Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147 |
Resumo: | The main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks. |
id |
UFES_76c2964074801e55797b62d8b9947d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/17147 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Cardoso, Valdinei Cezarhttps://orcid.org/000000016620862Xhttp://lattes.cnpq.br/3560165817659228Mantegazini, Dhangeli Zulianihttps://orcid.org/0000-0001-6996-7701http://lattes.cnpq.br/6765032873749771Oliveira, Alex Jordane dehttps://orcid.org/0000-0001-8666-3275http://lattes.cnpq.br/4757448370149537Nunes, Isabel Matoshttps://orcid.org/0000000191276384http://lattes.cnpq.br/14344162764864462024-05-30T01:42:32Z2024-05-30T01:42:32Z2023-05-31The main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks.O projeto tem como principal objetivo investigar as possibilidades de ensinar matemática por meio das Tarefas de Computação Desplugada para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Busca–se também avaliar se o uso das tarefas favoreceu o desenvolvimento do Pensamento Computacional das crianças. Estudos anteriores demonstraram que tarefas que usam a computação (plugada ou desplugada) favorecem o ensino e a aprendizagem, sobretudo se forem inseridas nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No entanto, para aprofundarmos o conhecimento, discutimos a aplicação dessas tarefas sob a perspectiva de Papert e Wing. Os dados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa, com base na Análise de Conteúdo da Laurence Bardin (2011). Os resultados indicam que as Tarefas de Computação Desplugada podem ser uma opção para inserir no processo educacional, especificamente no ensino da disciplina de Matemática. Para isso, seria necessários a disponibilidade de materiais e um suporte pedagógico. As tarefas trariam um bom resultado se fossem inseridas desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, pois o ensino sem máquinas seria mais interessante e os alunos sempre estariam empolgados para tarefas diferenciadas.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/17147porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Ensino na Educação BásicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação BásicaUFESBRCentro Universitário Norte do Espírito Santosubject.br-rjbnEnsinoEducação matemáticaTarefas desplugadasCiência da ComputaçãoEnsino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamentaltitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDhangeliZulianiMantegazini-2023-Trabalho.pdfapplication/pdf5096868http://repositorio.ufes.br/bitstreams/af1c57ec-aef7-45fc-874a-a40f4bdde2ee/download36e1b0cc0ff81e5b26e74af67be86985MD5110/171472024-08-06 09:25:10.866oai:repositorio.ufes.br:10/17147http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:54:26.396756Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
title.alternative |
title |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental Mantegazini, Dhangeli Zuliani Ensino Educação matemática Tarefas desplugadas Ciência da Computação subject.br-rjbn |
title_short |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
title_full |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental |
author |
Mantegazini, Dhangeli Zuliani |
author_facet |
Mantegazini, Dhangeli Zuliani |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6996-7701 |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6765032873749771 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Valdinei Cezar |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/000000016620862X |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3560165817659228 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mantegazini, Dhangeli Zuliani |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Alex Jordane de |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8666-3275 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4757448370149537 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nunes, Isabel Matos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000000191276384 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1434416276486446 |
contributor_str_mv |
Cardoso, Valdinei Cezar Oliveira, Alex Jordane de Nunes, Isabel Matos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ensino |
topic |
Ensino Educação matemática Tarefas desplugadas Ciência da Computação subject.br-rjbn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Tarefas desplugadas Ciência da Computação |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
subject.br-rjbn |
description |
The main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-30T01:42:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-30T01:42:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Ensino na Educação Básica |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro Universitário Norte do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Ensino na Educação Básica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/af1c57ec-aef7-45fc-874a-a40f4bdde2ee/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36e1b0cc0ff81e5b26e74af67be86985 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022520901632000 |