O problema da perspectiva na cultura visual do Quattrocento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erra, Felipe Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/19459
Resumo: Resumo: O Renascimento ocupa lugar privilegiado na compreensão da formação do mundo moderno; menos do que um conceito fechado, o termo se constitui em espécie de topos aberto à polêmica. Nesse ensaio, ao invés da tentativa de “generalizar” uma definição de “Renascimento” que congregue elementos centrais do período, concentraremos o olhar em apenas um objeto histórico: uma tela a óleo produzida por Antonello da Messina (c.1430 – c.1479). Pela comparação direta com outras imagens, que nos permitirá percorrer alguns itinerários da prática da representação visual do período, tentaremos levantar alguns problemas relativos à História cultural vivenciados pelas sociedades italianas durante o século XV.Palavras-chave: renascimento; história das ideias; Quattrocento; Antonello da Messina. Resumen: El Renacimiento ocupa lugar privilegiado en la comprensión de la formación del mundo moderno; menos de un concepto cerrado, el término es cerca de convertirse en un topos abierto a controversia. El ensayo siguiente, en lugar de generalizar una definición de “Renacimiento”, centrará la vista en sólo uno objeto histórico: una pantalla de Antonello da Messina (c.1430 – c.1479). Por comparación directa con otras imágenes, que nos permitirá seguir unos itinerarios de desarrollo de la representación visual del período, trataremos de plantear algunos problemas relacionados con la historia de las ideas que experimentaron las sociedades italianas durante el siglo XV.    Palabras clave: renacimiento; historia de las Ideas; Quattrocento; Antonello da Messina. Abstract: The Renaissance occupies a privileged place in the understanding of the formation of the modern world; less than a closed concept, the term has the character of a “topos” open to controversy. The essay, instead of trying to generalize "Renaissance", will focus in just a historic object: a oil screen produced by Antonello da Messina (c.1430 – c.1479). By direct comparison with other images, that will allow us to retrace a few itineraries of the development of the visual representation of the period, we will try to discuss some problems relating to the cultural history that the Italian societies experienced during the 15th century.Keywords: renaissance; cultural history; Quattrocento; Antonello da Messina.     
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