PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/14934 |
Resumo: | The History of Science can be an important tool to provide support for meaningful learning of physical concepts. In this research, I develop a pre-test that will serve as an anchor for building a sequence of potentially significant Teaching Teaching CIFU, |
id |
UFES_5db62980bf1a45457c399fb25b11394f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/14934 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAPROPOSAL FOR TEACHING SEQUENCE ON ELECTROSTATICS FOR HIGH SCHOOL USING EXPERIMENTS AND SIMULATORS INSPIRED IN THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNINGPalavra-chavesubject.br-rjbnEnsino de Ciências e MatemáticaThe History of Science can be an important tool to provide support for meaningful learning of physical concepts. In this research, I develop a pre-test that will serve as an anchor for building a sequence of potentially significant Teaching Teaching CIFU,A História da Ciência pode ser uma importante ferramenta para fornecer subsídios para a aprendizagem significativa de conceitos físicos. Nesta pesquisa, desenvolvo um pré-teste que irá servir como um ancora para a construção de uma sequência de didática dUniversidade Federal do Espírito SantoBRMestrado Profissional em Ensino de FísicaCentro de Ciências ExatasUFESPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaLoyola, Gustavo Vialihttps://orcid.org/0000000294823176http://lattes.cnpq.br/6464661567161861https://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Pereira, Marcia Regina Santanahttps://orcid.org/0000000199077953http://lattes.cnpq.br/1550221909303031Filho, Jose Bohlandhttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Mardegan, Vinicius Teixeira2024-05-30T00:49:43Z2024-05-30T00:49:43Z2021-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/14934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-07-18T06:00:50Zoai:repositorio.ufes.br:10/14934Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-18T06:00:50Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSAL FOR TEACHING SEQUENCE ON ELECTROSTATICS FOR HIGH SCHOOL USING EXPERIMENTS AND SIMULATORS INSPIRED IN THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNING |
title |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
spellingShingle |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Mardegan, Vinicius Teixeira Palavra-chave subject.br-rjbn Ensino de Ciências e Matemática |
title_short |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_full |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_fullStr |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_sort |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
author |
Mardegan, Vinicius Teixeira |
author_facet |
Mardegan, Vinicius Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loyola, Gustavo Viali https://orcid.org/0000000294823176 http://lattes.cnpq.br/6464661567161861 https://orcid.org/ http://lattes.cnpq.br/ Pereira, Marcia Regina Santana https://orcid.org/0000000199077953 http://lattes.cnpq.br/1550221909303031 Filho, Jose Bohland https://orcid.org/ http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mardegan, Vinicius Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavra-chave subject.br-rjbn Ensino de Ciências e Matemática |
topic |
Palavra-chave subject.br-rjbn Ensino de Ciências e Matemática |
description |
The History of Science can be an important tool to provide support for meaningful learning of physical concepts. In this research, I develop a pre-test that will serve as an anchor for building a sequence of potentially significant Teaching Teaching CIFU, |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-31 2024-05-30T00:49:43Z 2024-05-30T00:49:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/14934 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/14934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado Profissional em Ensino de Física Centro de Ciências Exatas UFES Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado Profissional em Ensino de Física Centro de Ciências Exatas UFES Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1825904503699800064 |