As produções culturais das crianças como eixo de articulação curricular da educação física com a educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/10770 |
Resumo: | Esta tese apresenta, como objeto de estudo, as produções culturais das crianças no trabalho pedagógico da Educação Física com a educação infantil, por meio de campos de experiências com temáticas oriundas da cultura popular. Focaliza essas produções culturais como eixo de articulação curricular na educação infantil. Tem como objetivos: analisar como os principais documentos orientadores da educação infantil, no Brasil e no município de Vitória/ES, concebem a criança e, com base nessa concepção, organizam a dinâmica curricular e os modos de operar na/com a primeira etapa da educação básica; verificar como a produção acadêmica da Educação Física tem dialogado com esses documentos; investigar de que maneira a mediação pedagógica da Educação Física com a cultura popular se estabelece na dinâmica curricular com os diferentes campos de conhecimento e sujeitos no cotidiano da educação infantil; identificar as produções culturais das crianças na mediação pedagógica da Educação Física com a cultura popular, observando de que forma essas produções podem ser consideradas na dinâmica curricular da educação infantil. Para tanto, combina a Análise Documental, a Pesquisa-Ação Colaborativa e a Etnografia com crianças, dada a natureza do objeto e dos objetivos da pesquisa. Os dados foram produzidos com os diferentes sujeitos (professores de Educação Física, professoras de sala, bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid/EF/Ufes), equipe pedagógica de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), famílias e crianças), por meio de diferentes fontes, como diário de campo, narrativas, registros de áudio, entrevistas semiestruturadas, imagens iconográficas, vídeos e desenhos das crianças. Os dados produzidos pela Pesquisa-Ação Colaborativa foram submetidos a um processo de análise e categorização por parte da pesquisadora e densamente entrelaçados. A análise interpretativa dos dados etnográficos ocorreu por meio de um processo de articulação interativa entre as categorias de análise. Como num emaranhado de fios e nós, as singularidades percebidas no cotidiano da inserção foram articuladas em um processo contínuo de produção do conhecimento em redes de sentidos e significados. O conjunto dos dados produzidos pela composição metodológica adotada neste estudo aponta o reconhecimento da criança como sujeito de direitos, produtora de cultura, e a escola como espaço de diálogo e valorização das produções culturais infantis, como aspectos fundamentais, subjacentes aos principais documentos orientadores da educação infantil, que favorecem a materialização de um currículo articulado com base na centralidade das crianças e de suas produções. Evidencia que os campos de experiências com as temáticas da cultura popular fomentam importantes canais de comunicação com as produções culturais infantis e as diferentes áreas, linguagens e sujeitos que praticam o cotidiano educativo. Destaca a incorporação dos saberes oriundos das culturas populares nas brincadeiras já praticadas pelas crianças como estratégia que amplia condições para que elas compartilhem e produzam novas culturas. Denota os desafios encontrados para a materialização de um currículo articulado com as diferentes áreas e sujeitos a partir das mediações da Educação Física com a cultura popular, como a questão da religiosidade, a resistência de algumas professoras ao trabalho colaborativo, a ausência de mediação pedagógica e espaço/tempo de planejamento coletivo entre as docentes. |
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Mello, André da SilvaZandomínegue, Bethânia Alves CostaAraújo, Vânia CarvalhoFalcão, José Luiz CirqueiraChicon, José FranciscoFerreira Neto, Amarílio2019-03-11T12:43:35Z2019-03-112019-03-11T12:43:35Z2018-11-30Esta tese apresenta, como objeto de estudo, as produções culturais das crianças no trabalho pedagógico da Educação Física com a educação infantil, por meio de campos de experiências com temáticas oriundas da cultura popular. Focaliza essas produções culturais como eixo de articulação curricular na educação infantil. Tem como objetivos: analisar como os principais documentos orientadores da educação infantil, no Brasil e no município de Vitória/ES, concebem a criança e, com base nessa concepção, organizam a dinâmica curricular e os modos de operar na/com a primeira etapa da educação básica; verificar como a produção acadêmica da Educação Física tem dialogado com esses documentos; investigar de que maneira a mediação pedagógica da Educação Física com a cultura popular se estabelece na dinâmica curricular com os diferentes campos de conhecimento e sujeitos no cotidiano da educação infantil; identificar as produções culturais das crianças na mediação pedagógica da Educação Física com a cultura popular, observando de que forma essas produções podem ser consideradas na dinâmica curricular da educação infantil. Para tanto, combina a Análise Documental, a Pesquisa-Ação Colaborativa e a Etnografia com crianças, dada a natureza do objeto e dos objetivos da pesquisa. Os dados foram produzidos com os diferentes sujeitos (professores de Educação Física, professoras de sala, bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid/EF/Ufes), equipe pedagógica de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), famílias e crianças), por meio de diferentes fontes, como diário de campo, narrativas, registros de áudio, entrevistas semiestruturadas, imagens iconográficas, vídeos e desenhos das crianças. Os dados produzidos pela Pesquisa-Ação Colaborativa foram submetidos a um processo de análise e categorização por parte da pesquisadora e densamente entrelaçados. A análise interpretativa dos dados etnográficos ocorreu por meio de um processo de articulação interativa entre as categorias de análise. Como num emaranhado de fios e nós, as singularidades percebidas no cotidiano da inserção foram articuladas em um processo contínuo de produção do conhecimento em redes de sentidos e significados. O conjunto dos dados produzidos pela composição metodológica adotada neste estudo aponta o reconhecimento da criança como sujeito de direitos, produtora de cultura, e a escola como espaço de diálogo e valorização das produções culturais infantis, como aspectos fundamentais, subjacentes aos principais documentos orientadores da educação infantil, que favorecem a materialização de um currículo articulado com base na centralidade das crianças e de suas produções. Evidencia que os campos de experiências com as temáticas da cultura popular fomentam importantes canais de comunicação com as produções culturais infantis e as diferentes áreas, linguagens e sujeitos que praticam o cotidiano educativo. Destaca a incorporação dos saberes oriundos das culturas populares nas brincadeiras já praticadas pelas crianças como estratégia que amplia condições para que elas compartilhem e produzam novas culturas. Denota os desafios encontrados para a materialização de um currículo articulado com as diferentes áreas e sujeitos a partir das mediações da Educação Física com a cultura popular, como a questão da religiosidade, a resistência de algumas professoras ao trabalho colaborativo, a ausência de mediação pedagógica e espaço/tempo de planejamento coletivo entre as docentes.This thesis presents as object of study the cultural productions of the children in the pedagogical work of Physical Education with the Early Childhood Education, through contents/themes of the popular culture. It focuses these cultural productions as the axis of curricular articulation in Early Childhood Education. It aims to analyze how the main guiding documents of Early Childhood Education in Brazil and in the Vitória/ES conceive the child and, based on this conception, organize the curricular dynamics and the ways of operating in/with the first stage of Basic Education; To verify how the academic production of Physical Education has dialogued with these documents; To investigate in what way the pedagogical mediation of Physical Education with the popular culture is established in the curricular dynamics with the different fields of knowledge and subjects in the daily life of Early Childhood Education; To identify the cultural productions of the children in the pedagogical mediation of Physical Education with the popular culture, observing in what way these productions can be considered in the curricular dynamics of the Early Childhood Education. To do so, it combines Documentary Analysis, Collaborative Action Research and Ethnography with Children, given the nature of the object and objectives of the research. The data were produced with the different subjects (Physical Education teachers, room teachers, scholarship students (Pibid/EF/Ufes), pedagogical team of a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI), families and children, through different sources such as field diaries, narratives, audio records, semi-structured interviews, iconographic images, videos and children's drawings. The data produced by Collaborative Research-Action were subjected to a process of analysis and categorization by the researcher and densely intertwined. The interpretative analysis of the ethnographic data occurred through a process of interactive articulation between the categories of analysis. As in a entangle of "threads and knots," the singularities perceived in the everyday of insertion were articulated through a continuous process of producing "knowledge in networks" of meaning and signification. The group of data produced by the methodological composition adopted in this study points to the recognition of the child as a subject of rights, producer of culture and school as a space for dialogue and appreciation of children's cultural productions as fundamental aspects, underlying the main guiding documents of Early Childhood Education, which favor the materialization of an articulated curriculum based on the centrality of children and their productions. It shows that the themes of popular culture foster important channels of communication with children's cultural productions and the different areas, languages and subjects that practice daily education. It highlights the incorporation of these knowledge in the play already practiced by children, as a strategy that expands conditions for them to share and produce new cultures, from these experiences. It denotes the challenges encountered for the materialization of a curriculum articulated with the different areas and subjects from Physical Education mediations with popular culture, such as the question of religiosity, the resistance of some teachers to collaborative work, the absence of pedagogical mediation and space/time of collective planning among teachersTexthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/10770porUniversidade Federal do Espírito SantoDoutorado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosEducação FísicaEducação InfantilCultura popularComposição MetodológicaEducação físicaEducação de criançasCultura popularEducação Física796As produções culturais das crianças como eixo de articulação curricular da educação física com a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_12716_Tese - Bethânia Alves Costa Zandomínegue20190114-70020.pdfapplication/pdf6404554http://repositorio.ufes.br/bitstreams/67af73d7-40fd-4be0-ac3a-fc6acd934ee4/downloada331dafc110537012d974e0ffdf974ecMD5110/107702024-07-16 19:11:14.846oai:repositorio.ufes.br:10/10770http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:53:08.367351Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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