Educação, currículo escolar e protagonismo juvenil: os desafios da educação na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carmen Lúcia M. Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bueno, Márcia Rachel C. de Campos, Machado, Rosely Maria A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20499
Resumo: Resumo: Este artigo se insere no debate sobre educação e política, abordando a relação entre educação, currículo escolar e violência simbólica na perspectiva de adolescentes entre 12 e 17 anos que cumprem medidas socioeducativas no CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) de Vitória, Brasil. Através de nossas análises, percebemos que a educação apresenta desafios, contradições e tensões decorrentes principalmente da organização da sociedade contemporânea, que acaba por reforçar a exclusão desses alunos. Além disso, apontamos a discrepância entre a regulamentação dessas medidas e o cotidiano escolar bem como a falta de protagonismo dos sujeitos envolvidos no cumprimento dessas medidas como alguns obstáculos do processo de inclusão desses adolescentes.Palavras-chave: Educação; Currículo Escolar; Protagonismo Juvenil e Violência. Resumen: Este artículo se inserta en el debate sobre educación y política, con un enfoque en la relación entre educación, plan de estudios y violencia simbólica en la perspectiva del adolescente entre 12 y 17 años que cumple una “medida socioeducativa” en el CREAS (Centro de Referência Especializado de la Asistencia Social) de Vitória, Brasil. Mediante nuestros análisis percibimos que la educación presenta desafíos, contradicciones y tensiones derivadas principalmente de la organización de la sociedad contemporánea, que refuerza la exclusión. Además, señalamos la discrepancia entre la regulación de la medida, y el cotidiano escolar, así como la falta de protagonismo de los sujetos involucrados en el cumplimiento de las medidas como algunos obstáculos del proceso de inclusión de estos adolescentes.Palabras clave: Educación; Plan de Estudios; Protagonismo Juvenil y Violencia. Abstract: The theme of this article is inserted in the debate on education and politics in a way that relates education, curriculum and symbolic violence in the perspective of adolescents at the age range of 12 to 17 years who are under socio-educational measures in the CREAS (Specialized Center of Reference in Social Work) of Vitoria, Brazil. Throughout some analysis we realized that education presents challenges, contradictions and tensions mainly due to the organization of contemporary society, which reinforces exclusion. In addition, we identified the discrepancy between the regulation of these measures and the school routine, and the lack of leadership of the individuals complying with the measures as some of the obstacles these adolescents face in the social inclusion process.Keywords: Education; School Curriculum; Youth Participation and Violence.
id UFES-9_7cb8b6f45d226632c7c857b55147ebf7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/20499
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Educação, currículo escolar e protagonismo juvenil: os desafios da educação na contemporaneidadeResumo: Este artigo se insere no debate sobre educação e política, abordando a relação entre educação, currículo escolar e violência simbólica na perspectiva de adolescentes entre 12 e 17 anos que cumprem medidas socioeducativas no CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) de Vitória, Brasil. Através de nossas análises, percebemos que a educação apresenta desafios, contradições e tensões decorrentes principalmente da organização da sociedade contemporânea, que acaba por reforçar a exclusão desses alunos. Além disso, apontamos a discrepância entre a regulamentação dessas medidas e o cotidiano escolar bem como a falta de protagonismo dos sujeitos envolvidos no cumprimento dessas medidas como alguns obstáculos do processo de inclusão desses adolescentes.Palavras-chave: Educação; Currículo Escolar; Protagonismo Juvenil e Violência. Resumen: Este artículo se inserta en el debate sobre educación y política, con un enfoque en la relación entre educación, plan de estudios y violencia simbólica en la perspectiva del adolescente entre 12 y 17 años que cumple una “medida socioeducativa” en el CREAS (Centro de Referência Especializado de la Asistencia Social) de Vitória, Brasil. Mediante nuestros análisis percibimos que la educación presenta desafíos, contradicciones y tensiones derivadas principalmente de la organización de la sociedad contemporánea, que refuerza la exclusión. Además, señalamos la discrepancia entre la regulación de la medida, y el cotidiano escolar, así como la falta de protagonismo de los sujetos involucrados en el cumplimiento de las medidas como algunos obstáculos del proceso de inclusión de estos adolescentes.Palabras clave: Educación; Plan de Estudios; Protagonismo Juvenil y Violencia. Abstract: The theme of this article is inserted in the debate on education and politics in a way that relates education, curriculum and symbolic violence in the perspective of adolescents at the age range of 12 to 17 years who are under socio-educational measures in the CREAS (Specialized Center of Reference in Social Work) of Vitoria, Brazil. Throughout some analysis we realized that education presents challenges, contradictions and tensions mainly due to the organization of contemporary society, which reinforces exclusion. In addition, we identified the discrepancy between the regulation of these measures and the school routine, and the lack of leadership of the individuals complying with the measures as some of the obstacles these adolescents face in the social inclusion process.Keywords: Education; School Curriculum; Youth Participation and Violence.Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/2049910.47456/simbitica.v5i1.20499Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 5 n. 1 (2018); 63-742316-162010.47456/simbitica.v5i1reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20499/13751Copyright (c) 2020 Carmen Lúcia M. Alves Lopes, Márcia Rachel C. de Campos Bueno, Rosely Maria A. Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Carmen Lúcia M. AlvesBueno, Márcia Rachel C. de CamposMachado, Rosely Maria A.2021-04-20T15:41:01Zoai:periodicos.ufes.br:article/20499Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:41:01Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, currículo escolar e protagonismo juvenil: os desafios da educação na contemporaneidade
title Educação, currículo escolar e protagonismo juvenil: os desafios da educação na contemporaneidade
spellingShingle Educação, currículo escolar e protagonismo juvenil: os desafios da educação na contemporaneidade
Lopes, Carmen Lúcia M. Alves
title_short Educação, currículo escolar e protagonismo juvenil: os desafios da educação na contemporaneidade
title_full Educação, currículo escolar e protagonismo juvenil: os desafios da educação na contemporaneidade
title_fullStr Educação, currículo escolar e protagonismo juvenil: os desafios da educação na contemporaneidade
title_full_unstemmed Educação, currículo escolar e protagonismo juvenil: os desafios da educação na contemporaneidade
title_sort Educação, currículo escolar e protagonismo juvenil: os desafios da educação na contemporaneidade
author Lopes, Carmen Lúcia M. Alves
author_facet Lopes, Carmen Lúcia M. Alves
Bueno, Márcia Rachel C. de Campos
Machado, Rosely Maria A.
author_role author
author2 Bueno, Márcia Rachel C. de Campos
Machado, Rosely Maria A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carmen Lúcia M. Alves
Bueno, Márcia Rachel C. de Campos
Machado, Rosely Maria A.
description Resumo: Este artigo se insere no debate sobre educação e política, abordando a relação entre educação, currículo escolar e violência simbólica na perspectiva de adolescentes entre 12 e 17 anos que cumprem medidas socioeducativas no CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) de Vitória, Brasil. Através de nossas análises, percebemos que a educação apresenta desafios, contradições e tensões decorrentes principalmente da organização da sociedade contemporânea, que acaba por reforçar a exclusão desses alunos. Além disso, apontamos a discrepância entre a regulamentação dessas medidas e o cotidiano escolar bem como a falta de protagonismo dos sujeitos envolvidos no cumprimento dessas medidas como alguns obstáculos do processo de inclusão desses adolescentes.Palavras-chave: Educação; Currículo Escolar; Protagonismo Juvenil e Violência. Resumen: Este artículo se inserta en el debate sobre educación y política, con un enfoque en la relación entre educación, plan de estudios y violencia simbólica en la perspectiva del adolescente entre 12 y 17 años que cumple una “medida socioeducativa” en el CREAS (Centro de Referência Especializado de la Asistencia Social) de Vitória, Brasil. Mediante nuestros análisis percibimos que la educación presenta desafíos, contradicciones y tensiones derivadas principalmente de la organización de la sociedad contemporánea, que refuerza la exclusión. Además, señalamos la discrepancia entre la regulación de la medida, y el cotidiano escolar, así como la falta de protagonismo de los sujetos involucrados en el cumplimiento de las medidas como algunos obstáculos del proceso de inclusión de estos adolescentes.Palabras clave: Educación; Plan de Estudios; Protagonismo Juvenil y Violencia. Abstract: The theme of this article is inserted in the debate on education and politics in a way that relates education, curriculum and symbolic violence in the perspective of adolescents at the age range of 12 to 17 years who are under socio-educational measures in the CREAS (Specialized Center of Reference in Social Work) of Vitoria, Brazil. Throughout some analysis we realized that education presents challenges, contradictions and tensions mainly due to the organization of contemporary society, which reinforces exclusion. In addition, we identified the discrepancy between the regulation of these measures and the school routine, and the lack of leadership of the individuals complying with the measures as some of the obstacles these adolescents face in the social inclusion process.Keywords: Education; School Curriculum; Youth Participation and Violence.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20499
10.47456/simbitica.v5i1.20499
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20499
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v5i1.20499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20499/13751
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; v. 5 n. 1 (2018); 63-74
2316-1620
10.47456/simbitica.v5i1
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1797221591457726464