Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/9865 |
Resumo: | Although the use Debate of Thesis pedagogical architecture is desirable, its use is not trivial for the teacher who coordinates the debate. Our research seeks to find contributions to such coordination, reaching the designation task of reviewers and reuse of theses its focus by offering a solution that aims to enhance its use in order to contribute to this tool. The theses are important tools in the debate, as well as propose their theme, seek to place participants in situations that promote the clash of ideas and therefore the acquisition of knowledge, and interesting to create a database of theses for reference and reuse. For this exchange to take place it is necessary to determine the couple who acted in the arguments of shock, work coordinator that can be brokered by a less dependent on their actions system. In this paper we propose a conceptual model, and a proposal to implement a prototype for Educational Architecture Thesis Debate that takes into account the requirements set out in its conceptual proposal not only includes the features. We also present a working prototype that besides the basic functionality includes the features that have been studying the objects that originated the dissertation. |
id |
UFES_849639a80693358c79a217e5bfbb5f20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/9865 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Menezes, Crediné Silva deFernandes Junior, José Ilton ChiaradiaCastro Junior, Alberto Nogueira deTavares, Orivaldo de Lira2018-08-02T00:03:55Z2018-08-012018-08-02T00:03:55Z2015-11-30Although the use Debate of Thesis pedagogical architecture is desirable, its use is not trivial for the teacher who coordinates the debate. Our research seeks to find contributions to such coordination, reaching the designation task of reviewers and reuse of theses its focus by offering a solution that aims to enhance its use in order to contribute to this tool. The theses are important tools in the debate, as well as propose their theme, seek to place participants in situations that promote the clash of ideas and therefore the acquisition of knowledge, and interesting to create a database of theses for reference and reuse. For this exchange to take place it is necessary to determine the couple who acted in the arguments of shock, work coordinator that can be brokered by a less dependent on their actions system. In this paper we propose a conceptual model, and a proposal to implement a prototype for Educational Architecture Thesis Debate that takes into account the requirements set out in its conceptual proposal not only includes the features. We also present a working prototype that besides the basic functionality includes the features that have been studying the objects that originated the dissertation.Embora o uso da arquitetura pedagógica Debate de Teses seja desejável, seu uso não é algo trivial para o professor que coordena o debate. Nossa pesquisa busca encontrar contribuições para essa coordenação, alcançando na tarefa de designação de revisores e reaproveitamento das teses seu foco de atuação, propondo uma solução que objetiva potencializar seu uso, de forma a contribuir com essa ferramenta. As teses são instrumentos importantes no debate, pois além de propor seu tema, buscam colocar os participantes em situações que promovam o choque de ideias e consequentemente a construção do conhecimento, sendo interessante que se crie um banco de teses para consulta e reutilização. Para que essa troca ocorra é necessário que se determine os pares que atuaram no choque de argumentações, trabalho do coordenador que pode ser intermediado por um sistema menos dependente de suas ações. Neste trabalho propomos um modelo conceitual, uma proposta de implementação e um protótipo para a Arquitetura Pedagógica Debate de Teses que, contempla os requisitos definido na sua proposta conceitual além de contemplar as funcionalidades. Apresentamos ainda um protótipo funcional que além das funcionalidades básicas contempla as funcionalidades que foram objetos do estudo que originou a dissertação.TextFERNANDES JUNIOR, José Ilton Chiaradia. Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2015.http://repositorio.ufes.br/handle/10/9865porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em InformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFESBRCentro TecnológicoPedagogical architecturesDebate of thesesComputing in educationArquiteturas pedagógicasAprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL)Debate de TesesInformática na educaçãoTeses - Discussões e debatesCiência da Computação004Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de tesesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALUM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA ARQUITETURA PEDAGÓGICA DEBATE DE TESES_versaoFinal.pdfapplication/pdf3347296http://repositorio.ufes.br/bitstreams/0e973e3b-1a31-4f65-aa7e-ec85aa9d6c17/download4b6a19f7cdde22c28145fc70c241c946MD5110/98652024-06-28 16:09:35.362oai:repositorio.ufes.br:10/9865http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-28T16:09:35Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses |
title |
Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses |
spellingShingle |
Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses Fernandes Junior, José Ilton Chiaradia Pedagogical architectures Debate of theses Computing in education Arquiteturas pedagógicas Aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL) Debate de Teses Ciência da Computação Informática na educação Teses - Discussões e debates 004 |
title_short |
Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses |
title_full |
Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses |
title_fullStr |
Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses |
title_full_unstemmed |
Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses |
title_sort |
Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses |
author |
Fernandes Junior, José Ilton Chiaradia |
author_facet |
Fernandes Junior, José Ilton Chiaradia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes, Crediné Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Junior, José Ilton Chiaradia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Castro Junior, Alberto Nogueira de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Tavares, Orivaldo de Lira |
contributor_str_mv |
Menezes, Crediné Silva de Castro Junior, Alberto Nogueira de Tavares, Orivaldo de Lira |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical architectures Debate of theses Computing in education |
topic |
Pedagogical architectures Debate of theses Computing in education Arquiteturas pedagógicas Aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL) Debate de Teses Ciência da Computação Informática na educação Teses - Discussões e debates 004 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquiteturas pedagógicas Aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL) Debate de Teses |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciência da Computação |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Informática na educação Teses - Discussões e debates |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
004 |
description |
Although the use Debate of Thesis pedagogical architecture is desirable, its use is not trivial for the teacher who coordinates the debate. Our research seeks to find contributions to such coordination, reaching the designation task of reviewers and reuse of theses its focus by offering a solution that aims to enhance its use in order to contribute to this tool. The theses are important tools in the debate, as well as propose their theme, seek to place participants in situations that promote the clash of ideas and therefore the acquisition of knowledge, and interesting to create a database of theses for reference and reuse. For this exchange to take place it is necessary to determine the couple who acted in the arguments of shock, work coordinator that can be brokered by a less dependent on their actions system. In this paper we propose a conceptual model, and a proposal to implement a prototype for Educational Architecture Thesis Debate that takes into account the requirements set out in its conceptual proposal not only includes the features. We also present a working prototype that besides the basic functionality includes the features that have been studying the objects that originated the dissertation. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-02T00:03:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-01 2018-08-02T00:03:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES JUNIOR, José Ilton Chiaradia. Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/9865 |
identifier_str_mv |
FERNANDES JUNIOR, José Ilton Chiaradia. Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2015. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/9865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Informática |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro Tecnológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Informática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/0e973e3b-1a31-4f65-aa7e-ec85aa9d6c17/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b6a19f7cdde22c28145fc70c241c946 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1804309207111958528 |