CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Ana Beatriz Tourinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/17042
Resumo: Considering the importance of photosynthesis for maintaining life and the difficulties in teaching and learning this content, this master's research aimed at the development and validation of a virtual platform on the photosynthesis process aimed at Science and Biology teachers. The platform (http://www.cmepenergiacelular.online/) presents a variety of resources (activities, experiments, articles, flash cards, didactic sequences, video links, online games, curiosities and courses and products) based on the rescue of knowledge students' prior experience, correlation with everyday life for meaningful learning and student autonomy, and the teacher's mediating role. The validation of the platform was carried out with professors of Science and Biology from the Profbio do Espírito Santo network and had two virtual moments: a questionnaire to analyze the profile of the participants and a questionnaire after exploring the platform. The tool was very well evaluated by the teachers, having received some suggestions for improvement and many speeches about its potential. The platform seems to have met the demands and anxieties of teachers regarding the teaching of photosynthesis.
id UFES_2890460af95c5cbde0aba87d8386216a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/17042
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Mancini, Karina Carvalhohttps://orcid.org/0000000332750693http://lattes.cnpq.br/4993110466694381Braga, Ana Beatriz Tourinhohttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Prado, Gustavo Machadohttps://orcid.org/0000000200442656http://lattes.cnpq.br/3357539375137456Aoyama, Elisa Mitsukohttps://orcid.org/0000000231312782http://lattes.cnpq.br/02995860726907972024-05-30T01:42:11Z2024-05-30T01:42:11Z2022-12-22Considering the importance of photosynthesis for maintaining life and the difficulties in teaching and learning this content, this master's research aimed at the development and validation of a virtual platform on the photosynthesis process aimed at Science and Biology teachers. The platform (http://www.cmepenergiacelular.online/) presents a variety of resources (activities, experiments, articles, flash cards, didactic sequences, video links, online games, curiosities and courses and products) based on the rescue of knowledge students' prior experience, correlation with everyday life for meaningful learning and student autonomy, and the teacher's mediating role. The validation of the platform was carried out with professors of Science and Biology from the Profbio do Espírito Santo network and had two virtual moments: a questionnaire to analyze the profile of the participants and a questionnaire after exploring the platform. The tool was very well evaluated by the teachers, having received some suggestions for improvement and many speeches about its potential. The platform seems to have met the demands and anxieties of teachers regarding the teaching of photosynthesis.Considerando a importância da fotossíntese para a manutenção da vida e as dificuldades no ensino e aprendizagem deste conteúdo, a presente pesquisa de mestrado objetivou o desenvolvimento e validação de uma plataforma virtual sobre o processo de fotossíntese voltada para professores de Ciências e Biologia. A plataforma (http://www.cmepenergiacelular.online/) apresenta uma diversidade de recursos (atividades, experimentos, artigos, flashes cards, sequências didáticas, links de vídeos, jogos online, curiosidades e cursos e produtos) fundamentados no resgate dos saberes prévios dos alunos, correlação com o cotidiano para uma aprendizagem significativa e na autonomia do aluno e papel mediador do professor. A validação da plataforma foi realizada com professores de Ciências e Biologia da rede Profbio do Espírito Santo e contou com dois momentos virtuais: questionário para análise do perfil dos participantes e questionário após a exploração da plataforma. A ferramenta foi muito bem avaliada pelos professores, tendo recebido algumas sugestões para melhoria e muitos discursos sobre as potencialidades da mesma. A plataforma parece ter atendido às demandas e angústias dos professores com relação ao ensino de fotossíntese.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/17042porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Ensino na Educação BásicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação BásicaUFESBRCentro Universitário Norte do Espírito Santosubject.br-rjbnEnsinoTDICCiênciasCiênciasBiologiaBiologiaEnergia CelularEnergia CelularSiteSiteCONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESEtitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALAnaBeatrizTourinhoBraga-2022-Trabalho.pdfapplication/pdf9875495http://repositorio.ufes.br/bitstreams/f711bda1-7ae2-4bed-9493-0228f66d4fc0/download19e88a2312787a01930a25993337fa9aMD5110/170422024-07-25 10:50:49.033oai:repositorio.ufes.br:10/17042http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:56:25.831811Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE
dc.title.alternative.none.fl_str_mv title.alternative
title CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE
spellingShingle CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE
Braga, Ana Beatriz Tourinho
Ensino
TDIC
Ciências
Ciências
Biologia
Biologia
Energia Celular
Energia Celular
Site
Site
subject.br-rjbn
title_short CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE
title_full CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE
title_fullStr CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE
title_full_unstemmed CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE
title_sort CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE
author Braga, Ana Beatriz Tourinho
author_facet Braga, Ana Beatriz Tourinho
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mancini, Karina Carvalho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000332750693
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4993110466694381
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Ana Beatriz Tourinho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Prado, Gustavo Machado
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000200442656
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3357539375137456
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aoyama, Elisa Mitsuko
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000231312782
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0299586072690797
contributor_str_mv Mancini, Karina Carvalho
Prado, Gustavo Machado
Aoyama, Elisa Mitsuko
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ensino
topic Ensino
TDIC
Ciências
Ciências
Biologia
Biologia
Energia Celular
Energia Celular
Site
Site
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC
Ciências
Ciências
Biologia
Biologia
Energia Celular
Energia Celular
Site
Site
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description Considering the importance of photosynthesis for maintaining life and the difficulties in teaching and learning this content, this master's research aimed at the development and validation of a virtual platform on the photosynthesis process aimed at Science and Biology teachers. The platform (http://www.cmepenergiacelular.online/) presents a variety of resources (activities, experiments, articles, flash cards, didactic sequences, video links, online games, curiosities and courses and products) based on the rescue of knowledge students' prior experience, correlation with everyday life for meaningful learning and student autonomy, and the teacher's mediating role. The validation of the platform was carried out with professors of Science and Biology from the Profbio do Espírito Santo network and had two virtual moments: a questionnaire to analyze the profile of the participants and a questionnaire after exploring the platform. The tool was very well evaluated by the teachers, having received some suggestions for improvement and many speeches about its potential. The platform seems to have met the demands and anxieties of teachers regarding the teaching of photosynthesis.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-30T01:42:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-30T01:42:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/17042
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/17042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Ensino na Educação Básica
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro Universitário Norte do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Ensino na Educação Básica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/f711bda1-7ae2-4bed-9493-0228f66d4fc0/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 19e88a2312787a01930a25993337fa9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022535072088064