Formação continuada em instituições de educação infantil conveniadas sem fins lucrativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/13908 |
Resumo: | O trabalho desenvolve-se a partir da pesquisa coletiva intitulada “Mapeamento da educação infantil no Espírito Santo: formação continuada de Educadores”, realizado pelo Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae). Articulada com a pesquisa coletiva, esta tese efetiva-se no campo da formação de professores, no contexto da primeira etapa da educação básica. Focaliza o desenvolvimento da formação continuada (FC) em instituições de educação infantil conveniadas (IEICs). Trabalha com a hipótese de que a FC sofre impactos da política de convênio, apresentando particularidades de oferta de educação infantil no Espírito Santo. A partir da perspectiva teórico-metodológica dialógica (BAKHTIN, 2006, 2010a, 2010b, 2010c, 2011, 2013a, 2013b; FREIRE, 1976, 1978, 1986, 1997), trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com ações de análise documental de normativas legais e de levantamento da produção acadêmica e de caracterização das instituições conveniadas de EI e do ES. Para o trabalho de campo, desenvolve-se procedimentos de observação nas IEICs, de questionário e de entrevista semiestruturada por meio de registros em diário de campo, em fotografia e em gravação de áudio com profissionais de Secretarias de Educação e das IEICs. Apresenta, como resultados, apontamentos sobre a FC nas IEICs sem fins lucrativos do Espírito Santo, evidenciando o perfil das instituições, especialmente, abordando as ações de FC. Os dados indicam que os processos formativos são alterados pela política de convênio, impactando a participação, a vinculação e o direito à formação de professores, com efeitos na garantia dos direitos previstos em legislação, como a laicidade, a organização e a mobilização da FC. |
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Focaliza o desenvolvimento da formação continuada (FC) em instituições de educação infantil conveniadas (IEICs). Trabalha com a hipótese de que a FC sofre impactos da política de convênio, apresentando particularidades de oferta de educação infantil no Espírito Santo. A partir da perspectiva teórico-metodológica dialógica (BAKHTIN, 2006, 2010a, 2010b, 2010c, 2011, 2013a, 2013b; FREIRE, 1976, 1978, 1986, 1997), trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com ações de análise documental de normativas legais e de levantamento da produção acadêmica e de caracterização das instituições conveniadas de EI e do ES. Para o trabalho de campo, desenvolve-se procedimentos de observação nas IEICs, de questionário e de entrevista semiestruturada por meio de registros em diário de campo, em fotografia e em gravação de áudio com profissionais de Secretarias de Educação e das IEICs. 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Trabalha com a hipótese de que a FC sofre impactos da política de convênio, apresentando particularidades de oferta de educação infantil no Espírito Santo. A partir da perspectiva teórico-metodológica dialógica (BAKHTIN, 2006, 2010a, 2010b, 2010c, 2011, 2013a, 2013b; FREIRE, 1976, 1978, 1986, 1997), trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com ações de análise documental de normativas legais e de levantamento da produção acadêmica e de caracterização das instituições conveniadas de EI e do ES. Para o trabalho de campo, desenvolve-se procedimentos de observação nas IEICs, de questionário e de entrevista semiestruturada por meio de registros em diário de campo, em fotografia e em gravação de áudio com profissionais de Secretarias de Educação e das IEICs. Apresenta, como resultados, apontamentos sobre a FC nas IEICs sem fins lucrativos do Espírito Santo, evidenciando o perfil das instituições, especialmente, abordando as ações de FC. Os dados indicam que os processos formativos são alterados pela política de convênio, impactando a participação, a vinculação e o direito à formação de professores, com efeitos na garantia dos direitos previstos em legislação, como a laicidade, a organização e a mobilização da FC.Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/13908porUniversidade Federal do Espírito SantoDoutorado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de Educaçãosubject.br-rjbnEducaçãoEducação infantilFormação continuada de professoresInstituições conveniadasEarly childhood educationContinuing teacher educationAgreed institutionsFormação continuada em instituições de educação infantil conveniadas sem fins lucrativostitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_13984_TESE KALLYNE - VF - 21-02 pós banca.pdfapplication/pdf2128646http://repositorio.ufes.br/bitstreams/b2c12fb2-b0a6-48b2-a090-828a5867c466/download5686e8a5412c62821175adbf82dafd52MD5110/139082024-09-24 14:17:12.726oai:repositorio.ufes.br:10/13908http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:59:09.030510Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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