Vida moderna: sensações, espetáculo, mercado, cultura e violências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Márcia Barros Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Simbiótica
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/6410
Resumo: O artigo propõe conexões entre economia, vida material, imagens e as formas de organização do olhar e seus efeitos em curso na modernidade radicalizada presente na sociedade atual. Particularmente, apresentamos reflexões acerca dos processos alienantes de exclusão social e violências inscritas nas novas formas de subjetivação em curso. Nosso propósito é discutir e analisar as premissas e estratégicas para a formulação de políticas públicas e sociais de inclusão, no universo das sensações, do mercado, do espetáculo e do consumo que caracterizam a vida moderna, sobretudo no que diz respeito à juventude. Palavras-chave: cultura; mercado; subjetividade; juventude e violência. Abstract: this paper proposes connections between economy, material life, images and organization of perception and their effects in nowadays modern societies. Particularly, we introduce reflections about alienating processes of social exclusion and violence entered in the new forms of subjectivity in progress. Our propose is to discuss and to analyze premises and strategies to the formulation of public and social policies of inclusion, in the universe of sensations, spectacle, market and consumption that characterizes the modern life, specially regarded to youth generation. Keywords: culture; market; subjectivity; violence.  Resumen: El artículo propone conexiones entre la economía, la vida material, las imágenes y la organización de percepciones y sus efectos en curso sobre la modernidad radical de nuestra sociedad actual. En particular presentamos reflexiones sobre los procesos alienantes de la exclusión social y la violencia introducidos en las nuevas formas de subjetividad. Nuestro propósito es el de discutir y analizar los supuestos y estrategias para la formulación de políticas públicas y sociais de inclusión, en el universo de sensaciones, mercado, espectáculo y consumo que caracterizan la vida moderna, especialmente en lo referente a la juventud. Palabras-clave: cultura; mercado; subjetividade; youth and violence.   
id UFES-9_ca6e22143817ce38a28e800b0c415949
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/6410
network_acronym_str UFES-9
network_name_str Simbiótica
repository_id_str
spelling Vida moderna: sensações, espetáculo, mercado, cultura e violênciasO artigo propõe conexões entre economia, vida material, imagens e as formas de organização do olhar e seus efeitos em curso na modernidade radicalizada presente na sociedade atual. Particularmente, apresentamos reflexões acerca dos processos alienantes de exclusão social e violências inscritas nas novas formas de subjetivação em curso. Nosso propósito é discutir e analisar as premissas e estratégicas para a formulação de políticas públicas e sociais de inclusão, no universo das sensações, do mercado, do espetáculo e do consumo que caracterizam a vida moderna, sobretudo no que diz respeito à juventude. Palavras-chave: cultura; mercado; subjetividade; juventude e violência. Abstract: this paper proposes connections between economy, material life, images and organization of perception and their effects in nowadays modern societies. Particularly, we introduce reflections about alienating processes of social exclusion and violence entered in the new forms of subjectivity in progress. Our propose is to discuss and to analyze premises and strategies to the formulation of public and social policies of inclusion, in the universe of sensations, spectacle, market and consumption that characterizes the modern life, specially regarded to youth generation. Keywords: culture; market; subjectivity; violence.  Resumen: El artículo propone conexiones entre la economía, la vida material, las imágenes y la organización de percepciones y sus efectos en curso sobre la modernidad radical de nuestra sociedad actual. En particular presentamos reflexiones sobre los procesos alienantes de la exclusión social y la violencia introducidos en las nuevas formas de subjetividad. Nuestro propósito es el de discutir y analizar los supuestos y estrategias para la formulación de políticas públicas y sociais de inclusión, en el universo de sensaciones, mercado, espectáculo y consumo que caracterizan la vida moderna, especialmente en lo referente a la juventud. Palabras-clave: cultura; mercado; subjetividade; youth and violence.   Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/641010.47456/simbitica.v1i5.6410Simbiótica. Revista Eletrônica; n. 5 (2013)2316-162010.47456/simbitica.v1i5reponame:Simbióticainstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/6410/4701Copyright (c) 2020 Márcia Barros Ferreira Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Márcia Barros Ferreira2021-04-20T15:47:29Zoai:periodicos.ufes.br:article/6410Revistahttps://periodicos.ufes.br/index.php/simbiotica/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/simbiotica/oairevistasimbiotica@gmail.com||2316-16202316-1620opendoar:2021-04-20T15:47:29Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Vida moderna: sensações, espetáculo, mercado, cultura e violências
title Vida moderna: sensações, espetáculo, mercado, cultura e violências
spellingShingle Vida moderna: sensações, espetáculo, mercado, cultura e violências
Rodrigues, Márcia Barros Ferreira
title_short Vida moderna: sensações, espetáculo, mercado, cultura e violências
title_full Vida moderna: sensações, espetáculo, mercado, cultura e violências
title_fullStr Vida moderna: sensações, espetáculo, mercado, cultura e violências
title_full_unstemmed Vida moderna: sensações, espetáculo, mercado, cultura e violências
title_sort Vida moderna: sensações, espetáculo, mercado, cultura e violências
author Rodrigues, Márcia Barros Ferreira
author_facet Rodrigues, Márcia Barros Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Márcia Barros Ferreira
description O artigo propõe conexões entre economia, vida material, imagens e as formas de organização do olhar e seus efeitos em curso na modernidade radicalizada presente na sociedade atual. Particularmente, apresentamos reflexões acerca dos processos alienantes de exclusão social e violências inscritas nas novas formas de subjetivação em curso. Nosso propósito é discutir e analisar as premissas e estratégicas para a formulação de políticas públicas e sociais de inclusão, no universo das sensações, do mercado, do espetáculo e do consumo que caracterizam a vida moderna, sobretudo no que diz respeito à juventude. Palavras-chave: cultura; mercado; subjetividade; juventude e violência. Abstract: this paper proposes connections between economy, material life, images and organization of perception and their effects in nowadays modern societies. Particularly, we introduce reflections about alienating processes of social exclusion and violence entered in the new forms of subjectivity in progress. Our propose is to discuss and to analyze premises and strategies to the formulation of public and social policies of inclusion, in the universe of sensations, spectacle, market and consumption that characterizes the modern life, specially regarded to youth generation. Keywords: culture; market; subjectivity; violence.  Resumen: El artículo propone conexiones entre la economía, la vida material, las imágenes y la organización de percepciones y sus efectos en curso sobre la modernidad radical de nuestra sociedad actual. En particular presentamos reflexiones sobre los procesos alienantes de la exclusión social y la violencia introducidos en las nuevas formas de subjetividad. Nuestro propósito es el de discutir y analizar los supuestos y estrategias para la formulación de políticas públicas y sociais de inclusión, en el universo de sensaciones, mercado, espectáculo y consumo que caracterizan la vida moderna, especialmente en lo referente a la juventud. Palabras-clave: cultura; mercado; subjetividade; youth and violence.   
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/6410
10.47456/simbitica.v1i5.6410
url https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/6410
identifier_str_mv 10.47456/simbitica.v1i5.6410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/6410/4701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Márcia Barros Ferreira Rodrigues
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Márcia Barros Ferreira Rodrigues
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Simbiótica. Revista Eletrônica; n. 5 (2013)
2316-1620
10.47456/simbitica.v1i5
reponame:Simbiótica
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Simbiótica
collection Simbiótica
repository.name.fl_str_mv Simbiótica - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistasimbiotica@gmail.com||
_version_ 1797221591027810305