Marcas de uma escrita de si no cinema de Lucia Murat

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ursula Dart Bottrel do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11194
Resumo: Este estudo parte da premissa de que a cineasta Lucia Murat reterritorializa suas memórias, seus traumas e suas histórias pessoais em seus filmes, inscrevendo-se neles. Entendemos que ela utiliza como principal estratégia para essa inscrição a escrita de si que encontramos marcada mais profundamente em três obras de sua filmografia: Que bom te ver viva (1989), Uma longa viagem (2011), A memória que me contam (2012). Nessa trinca de filmes, Lucia enreda suas memórias às dos personagens, autorretratando-se naqueles retratos filmados. A partir disso, nosso objetivo é analisar de que maneira essa escrita de si está marcada nesses trabalhos, considerando as soluções estéticas e estilísticas adotadas pela cineasta em suas realizações e de que maneiras essas soluções podem dialogar com as noções de desterritorialização. Para isso, partimos do entendimento de que Lucia Murat ocupa, simultaneamente, as posições de cineasta e personagem, colocando-se diante dela mesma, provocando tensões nos limites tênues entre lembranças e esquecimentos, passado e presente, entrecruzando tempos, espaços e subjetividades, limites que são estirados radicalmente em vários momentos dessa tríade.
id UFES_1f7820d3618c9eb720c0480f3979c422
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/11194
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Alves, Gabriela SantosNascimento, Ursula Dart Bottrel doVieira Junior, Erly MiltonVeiga, Roberta Oliveira2019-05-30T02:02:09Z2019-05-292019-05-30T02:02:09Z2019-04-16Este estudo parte da premissa de que a cineasta Lucia Murat reterritorializa suas memórias, seus traumas e suas histórias pessoais em seus filmes, inscrevendo-se neles. Entendemos que ela utiliza como principal estratégia para essa inscrição a escrita de si que encontramos marcada mais profundamente em três obras de sua filmografia: Que bom te ver viva (1989), Uma longa viagem (2011), A memória que me contam (2012). Nessa trinca de filmes, Lucia enreda suas memórias às dos personagens, autorretratando-se naqueles retratos filmados. A partir disso, nosso objetivo é analisar de que maneira essa escrita de si está marcada nesses trabalhos, considerando as soluções estéticas e estilísticas adotadas pela cineasta em suas realizações e de que maneiras essas soluções podem dialogar com as noções de desterritorialização. Para isso, partimos do entendimento de que Lucia Murat ocupa, simultaneamente, as posições de cineasta e personagem, colocando-se diante dela mesma, provocando tensões nos limites tênues entre lembranças e esquecimentos, passado e presente, entrecruzando tempos, espaços e subjetividades, limites que são estirados radicalmente em vários momentos dessa tríade.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/11194porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Comunicação e TerritorialidadesPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e TerritorialidadesUFESBREscrita de siProdução de subjetividadeCampo e antecampoOlhar para a câmeraCinemaSubjetividade no cinemaMurat, LúciaComunicação316.77Marcas de uma escrita de si no cinema de Lucia Muratinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_13159_Marcas_de_uma_escrita_de_si_no_cinema_de_Lucia_Murat.pdfapplication/pdf1471923http://repositorio.ufes.br/bitstreams/f546c1db-f9d3-4f6e-a2a7-1b68580fef2f/download1dabc4f7170aa02238754105f636c921MD5110/111942024-06-21 14:07:33.56oai:repositorio.ufes.br:10/11194http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-11T14:32:39.106568Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcas de uma escrita de si no cinema de Lucia Murat
title Marcas de uma escrita de si no cinema de Lucia Murat
spellingShingle Marcas de uma escrita de si no cinema de Lucia Murat
Nascimento, Ursula Dart Bottrel do
Escrita de si
Produção de subjetividade
Campo e antecampo
Olhar para a câmera
Comunicação
Cinema
Subjetividade no cinema
Murat, Lúcia
316.77
title_short Marcas de uma escrita de si no cinema de Lucia Murat
title_full Marcas de uma escrita de si no cinema de Lucia Murat
title_fullStr Marcas de uma escrita de si no cinema de Lucia Murat
title_full_unstemmed Marcas de uma escrita de si no cinema de Lucia Murat
title_sort Marcas de uma escrita de si no cinema de Lucia Murat
author Nascimento, Ursula Dart Bottrel do
author_facet Nascimento, Ursula Dart Bottrel do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Gabriela Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ursula Dart Bottrel do
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vieira Junior, Erly Milton
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Veiga, Roberta Oliveira
contributor_str_mv Alves, Gabriela Santos
Vieira Junior, Erly Milton
Veiga, Roberta Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita de si
Produção de subjetividade
Campo e antecampo
Olhar para a câmera
topic Escrita de si
Produção de subjetividade
Campo e antecampo
Olhar para a câmera
Comunicação
Cinema
Subjetividade no cinema
Murat, Lúcia
316.77
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
dc.subject.br-rjbn.por.fl_str_mv Cinema
Subjetividade no cinema
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Murat, Lúcia
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 316.77
description Este estudo parte da premissa de que a cineasta Lucia Murat reterritorializa suas memórias, seus traumas e suas histórias pessoais em seus filmes, inscrevendo-se neles. Entendemos que ela utiliza como principal estratégia para essa inscrição a escrita de si que encontramos marcada mais profundamente em três obras de sua filmografia: Que bom te ver viva (1989), Uma longa viagem (2011), A memória que me contam (2012). Nessa trinca de filmes, Lucia enreda suas memórias às dos personagens, autorretratando-se naqueles retratos filmados. A partir disso, nosso objetivo é analisar de que maneira essa escrita de si está marcada nesses trabalhos, considerando as soluções estéticas e estilísticas adotadas pela cineasta em suas realizações e de que maneiras essas soluções podem dialogar com as noções de desterritorialização. Para isso, partimos do entendimento de que Lucia Murat ocupa, simultaneamente, as posições de cineasta e personagem, colocando-se diante dela mesma, provocando tensões nos limites tênues entre lembranças e esquecimentos, passado e presente, entrecruzando tempos, espaços e subjetividades, limites que são estirados radicalmente em vários momentos dessa tríade.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-30T02:02:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-29
2019-05-30T02:02:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/11194
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/11194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Comunicação e Territorialidades
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Comunicação e Territorialidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/f546c1db-f9d3-4f6e-a2a7-1b68580fef2f/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dabc4f7170aa02238754105f636c921
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022608208166912