Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147 |
Resumo: | The main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks. |
id |
UFES_76c2964074801e55797b62d8b9947d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/17147 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamentaltitle.alternativeEducação matemáticaTarefas desplugadasCiência da Computaçãosubject.br-rjbnEnsinoThe main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks.O projeto tem como principal objetivo investigar as possibilidades de ensinar matemática por meio das Tarefas de Computação Desplugada para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Busca–se também avaliar se o uso das tarefas favoreceu o desenvolvimento do Pensamento Computacional das crianças. Estudos anteriores demonstraram que tarefas que usam a computação (plugada ou desplugada) favorecem o ensino e a aprendizagem, sobretudo se forem inseridas nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No entanto, para aprofundarmos o conhecimento, discutimos a aplicação dessas tarefas sob a perspectiva de Papert e Wing. Os dados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa, com base na Análise de Conteúdo da Laurence Bardin (2011). Os resultados indicam que as Tarefas de Computação Desplugada podem ser uma opção para inserir no processo educacional, especificamente no ensino da disciplina de Matemática. Para isso, seria necessários a disponibilidade de materiais e um suporte pedagógico. As tarefas trariam um bom resultado se fossem inseridas desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, pois o ensino sem máquinas seria mais interessante e os alunos sempre estariam empolgados para tarefas diferenciadas.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em Ensino na Educação BásicaCentro Universitário Norte do Espírito SantoUFESPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação BásicaCardoso, Valdinei Cezarhttps://orcid.org/000000016620862Xhttp://lattes.cnpq.br/3560165817659228https://orcid.org/0000-0001-6996-7701http://lattes.cnpq.br/6765032873749771Oliveira, Alex Jordane dehttps://orcid.org/0000-0001-8666-3275http://lattes.cnpq.br/4757448370149537Nunes, Isabel Matoshttps://orcid.org/0000000191276384http://lattes.cnpq.br/1434416276486446Mantegazini, Dhangeli Zuliani2024-05-30T01:42:32Z2024-05-30T01:42:32Z2023-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/17147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-08-06T09:25:10Zoai:repositorio.ufes.br:10/17147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-08-06T09:25:10Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental title.alternative |
title |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental Mantegazini, Dhangeli Zuliani Educação matemática Tarefas desplugadas Ciência da Computação subject.br-rjbn Ensino |
title_short |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
title_full |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
author |
Mantegazini, Dhangeli Zuliani |
author_facet |
Mantegazini, Dhangeli Zuliani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Valdinei Cezar https://orcid.org/000000016620862X http://lattes.cnpq.br/3560165817659228 https://orcid.org/0000-0001-6996-7701 http://lattes.cnpq.br/6765032873749771 Oliveira, Alex Jordane de https://orcid.org/0000-0001-8666-3275 http://lattes.cnpq.br/4757448370149537 Nunes, Isabel Matos https://orcid.org/0000000191276384 http://lattes.cnpq.br/1434416276486446 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mantegazini, Dhangeli Zuliani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Tarefas desplugadas Ciência da Computação subject.br-rjbn Ensino |
topic |
Educação matemática Tarefas desplugadas Ciência da Computação subject.br-rjbn Ensino |
description |
The main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-31 2024-05-30T01:42:32Z 2024-05-30T01:42:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado em Ensino na Educação Básica Centro Universitário Norte do Espírito Santo UFES Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado em Ensino na Educação Básica Centro Universitário Norte do Espírito Santo UFES Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1825904475350499328 |