Análise da capacidade operacional de um terminal portuário de importação de fertilizantes por meio da simulação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/3940 |
Resumo: | This dissertation presents an operational capacity analysis of a port terminal fertilizer, considering the current infrastructure, the operational characteristics and future scenarios, aiming to support a better use of resources of the terminal. The proposed method consisted of the operational characterization of port terminal, identification of relevant variables for the model development, data collection and analysis. Was used the Rockwell Arena simulation software for the construction of the simulation model representing the port operation, and the model was validated for the current conditions. Based on the operational model, six alternative scenarios were generated, with changes in the rate of arrival of ships, cars and trucks, causing changes in volumes of incoming and outgoing cargo. By analyzing the results it was concluded that changes in the increased movements of ships, cars and trucks and increased storage capacity proposed in some scenarios are viable, and in other scenarios the increase in demand puts at risk the level of service the entire port system, due to the generation of queues and excessive waiting time in queue, beyond the limited capacity of some resources. |
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Análise da capacidade operacional de um terminal portuário de importação de fertilizantes por meio da simulaçãoFertilizer port terminalSimulationTransportation planningTerminal portuário de fertilizantesSimulaçãoPlanejamento de transportesTerminais (Transportes)Adubos e fertilizantesSimulação (Computadores)Transportes - PlanejamentoEngenharia Civil624This dissertation presents an operational capacity analysis of a port terminal fertilizer, considering the current infrastructure, the operational characteristics and future scenarios, aiming to support a better use of resources of the terminal. The proposed method consisted of the operational characterization of port terminal, identification of relevant variables for the model development, data collection and analysis. Was used the Rockwell Arena simulation software for the construction of the simulation model representing the port operation, and the model was validated for the current conditions. Based on the operational model, six alternative scenarios were generated, with changes in the rate of arrival of ships, cars and trucks, causing changes in volumes of incoming and outgoing cargo. By analyzing the results it was concluded that changes in the increased movements of ships, cars and trucks and increased storage capacity proposed in some scenarios are viable, and in other scenarios the increase in demand puts at risk the level of service the entire port system, due to the generation of queues and excessive waiting time in queue, beyond the limited capacity of some resources.Esta dissertação apresenta uma análise da operação de um terminal portuário de fertilizantes, considerando-se a atual infraestrutura disponível, as características operacionais existentes e os possíveis cenários futuros, visando uma melhor utilização dos recursos disponíveis no terminal. O método em questão proposto constou da caracterização da operação do terminal portuário, identificação das variáveis pertinentes para o desenvolvimento do modelo e coleta e análise dos dados. Com isto, utilizou-se o software de simulação chamado Rockwell Arena para a construção do modelo de simulação, representando a operação portuária, o qual foi validado para as condições operacionais do cenário atual. A partir do modelo representativo do cenário atual foram gerados seis cenários alternativos, levando em consideração mudanças na operação portuária quanto o aumento na demanda de navios, vagões e caminhões. Por meio da análise dos resultados é possível concluir que as alterações na configuração operacional, propostas em alguns cenários, são viáveis. No que diz respeito ao aumento da demanda dos modos de transporte, conclui-se que é viável até determinado ponto, uma vez que tal incremento da demanda coloca em risco a operação de todo o sistema em virtude da capacidade limitada de alguns recursos.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em Engenharia CivilCentro TecnológicoUFESPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilRosa, Rodrigo de AlvarengaBertolde, Adelmo InácioFrazzon, Enzo MorosiniSilva, André Luís Ludolfo da2016-08-29T15:10:04Z2016-07-112016-08-29T15:10:04Z2011-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfSILVA, André Luís Ludolfo da. Análise da capacidade operacional de um terminal portuário de importação de fertilizantes por meio da simulação. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civill) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2011.http://repositorio.ufes.br/handle/10/3940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-07-17T16:58:39Zoai:repositorio.ufes.br:10/3940Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-17T16:58:39Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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