 2021 Ana Paula Simonaci Valentim, Evelyn Goyannes Dill Orrico, Eliezer Pires da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValentim, Ana Paula SimonaciOrrico, Evelyn Goyannes DillSilva, Eliezer Pires da2021-10-04T20:34:33Zoai:periodicos.ufes.br:article/36816Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-10-04T20:34:33Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube
title Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube
spellingShingle Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube
Valentim, Ana Paula Simonaci
title_short Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube
title_full Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube
title_fullStr Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube
title_full_unstemmed Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube
title_sort Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube
author Valentim, Ana Paula Simonaci
author_facet Valentim, Ana Paula Simonaci
Orrico, Evelyn Goyannes Dill
Silva, Eliezer Pires da
author_role author
author2 Orrico, Evelyn Goyannes Dill
Silva, Eliezer Pires da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Ana Paula Simonaci
Orrico, Evelyn Goyannes Dill
Silva, Eliezer Pires da
description A pesquisa problematizou a forma como o canal do YouTube, Nerdologia, expressa discurso de divulgação científica ao mesmo tempo em que constrói uma memória sobre ela. A contribuição deste trabalho para a memória social reside na compreensão do fenômeno da divulgação científica, por um viés que enfatiza o alcance do conhecimento científico junto à sociedade leiga, para além de sua circulação usualmente restrita à comunidade acadêmica. A abordagem teórico-metodológica assumida neste trabalho é interdisciplinar, articulando autores e acionando categorias conceituais de diferentes áreas. A metodologia é analítica, de cunho social, apoiada, fundamentalmente, na revisão de literatura sobre as temáticas envolvidas e uma abordagem empírica para identificar, em vídeos veiculados pelo canal, a presença de categorias indicativas de procedimento inovador, mas em constante diálogo com formas anteriores de divulgação da ciência. Concluímos que a participação da cultura nerd contribui para a renovação e ampliação da divulgação do saber científico na era contemporânea. Palavras-chave: memória Social; divulgação científica; mídias contemporâneas; YouTube.   Abstract The research analyzes how the YouTube channel, Nerdologia, is an expression of scientific dissemination at the same time that it builds a memory of it. The contribution of this work to the field of social memory lies on understanding the phenomenon of scientific dissemination, with an emphasize of the reach of scientific knowledge to the lay society, in addition to its circulation, which is usually restricted to academic community. This work proposes an interdisciplinary theoretical and methodological approach, articulating authors and triggering conceptual categories from different areas. The analytical methodology is based, fundamentally, on the literature review on the themes involved and an empirical approach in order to identify, in videos broadcasted by the channel, the presence of categories which could indicate an innovative procedure but still in constant dialogue with previous forms of dissemination of science. The article concludes suggesting that nerd culture in these activities contributes to the renewal and expansion on disseminating scientific knowledge in the contemporary era. Keywords: social memory; scientific divulgation; contemporary media; YouTube.   Resumen La investigación cuestionó cómo el canal de YouTube “Nerdologia” expresa un discurso de divulgación científica mientras que, al mismo tiempo, construye una memoria sobre ella. La contribución de este trabajo a la memoria social radica en comprender el fenómeno de la difusión científica, desde una mirada que enfatiza el alcance del conocimiento científico en grupos sociales sin instrucción en el área, yendo más allá de la circulación habitualmente restringida a la comunidad académica. El enfoque teórico-metodológico adoptado en este trabajo es interdisciplinario, articulando autores y valiéndose de categorías conceptuales de diferentes áreas. La metodología es analítica, basada, fundamentalmente, en la revisión de la literatura sobre los temas abordados y en un enfoque empírico para identificar, en los vídeos difundidos por el canal, la presencia de categorías que expresen un procedimiento innovador, pero en constante diálogo con formas tradicionales de difusión de la ciencia. Concluimos que la participación de la cultura nerd contribuye a la renovación y expansión de la difusión del conocimiento científico en la era contemporánea. Palabras clave: memoria social; divulgación científica; medios de comunicación contemporáneos; YouTube.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36816
10.47456/simbitica.v8i3.36816
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36816
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v8i3.36816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/36816/24088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ana Paula Simonaci Valentim, Evelyn Goyannes Dill Orrico, Eliezer Pires da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ana Paula Simonaci Valentim, Evelyn Goyannes Dill Orrico, Eliezer Pires da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 8 n. 3 (2021): Edição Especial Covid-19; 135-148
2316-1620
10.47456/simbitica.v8i3
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1797221592288198656