A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Janyne Soares Braga
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/14440
Resumo: Science teaching in the final grades of elementary school is permeated with challenges that affect the quality of the teaching and learning process. On the one hand, we find licensed teachers in science teaching chemistry and physics content, and most of
id UFES_8021d4f5629b17e2761c30785a200bb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/14440
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Bianco, Gilmenehttps://orcid.org/0000000226545370http://lattes.cnpq.br/0111900440522917Pires, Janyne Soares Bragahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Prado, Gustavo Machadohttps://orcid.org/0000000200442656http://lattes.cnpq.br/3357539375137456Silva, Erica Duartehttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/54908968889243092024-05-30T00:49:10Z2024-05-30T00:49:10Z2021-03-31Science teaching in the final grades of elementary school is permeated with challenges that affect the quality of the teaching and learning process. On the one hand, we find licensed teachers in science teaching chemistry and physics content, and most ofO ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental é permeado de desafios que afetam a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. De um lado, encontramos professores licenciados em Ciências, ministrando conteúdos de Química e Física, sendoTexthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/14440porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Ensino na Educação BásicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação BásicaUFESBRCentro Universitário Norte do Espírito Santosubject.br-rjbnEnsinoPalavra-chaveA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIENCIAS NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALJanyneSoaresBragaPires-2021-dissertacao.pdfapplication/pdf3627101http://repositorio.ufes.br/bitstreams/11ed9c44-82d7-477a-a2ef-ef52782f4e94/download9cba113f8c141c317acb572d60d8ca16MD5110/144402024-07-18 06:00:29.384oai:repositorio.ufes.br:10/14440http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T18:01:23.166666Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
dc.title.alternative.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIENCIAS NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Pires, Janyne Soares Braga
Ensino
Palavra-chave
subject.br-rjbn
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
author Pires, Janyne Soares Braga
author_facet Pires, Janyne Soares Braga
author_role author
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bianco, Gilmene
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000226545370
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0111900440522917
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Janyne Soares Braga
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Prado, Gustavo Machado
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000000200442656
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3357539375137456
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Erica Duarte
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5490896888924309
contributor_str_mv Bianco, Gilmene
Prado, Gustavo Machado
Silva, Erica Duarte
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ensino
topic Ensino
Palavra-chave
subject.br-rjbn
dc.subject.por.fl_str_mv Palavra-chave
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv subject.br-rjbn
description Science teaching in the final grades of elementary school is permeated with challenges that affect the quality of the teaching and learning process. On the one hand, we find licensed teachers in science teaching chemistry and physics content, and most of
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-30T00:49:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-30T00:49:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/14440
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/14440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Ensino na Educação Básica
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro Universitário Norte do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Ensino na Educação Básica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/11ed9c44-82d7-477a-a2ef-ef52782f4e94/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 9cba113f8c141c317acb572d60d8ca16
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022570639785984