Psicologia amefricana: escrevivências de grupos oprimidos para uma práxis libertadora
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/12514 |
Resumo: | This research sought to affirm the existence of an Amefrican Psychology, based on the centralization of black and indigenous epistemologies and their critical historicity, especially with regard to their movements and productions of knowledge in Brazilian, Latin American and Afro-diasporic territory. From Amefricanity as a counterpoint to the knowledge historically made official by colonial and imperialist Western psychology, he sought to think about methodological paths through samba as an escrevivência exercise. Finally, it aimed to promote a dialogue through the rescue of thinkers who once produced a counter-colonial knowledge, namely: the political-cultural category of Amefricanity, the Psychology of Liberation and the Kaingang Psychology. |
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Psicologia amefricana: escrevivências de grupos oprimidos para uma práxis libertadoraAmefricanidadeEpistemologiaLiteratura Afro-indígenaEscrevivênciaLibertaçãoPsicologiaThis research sought to affirm the existence of an Amefrican Psychology, based on the centralization of black and indigenous epistemologies and their critical historicity, especially with regard to their movements and productions of knowledge in Brazilian, Latin American and Afro-diasporic territory. From Amefricanity as a counterpoint to the knowledge historically made official by colonial and imperialist Western psychology, he sought to think about methodological paths through samba as an escrevivência exercise. Finally, it aimed to promote a dialogue through the rescue of thinkers who once produced a counter-colonial knowledge, namely: the political-cultural category of Amefricanity, the Psychology of Liberation and the Kaingang Psychology.Esta pesquisa buscou afirmar a existência de uma Psicologia Amefricana, a partir da centralização de epistemologias negras e indígenas e sua historicidade crítica, principalmente no que diz respeito aos seus movimentos e produções de conhecimento no território brasileiro, latino-americano e afro-diaspórico. A partir da amefricanidade como contraponto aos saberes historicamente oficializados pela psicologia ocidental colonial e imperialista, buscou pensar caminhos metodológicos através do samba como exercício de escrevivência. Por fim, teve como objetivo promover um diálogo através do resgate de pensadores que outrora produziram um saber contracolonial, a saber: a categoria político cultural de amefricanidade, a Psicologia da Libertação e a Psicologia Kaingang.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em Psicologia InstitucionalCentro de Ciências Humanas e NaturaisUFESPrograma de Pós-Graduação em Psicologia InstitucionalSiqueira, Luziane de Assis Ruelahttp://lattes.cnpq.br/6917111497820903http://lattes.cnpq.br/4754356227643370Cesar, Janaina Marianohttp://lattes.cnpq.br/6837127144059829Bock, Ana Merces BahiaMendes, Mayara Ferreira2024-05-29T20:55:22Z2024-05-29T20:55:22Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/12514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-10-07T08:41:57Zoai:repositorio.ufes.br:10/12514Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-07T08:41:57Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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