Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Felipe Enne Mendes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-20012021-160610/
Resumo: Os portos são importantes para o crescimento econômico do país, pois o comércio internacional está relacionado com as movimentações portuárias. Portanto melhorar a capacidade dos portos atenuando as perdas e aumentando a sua eficiência de recebimento/envio de mercadorias são relevantes diante do mundo globalizado. O terminal portuário é uma infraestrutura do porto que tem como atribuição a exploração das instalações portuárias, sendo essencial para as operações logísticas de exportação. No entanto o terminal portuário é um sistema dinâmico e complexo em que as operações portuárias e os processos produtivos são aleatórios. Problemas logísticos podem ser identificados, acarretando custos como por exemplo o de vendas perdidas pelo não-atendimento ao planejamento. Portanto a construção de um modelo para simulação da operação desse sistema pode ser de grande utilidade. A busca das possíveis soluções para maior eficiência é possibilitada pela realização de experiências, de observação, de aprendizagem e de avaliação do comportamento do sistema mediante a mudança do estado das variáveis de decisão. O objetivo principal deste trabalho foi construir um modelo de simulação dos recebimentos de grãos de um terminal portuário e estudar o comportamento desse sistema perante mudança de estado das variáveis existentes. O comportamento do sistema foi avaliado por meio da análise da medida de rendimento global, definido pela taxa de ocupação dos recursos e escoamento global no horizonte de um ano. O modelo utiliza a técnica de simulação discreta em que foi construída uma lógica para discretizar os processos. O estudo possibilitou avaliar a capacidade de oferta de escoamento de grão do terminal portuário durante o período de um ano. A forma de operação no qual o sistema oferece a maior oferta foi analisada entre os cenários estudados.
id USP_eb701fe122b436c43f499b33e8b2590d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20012021-160610
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.Application of a simulation method in a por terminal.Agricultural bulkPort terminalPortosSimulaçãoSimulationTerminais marítimosOs portos são importantes para o crescimento econômico do país, pois o comércio internacional está relacionado com as movimentações portuárias. Portanto melhorar a capacidade dos portos atenuando as perdas e aumentando a sua eficiência de recebimento/envio de mercadorias são relevantes diante do mundo globalizado. O terminal portuário é uma infraestrutura do porto que tem como atribuição a exploração das instalações portuárias, sendo essencial para as operações logísticas de exportação. No entanto o terminal portuário é um sistema dinâmico e complexo em que as operações portuárias e os processos produtivos são aleatórios. Problemas logísticos podem ser identificados, acarretando custos como por exemplo o de vendas perdidas pelo não-atendimento ao planejamento. Portanto a construção de um modelo para simulação da operação desse sistema pode ser de grande utilidade. A busca das possíveis soluções para maior eficiência é possibilitada pela realização de experiências, de observação, de aprendizagem e de avaliação do comportamento do sistema mediante a mudança do estado das variáveis de decisão. O objetivo principal deste trabalho foi construir um modelo de simulação dos recebimentos de grãos de um terminal portuário e estudar o comportamento desse sistema perante mudança de estado das variáveis existentes. O comportamento do sistema foi avaliado por meio da análise da medida de rendimento global, definido pela taxa de ocupação dos recursos e escoamento global no horizonte de um ano. O modelo utiliza a técnica de simulação discreta em que foi construída uma lógica para discretizar os processos. O estudo possibilitou avaliar a capacidade de oferta de escoamento de grão do terminal portuário durante o período de um ano. A forma de operação no qual o sistema oferece a maior oferta foi analisada entre os cenários estudados.Ports are important for the country\'s economic growth, as international trade is related to port movements. Therefore, improving port capacity by mitigating losses and increasing their efficiency of receiving/shipping goods is relevant in the globalized world. The port terminal is a port infrastructure that is responsible for operating port facilities and is essential for export logistics operations. However, the port terminal is a dynamic and complex system in which port operations and production processes are random. Logistical problems can be identified, leading to costs such as lost sales due to non-compliance with planning. Therefore, the construction of a model to simulate the operation of this system can be very useful. The search for possible solutions for greater efficiency is made possible by conducting experiments, observing, learning, and evaluating the behavior of the system through decision variables. The main objective of this work was to construct a simulation model of grain receipts rom a port terminal and to study the behavior of this system in the face of changing the state of existing variables. The behavior of the system was assessed by analyzing the overall yield measure, defined by the rate of resource occupation and global runoff over the one-year horizon. The model uses the discrete simulation technique in which logic was built to discretize the processes. The study made it possible to assess the supply capacity of grain flow from the port terminal over the period of one year. The form of operation in which the system offers the largest offer was analyzed among the scenarios studied.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBotter, Rui CarlosRibeiro, Felipe Enne Mendes2020-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-20012021-160610/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-26T16:48:03Zoai:teses.usp.br:tde-20012021-160610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-26T16:48:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.
Application of a simulation method in a por terminal.
title Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.
spellingShingle Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.
Ribeiro, Felipe Enne Mendes
Agricultural bulk
Port terminal
Portos
Simulação
Simulation
Terminais marítimos
title_short Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.
title_full Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.
title_fullStr Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.
title_full_unstemmed Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.
title_sort Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.
author Ribeiro, Felipe Enne Mendes
author_facet Ribeiro, Felipe Enne Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botter, Rui Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Felipe Enne Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural bulk
Port terminal
Portos
Simulação
Simulation
Terminais marítimos
topic Agricultural bulk
Port terminal
Portos
Simulação
Simulation
Terminais marítimos
description Os portos são importantes para o crescimento econômico do país, pois o comércio internacional está relacionado com as movimentações portuárias. Portanto melhorar a capacidade dos portos atenuando as perdas e aumentando a sua eficiência de recebimento/envio de mercadorias são relevantes diante do mundo globalizado. O terminal portuário é uma infraestrutura do porto que tem como atribuição a exploração das instalações portuárias, sendo essencial para as operações logísticas de exportação. No entanto o terminal portuário é um sistema dinâmico e complexo em que as operações portuárias e os processos produtivos são aleatórios. Problemas logísticos podem ser identificados, acarretando custos como por exemplo o de vendas perdidas pelo não-atendimento ao planejamento. Portanto a construção de um modelo para simulação da operação desse sistema pode ser de grande utilidade. A busca das possíveis soluções para maior eficiência é possibilitada pela realização de experiências, de observação, de aprendizagem e de avaliação do comportamento do sistema mediante a mudança do estado das variáveis de decisão. O objetivo principal deste trabalho foi construir um modelo de simulação dos recebimentos de grãos de um terminal portuário e estudar o comportamento desse sistema perante mudança de estado das variáveis existentes. O comportamento do sistema foi avaliado por meio da análise da medida de rendimento global, definido pela taxa de ocupação dos recursos e escoamento global no horizonte de um ano. O modelo utiliza a técnica de simulação discreta em que foi construída uma lógica para discretizar os processos. O estudo possibilitou avaliar a capacidade de oferta de escoamento de grão do terminal portuário durante o período de um ano. A forma de operação no qual o sistema oferece a maior oferta foi analisada entre os cenários estudados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-20012021-160610/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-20012021-160610/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257142891905024