Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldman, Iara
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3037
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre o jogo simbólico coletivo e o desenvolvimento da linguagem em crianças de educação infantil em uma perspectiva piagetiana. Participaram desta pesquisa quatro crianças, entre 5 e 6 anos de idade, provenientes de uma Escola de Educação Infantil do Município de Vitória. A coleta de dados foi realizada em seis encontros com o grupo, com intervalo de, aproximadamente, quinze dias entre eles. Em cada situação as crianças foram convidadas a brincar de faz-de-conta em um espaço, que simula uma casa (oficina de jogo simbólico), durante 20 minutos. Os encontros foram filmados em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritos e analisados com base nas classificações de Piaget (1990), para o jogo simbólico e para a linguagem (1973). A análise e interpretação dos dados receberam um tratamento qualitativo. A pesquisa procurou analisar o processo evolutivo de cada criança no jogo simbólico e na linguagem e a possível relação entre os dois. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que houve uma estrita relação entre os aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem em todos os participantes, sendo que houve predominância de ações próprias da Fase II do jogo simbólico e de falas do Estágio II de conversação. A partir desses resultados, observamos que a oportunidade de se envolver no jogo simbólico coletivo, em um espaço que estimule a representação, pode desenvolver nas crianças a linguagem socializada. Assim sendo, este trabalho contribui para demonstrar a importância da preservação do espaço lúdico e simbólico nas escolas de educação infantil.
id UFES_0368c58e5ba0e211b2369708700b99f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/3037
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Ortega, Antonio CarlosFeldman, IaraRossetti, Claudia Broetto2016-08-29T14:10:16Z2016-07-112016-08-29T14:10:16Z2011-08-26O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre o jogo simbólico coletivo e o desenvolvimento da linguagem em crianças de educação infantil em uma perspectiva piagetiana. Participaram desta pesquisa quatro crianças, entre 5 e 6 anos de idade, provenientes de uma Escola de Educação Infantil do Município de Vitória. A coleta de dados foi realizada em seis encontros com o grupo, com intervalo de, aproximadamente, quinze dias entre eles. Em cada situação as crianças foram convidadas a brincar de faz-de-conta em um espaço, que simula uma casa (oficina de jogo simbólico), durante 20 minutos. Os encontros foram filmados em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritos e analisados com base nas classificações de Piaget (1990), para o jogo simbólico e para a linguagem (1973). A análise e interpretação dos dados receberam um tratamento qualitativo. A pesquisa procurou analisar o processo evolutivo de cada criança no jogo simbólico e na linguagem e a possível relação entre os dois. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que houve uma estrita relação entre os aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem em todos os participantes, sendo que houve predominância de ações próprias da Fase II do jogo simbólico e de falas do Estágio II de conversação. A partir desses resultados, observamos que a oportunidade de se envolver no jogo simbólico coletivo, em um espaço que estimule a representação, pode desenvolver nas crianças a linguagem socializada. Assim sendo, este trabalho contribui para demonstrar a importância da preservação do espaço lúdico e simbólico nas escolas de educação infantil.TextFELDMAN, Iara. Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2011.http://repositorio.ufes.br/handle/10/3037porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFESBRJogos infantis simbólicosPsicologia genéticaLinguagemEducação de criançasPsicologia159.9Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertação_3971_.pdfapplication/pdf1541004http://repositorio.ufes.br/bitstreams/84c1be6c-56fa-4d62-98a2-e7020e003f43/downloadcfe150b01f1498528604628248ec2636MD5110/30372024-07-02 15:22:17.719oai:repositorio.ufes.br:10/3037http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:33:34.496395Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos
title Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos
spellingShingle Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos
Feldman, Iara
Psicologia
Jogos infantis simbólicos
Psicologia genética
Linguagem
Educação de crianças
159.9
title_short Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos
title_full Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos
title_fullStr Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos
title_full_unstemmed Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos
title_sort Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos
author Feldman, Iara
author_facet Feldman, Iara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ortega, Antonio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldman, Iara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rossetti, Claudia Broetto
contributor_str_mv Ortega, Antonio Carlos
Rossetti, Claudia Broetto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Psicologia
topic Psicologia
Jogos infantis simbólicos
Psicologia genética
Linguagem
Educação de crianças
159.9
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Jogos infantis simbólicos
Psicologia genética
Linguagem
Educação de crianças
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 159.9
description O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre o jogo simbólico coletivo e o desenvolvimento da linguagem em crianças de educação infantil em uma perspectiva piagetiana. Participaram desta pesquisa quatro crianças, entre 5 e 6 anos de idade, provenientes de uma Escola de Educação Infantil do Município de Vitória. A coleta de dados foi realizada em seis encontros com o grupo, com intervalo de, aproximadamente, quinze dias entre eles. Em cada situação as crianças foram convidadas a brincar de faz-de-conta em um espaço, que simula uma casa (oficina de jogo simbólico), durante 20 minutos. Os encontros foram filmados em áudio e vídeo e, posteriormente, transcritos e analisados com base nas classificações de Piaget (1990), para o jogo simbólico e para a linguagem (1973). A análise e interpretação dos dados receberam um tratamento qualitativo. A pesquisa procurou analisar o processo evolutivo de cada criança no jogo simbólico e na linguagem e a possível relação entre os dois. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que houve uma estrita relação entre os aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem em todos os participantes, sendo que houve predominância de ações próprias da Fase II do jogo simbólico e de falas do Estágio II de conversação. A partir desses resultados, observamos que a oportunidade de se envolver no jogo simbólico coletivo, em um espaço que estimule a representação, pode desenvolver nas crianças a linguagem socializada. Assim sendo, este trabalho contribui para demonstrar a importância da preservação do espaço lúdico e simbólico nas escolas de educação infantil.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-29T14:10:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-11
2016-08-29T14:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FELDMAN, Iara. Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/3037
identifier_str_mv FELDMAN, Iara. Relação entre aspectos evolutivos do jogo simbólico e da linguagem: um estudo com crianças de cinco anos. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2011.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/3037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Psicologia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/84c1be6c-56fa-4d62-98a2-e7020e003f43/download
bitstream.checksum.fl_str_mv cfe150b01f1498528604628248ec2636
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022610912444416