Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantegazini, Dhangeli Zuliani
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147
Resumo: The main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks.
id UFES_76c2964074801e55797b62d8b9947d4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/17147
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Cardoso, Valdinei Cezarhttps://orcid.org/000000016620862Xhttp://lattes.cnpq.br/3560165817659228Mantegazini, Dhangeli Zulianihttps://orcid.org/0000-0001-6996-7701http://lattes.cnpq.br/6765032873749771Oliveira, Alex Jordane dehttps://orcid.org/0000-0001-8666-3275http://lattes.cnpq.br/4757448370149537Nunes, Isabel Matoshttps://orcid.org/0000000191276384http://lattes.cnpq.br/14344162764864462024-05-30T01:42:32Z2024-05-30T01:42:32Z2023-05-31The main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks.O projeto tem como principal objetivo investigar as possibilidades de ensinar matemática por meio das Tarefas de Computação Desplugada para alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Busca–se também avaliar se o uso das tarefas favoreceu o desenvolvimento do Pensamento Computacional das crianças. Estudos anteriores demonstraram que tarefas que usam a computação (plugada ou desplugada) favorecem o ensino e a aprendizagem, sobretudo se forem inseridas nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No entanto, para aprofundarmos o conhecimento, discutimos a aplicação dessas tarefas sob a perspectiva de Papert e Wing. Os dados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa, com base na Análise de Conteúdo da Laurence Bardin (2011). Os resultados indicam que as Tarefas de Computação Desplugada podem ser uma opção para inserir no processo educacional, especificamente no ensino da disciplina de Matemática. Para isso, seria necessários a disponibilidade de materiais e um suporte pedagógico. As tarefas trariam um bom resultado se fossem inseridas desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, pois o ensino sem máquinas seria mais interessante e os alunos sempre estariam empolgados para tarefas diferenciadas.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/17147porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Ensino na Educação BásicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação BásicaUFESBRCentro Universitário Norte do Espírito Santosubject.br-rjbnEnsinoEducação matemáticaTarefas desplugadasCiência da ComputaçãoEnsino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamentaltitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDhangeliZulianiMantegazini-2023-Trabalho.pdfapplication/pdf5096868http://repositorio.ufes.br/bitstreams/af1c57ec-aef7-45fc-874a-a40f4bdde2ee/download36e1b0cc0ff81e5b26e74af67be86985MD5110/171472024-08-06 09:25:10.866oai:repositorio.ufes.br:10/17147http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:54:26.396756Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
dc.title.alternative.none.fl_str_mv title.alternative
title Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
spellingShingle Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
Mantegazini, Dhangeli Zuliani
Ensino
Educação matemática
Tarefas desplugadas
Ciência da Computação
subject.br-rjbn
title_short Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
title_full Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
title_fullStr Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
title_sort Ensino dos conteúdos matemáticos por meio de tarefas de computação desplugada para uma turma do 4º ano do ensino fundamental
author Mantegazini, Dhangeli Zuliani
author_facet Mantegazini, Dhangeli Zuliani
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6996-7701
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6765032873749771
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Valdinei Cezar
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/000000016620862X
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3560165817659228
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantegazini, Dhangeli Zuliani
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Alex Jordane de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8666-3275
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4757448370149537
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nunes, Isabel Matos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000191276384
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1434416276486446
contributor_str_mv Cardoso, Valdinei Cezar
Oliveira, Alex Jordane de
Nunes, Isabel Matos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ensino
topic Ensino
Educação matemática
Tarefas desplugadas
Ciência da Computação
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Tarefas desplugadas
Ciência da Computação
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description The main objective of the project is to investigate the possibilities of teaching mathematics through Unplugged Computing Tasks for students in the fourth year of Elementary School. We also seek to assess whether the use of tasks favored the development of children's Computational Thinking. Previous studies have shown that tasks that use computing (plugged in or Unplugged) favor teaching and learning, especially if they are inserted in the first years of Elementary School. However, to deepen the knowledge, we discuss the application of these tasks from the perspective of Papert and Wing. Data were analyzed from a qualitative perspective, based on Content Analysis by Laurence Bardin (2011). The results indicate that Unplugged Computing Tasks can be an option to insert in the educational process, specifically in the teaching of Mathematics. For this, the availability of materials and pedagogical support would be necessary. The tasks would bring a good result if they were inserted from the first year of elementary school, as teaching without machines would be more interesting and students would always be excited for different tasks.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-30T01:42:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-30T01:42:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/17147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Ensino na Educação Básica
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro Universitário Norte do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Ensino na Educação Básica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/af1c57ec-aef7-45fc-874a-a40f4bdde2ee/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 36e1b0cc0ff81e5b26e74af67be86985
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022520901632000