AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonomo, Bruna de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/14742
Resumo: The present study aimed to analyze the pedagogical practices used in chemistry teaching for high school students with intellectual disabilities, identifying the challenges and possibilities existing in the learning teaching process in this discipline, whi
id UFES_6e9798c715987b8beff7dde21a6a47f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/14742
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Mendes, Ana Nery Furlanhttps://orcid.org/0000000164885483http://lattes.cnpq.br/8266113579775016Bonomo, Bruna de Oliveirahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Nunes, Isabel Matoshttps://orcid.org/0000000191276384http://lattes.cnpq.br/1434416276486446Magalhaes, Rita de Cassia Barbosa Paivahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/2024-05-30T00:49:29Z2024-05-30T00:49:29Z2021-06-30The present study aimed to analyze the pedagogical practices used in chemistry teaching for high school students with intellectual disabilities, identifying the challenges and possibilities existing in the learning teaching process in this discipline, whiO presente estudo tratou de analisar as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de química para estudantes do ensino médio com deficiência intelectual, identificando os desafios e as possibilidades existentes no processo de ensino aprendizagem nesta disTexthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/14742porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Ensino na Educação BásicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação BásicaUFESBRCentro Universitário Norte do Espírito Santosubject.br-rjbnEnsinoPalavra-chaveAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.title.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALBrunadeOliveiraBonomo-2021-dissertacao-LIVRE.pdfapplication/pdf1676751http://repositorio.ufes.br/bitstreams/37bd6e33-a47d-4b45-b208-80c893333045/downloadbcb49e020b4faf03d5dffbf4da42539bMD5110/147422024-06-20 11:16:30.199oai:repositorio.ufes.br:10/14742http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-20T11:16:30Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.
dc.title.alternative.none.fl_str_mv title.alternative
title AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.
spellingShingle AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.
Bonomo, Bruna de Oliveira
Ensino
Palavra-chave
subject.br-rjbn
title_short AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.
title_full AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.
title_fullStr AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.
title_full_unstemmed AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.
title_sort AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.
author Bonomo, Bruna de Oliveira
author_facet Bonomo, Bruna de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Ana Nery Furlan
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000164885483
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8266113579775016
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonomo, Bruna de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nunes, Isabel Matos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000191276384
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1434416276486446
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Magalhaes, Rita de Cassia Barbosa Paiva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
contributor_str_mv Mendes, Ana Nery Furlan
Nunes, Isabel Matos
Magalhaes, Rita de Cassia Barbosa Paiva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ensino
topic Ensino
Palavra-chave
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv Palavra-chave
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description The present study aimed to analyze the pedagogical practices used in chemistry teaching for high school students with intellectual disabilities, identifying the challenges and possibilities existing in the learning teaching process in this discipline, whi
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-30T00:49:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-30T00:49:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/14742
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/14742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Ensino na Educação Básica
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro Universitário Norte do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Ensino na Educação Básica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/37bd6e33-a47d-4b45-b208-80c893333045/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bcb49e020b4faf03d5dffbf4da42539b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309215698747392