CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/17042 |
Resumo: | Considering the importance of photosynthesis for maintaining life and the difficulties in teaching and learning this content, this master's research aimed at the development and validation of a virtual platform on the photosynthesis process aimed at Science and Biology teachers. The platform (http://www.cmepenergiacelular.online/) presents a variety of resources (activities, experiments, articles, flash cards, didactic sequences, video links, online games, curiosities and courses and products) based on the rescue of knowledge students' prior experience, correlation with everyday life for meaningful learning and student autonomy, and the teacher's mediating role. The validation of the platform was carried out with professors of Science and Biology from the Profbio do Espírito Santo network and had two virtual moments: a questionnaire to analyze the profile of the participants and a questionnaire after exploring the platform. The tool was very well evaluated by the teachers, having received some suggestions for improvement and many speeches about its potential. The platform seems to have met the demands and anxieties of teachers regarding the teaching of photosynthesis. |
id |
UFES_2890460af95c5cbde0aba87d8386216a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/17042 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Mancini, Karina Carvalhohttps://orcid.org/0000000332750693http://lattes.cnpq.br/4993110466694381Braga, Ana Beatriz Tourinhohttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Prado, Gustavo Machadohttps://orcid.org/0000000200442656http://lattes.cnpq.br/3357539375137456Aoyama, Elisa Mitsukohttps://orcid.org/0000000231312782http://lattes.cnpq.br/02995860726907972024-05-30T01:42:11Z2024-05-30T01:42:11Z2022-12-22Considering the importance of photosynthesis for maintaining life and the difficulties in teaching and learning this content, this master's research aimed at the development and validation of a virtual platform on the photosynthesis process aimed at Science and Biology teachers. The platform (http://www.cmepenergiacelular.online/) presents a variety of resources (activities, experiments, articles, flash cards, didactic sequences, video links, online games, curiosities and courses and products) based on the rescue of knowledge students' prior experience, correlation with everyday life for meaningful learning and student autonomy, and the teacher's mediating role. The validation of the platform was carried out with professors of Science and Biology from the Profbio do Espírito Santo network and had two virtual moments: a questionnaire to analyze the profile of the participants and a questionnaire after exploring the platform. The tool was very well evaluated by the teachers, having received some suggestions for improvement and many speeches about its potential. The platform seems to have met the demands and anxieties of teachers regarding the teaching of photosynthesis.Considerando a importância da fotossíntese para a manutenção da vida e as dificuldades no ensino e aprendizagem deste conteúdo, a presente pesquisa de mestrado objetivou o desenvolvimento e validação de uma plataforma virtual sobre o processo de fotossíntese voltada para professores de Ciências e Biologia. A plataforma (http://www.cmepenergiacelular.online/) apresenta uma diversidade de recursos (atividades, experimentos, artigos, flashes cards, sequências didáticas, links de vídeos, jogos online, curiosidades e cursos e produtos) fundamentados no resgate dos saberes prévios dos alunos, correlação com o cotidiano para uma aprendizagem significativa e na autonomia do aluno e papel mediador do professor. A validação da plataforma foi realizada com professores de Ciências e Biologia da rede Profbio do Espírito Santo e contou com dois momentos virtuais: questionário para análise do perfil dos participantes e questionário após a exploração da plataforma. A ferramenta foi muito bem avaliada pelos professores, tendo recebido algumas sugestões para melhoria e muitos discursos sobre as potencialidades da mesma. A plataforma parece ter atendido às demandas e angústias dos professores com relação ao ensino de fotossíntese.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/17042porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Ensino na Educação BásicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação BásicaUFESBRCentro Universitário Norte do Espírito Santosubject.br-rjbnEnsinoTDICCiênciasCiênciasBiologiaBiologiaEnergia CelularEnergia CelularSiteSiteCONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESEtitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALAnaBeatrizTourinhoBraga-2022-Trabalho.pdfapplication/pdf9875495http://repositorio.ufes.br/bitstreams/f711bda1-7ae2-4bed-9493-0228f66d4fc0/download19e88a2312787a01930a25993337fa9aMD5110/170422024-07-25 10:50:49.033oai:repositorio.ufes.br:10/17042http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:56:25.831811Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
title.alternative |
title |
CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE |
spellingShingle |
CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE Braga, Ana Beatriz Tourinho Ensino TDIC Ciências Ciências Biologia Biologia Energia Celular Energia Celular Site Site subject.br-rjbn |
title_short |
CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE |
title_full |
CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE |
title_fullStr |
CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE |
title_full_unstemmed |
CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE |
title_sort |
CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE |
author |
Braga, Ana Beatriz Tourinho |
author_facet |
Braga, Ana Beatriz Tourinho |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv |
https://orcid.org/ |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mancini, Karina Carvalho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000000332750693 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4993110466694381 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Ana Beatriz Tourinho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Prado, Gustavo Machado |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000000200442656 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3357539375137456 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Aoyama, Elisa Mitsuko |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000000231312782 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0299586072690797 |
contributor_str_mv |
Mancini, Karina Carvalho Prado, Gustavo Machado Aoyama, Elisa Mitsuko |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ensino |
topic |
Ensino TDIC Ciências Ciências Biologia Biologia Energia Celular Energia Celular Site Site subject.br-rjbn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC Ciências Ciências Biologia Biologia Energia Celular Energia Celular Site Site |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
subject.br-rjbn |
description |
Considering the importance of photosynthesis for maintaining life and the difficulties in teaching and learning this content, this master's research aimed at the development and validation of a virtual platform on the photosynthesis process aimed at Science and Biology teachers. The platform (http://www.cmepenergiacelular.online/) presents a variety of resources (activities, experiments, articles, flash cards, didactic sequences, video links, online games, curiosities and courses and products) based on the rescue of knowledge students' prior experience, correlation with everyday life for meaningful learning and student autonomy, and the teacher's mediating role. The validation of the platform was carried out with professors of Science and Biology from the Profbio do Espírito Santo network and had two virtual moments: a questionnaire to analyze the profile of the participants and a questionnaire after exploring the platform. The tool was very well evaluated by the teachers, having received some suggestions for improvement and many speeches about its potential. The platform seems to have met the demands and anxieties of teachers regarding the teaching of photosynthesis. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-30T01:42:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-30T01:42:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/17042 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/17042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Ensino na Educação Básica |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro Universitário Norte do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Ensino na Educação Básica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/f711bda1-7ae2-4bed-9493-0228f66d4fc0/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19e88a2312787a01930a25993337fa9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022535072088064 |