Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantegazini, Dhangeli Zuliani
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147
Resumo: The main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks.
id UFES_76c2964074801e55797b62d8b9947d4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/17147
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamentaltitle.alternativeEducação matemáticaTarefas desplugadasCiência da Computaçãosubject.br-rjbnEnsinoThe main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks.O projeto tem como principal objetivo investigar as possibilidades de ensinar matemática por meio das Tarefas de Computação Desplugada para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Busca–se também avaliar se o uso das tarefas favoreceu o desenvolvimento do Pensamento Computacional das crianças. Estudos anteriores demonstraram que tarefas que usam a computação (plugada ou desplugada) favorecem o ensino e a aprendizagem, sobretudo se forem inseridas nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No entanto, para aprofundarmos o conhecimento, discutimos a aplicação dessas tarefas sob a perspectiva de Papert e Wing. Os dados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa, com base na Análise de Conteúdo da Laurence Bardin (2011). Os resultados indicam que as Tarefas de Computação Desplugada podem ser uma opção para inserir no processo educacional, especificamente no ensino da disciplina de Matemática. Para isso, seria necessários a disponibilidade de materiais e um suporte pedagógico. As tarefas trariam um bom resultado se fossem inseridas desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, pois o ensino sem máquinas seria mais interessante e os alunos sempre estariam empolgados para tarefas diferenciadas.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em Ensino na Educação BásicaCentro Universitário Norte do Espírito SantoUFESPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação BásicaCardoso, Valdinei Cezarhttps://orcid.org/000000016620862Xhttp://lattes.cnpq.br/3560165817659228https://orcid.org/0000-0001-6996-7701http://lattes.cnpq.br/6765032873749771Oliveira, Alex Jordane dehttps://orcid.org/0000-0001-8666-3275http://lattes.cnpq.br/4757448370149537Nunes, Isabel Matoshttps://orcid.org/0000000191276384http://lattes.cnpq.br/1434416276486446Mantegazini, Dhangeli Zuliani2024-05-30T01:42:32Z2024-05-30T01:42:32Z2023-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/17147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-08-06T09:25:10Zoai:repositorio.ufes.br:10/17147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-08-06T09:25:10Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
title.alternative
title Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
spellingShingle Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
Mantegazini, Dhangeli Zuliani
Educação matemática
Tarefas desplugadas
Ciência da Computação
subject.br-rjbn
Ensino
title_short Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
title_full Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
title_fullStr Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
title_sort Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
author Mantegazini, Dhangeli Zuliani
author_facet Mantegazini, Dhangeli Zuliani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Valdinei Cezar
https://orcid.org/000000016620862X
http://lattes.cnpq.br/3560165817659228
https://orcid.org/0000-0001-6996-7701
http://lattes.cnpq.br/6765032873749771
Oliveira, Alex Jordane de
https://orcid.org/0000-0001-8666-3275
http://lattes.cnpq.br/4757448370149537
Nunes, Isabel Matos
https://orcid.org/0000000191276384
http://lattes.cnpq.br/1434416276486446
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantegazini, Dhangeli Zuliani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Tarefas desplugadas
Ciência da Computação
subject.br-rjbn
Ensino
topic Educação matemática
Tarefas desplugadas
Ciência da Computação
subject.br-rjbn
Ensino
description The main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-31
2024-05-30T01:42:32Z
2024-05-30T01:42:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Ensino na Educação Básica
Centro Universitário Norte do Espírito Santo
UFES
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Ensino na Educação Básica
Centro Universitário Norte do Espírito Santo
UFES
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1825904475350499328