PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mardegan, Vinicius Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/14934
Resumo: The History of Science can be an important tool to provide support for meaningful learning of physical concepts. In this research, I develop a pre-test that will serve as an anchor for building a sequence of potentially significant Teaching Teaching CIFU,
id UFES_5db62980bf1a45457c399fb25b11394f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/14934
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Loyola, Gustavo Vialihttps://orcid.org/0000000294823176http://lattes.cnpq.br/6464661567161861Mardegan, Vinicius Teixeirahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Pereira, Marcia Regina Santanahttps://orcid.org/0000000199077953http://lattes.cnpq.br/1550221909303031Filho, Jose Bohlandhttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/2024-05-30T00:49:43Z2024-05-30T00:49:43Z2021-03-31The History of Science can be an important tool to provide support for meaningful learning of physical concepts. In this research, I develop a pre-test that will serve as an anchor for building a sequence of potentially significant Teaching Teaching CIFU,A História da Ciência pode ser uma importante ferramenta para fornecer subsídios para a aprendizagem significativa de conceitos físicos. Nesta pesquisa, desenvolvo um pré-teste que irá servir como um ancora para a construção de uma sequência de didática dTexthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/14934porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Ensino de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFESBRCentro de Ciências Exatassubject.br-rjbnEnsino de Ciências e MatemáticaPalavra-chavePROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAPROPOSAL FOR TEACHING SEQUENCE ON ELECTROSTATICS FOR HIGH SCHOOL USING EXPERIMENTS AND SIMULATORS INSPIRED IN THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNINGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALViniciusTeixeiraMardegan-2021-dissertacao.pdfapplication/pdf30845438http://repositorio.ufes.br/bitstreams/b6d829f2-ff64-46cb-858c-0c4159ee6cf4/downloadc6ccd06565d9d5a8e3512a5e493579adMD5110/149342024-07-01 16:30:38.853oai:repositorio.ufes.br:10/14934http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-01T16:30:38Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
dc.title.alternative.none.fl_str_mv PROPOSAL FOR TEACHING SEQUENCE ON ELECTROSTATICS FOR HIGH SCHOOL USING EXPERIMENTS AND SIMULATORS INSPIRED IN THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNING
title PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
spellingShingle PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Mardegan, Vinicius Teixeira
Ensino de Ciências e Matemática
Palavra-chave
subject.br-rjbn
title_short PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_fullStr PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full_unstemmed PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_sort PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
author Mardegan, Vinicius Teixeira
author_facet Mardegan, Vinicius Teixeira
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loyola, Gustavo Viali
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000294823176
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6464661567161861
dc.contributor.author.fl_str_mv Mardegan, Vinicius Teixeira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Marcia Regina Santana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000199077953
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1550221909303031
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Filho, Jose Bohland
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
contributor_str_mv Loyola, Gustavo Viali
Pereira, Marcia Regina Santana
Filho, Jose Bohland
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ensino de Ciências e Matemática
topic Ensino de Ciências e Matemática
Palavra-chave
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv Palavra-chave
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description The History of Science can be an important tool to provide support for meaningful learning of physical concepts. In this research, I develop a pre-test that will serve as an anchor for building a sequence of potentially significant Teaching Teaching CIFU,
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-30T00:49:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-30T00:49:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/14934
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/14934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Ensino de Física
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/b6d829f2-ff64-46cb-858c-0c4159ee6cf4/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c6ccd06565d9d5a8e3512a5e493579ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309175484809216