A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barille, Franciele
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000g8ss
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15363
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
id UFSM_5b3dce632ebb238f18a7d254cc8fdc29
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15363
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantilLa computación desplugada en el desarrollo del raciocinio lógico en la educación infantilComputação desplugadaEducação infantilRaciocínio lógicoComputación desplugadaEducación infantilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.En nuestro cotidiano cada vez más estamos en contacto con la tecnología, junto con los beneficios traídos por ella. Así, en el ámbito educativo no ocurre de forma diferente, siendo que eso nos favorece en la practicidad, en el lúdico, en la divulgación, en el desarrollo de las actividades, entre otros. El contexto del aula está en constante transformación y perfeccionamiento, tanto a través de las tecnologías y de las relaciones en la sociedad, como de la constitución de las familias. En esta perspectiva, este trabajo desarrolló el tema Computación Desplugada en el desarrollo del raciocinio lógico en la Educación Infantil, buscando abordar el siguiente problema: cuáles son los beneficios y cuál es la importancia de la Computación Desplugada en el desarrollo del raciocinio lógico en la Educación Infantil. La metodología de la investigación utilizada fue cualitativa y exploratoria, siendo realizadas observaciones de los educados, a través de los registros del diario de a bordo. La propuesta trae indicios que la mayoría de los estudiantes de la clase de Maternal II comprendió las situaciones de lateralidad (derecha o izquierda) y también avanzaron en relación al trabajo en equipo y en la acción de ayudar al compañero. Se observó que las actividades desarrolladas de la Computación Desplugada fueron bien aceptadas por los niños y las realizaron con alegría y entusiasmo.No nosso cotidiano cada vez mais estamos em contato com a tecnologia, juntamente com os benefícios trazidos por ela. Assim, no âmbito educacional não ocorre de forma diferente, sendo que isso nos favorece na praticidade, no lúdico, na divulgação, no desenvolvimento das atividades, entre outros. O contexto da sala de aula está em constante transformação e aprimoramento, tanto através das tecnologias e das relações na sociedade, quanto da constituição das famílias. Nessa perspectiva, este trabalho desenvolveu o tema Computação Desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na Educação Infantil, buscando abordar o seguinte problema: quais são os benefícios e qual a importância da Computação Desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na Educação Infantil? A metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa e exploratória, sendo realizadas observações dos educandos, através dos registros em diário de bordo. A proposta trouxe indícios de que a maioria dos estudantes da turma do Maternal II compreendeu as situações de lateralidade (direita ou esquerda) e também avançou em relação ao trabalho em equipe e na ação de ajudar o colega. Observou-se que as atividades desenvolvidas da Computação Desplugada foram bem aceitas pelas crianças, que as realizaram com alegria e entusiasmo.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoBernardi, GilianeBarille, Franciele2019-01-16T10:27:42Z2019-01-16T10:27:42Z2018-11-302018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15363ark:/26339/001300000g8ssporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-17T05:04:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-17T05:04:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
La computación desplugada en el desarrollo del raciocinio lógico en la educación infantil
title A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
spellingShingle A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
Barille, Franciele
Computação desplugada
Educação infantil
Raciocínio lógico
Computación desplugada
Educación infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
title_full A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
title_fullStr A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
title_full_unstemmed A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
title_sort A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
author Barille, Franciele
author_facet Barille, Franciele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardi, Giliane
dc.contributor.author.fl_str_mv Barille, Franciele
dc.subject.por.fl_str_mv Computação desplugada
Educação infantil
Raciocínio lógico
Computación desplugada
Educación infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Computação desplugada
Educação infantil
Raciocínio lógico
Computación desplugada
Educación infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
2018
2019-01-16T10:27:42Z
2019-01-16T10:27:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15363
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000g8ss
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15363
identifier_str_mv ark:/26339/001300000g8ss
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172338191171584