Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Junior, José Ilton Chiaradia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9865
Resumo: Although the use Debate of Thesis pedagogical architecture is desirable, its use is not trivial for the teacher who coordinates the debate. Our research seeks to find contributions to such coordination, reaching the designation task of reviewers and reuse of theses its focus by offering a solution that aims to enhance its use in order to contribute to this tool. The theses are important tools in the debate, as well as propose their theme, seek to place participants in situations that promote the clash of ideas and therefore the acquisition of knowledge, and interesting to create a database of theses for reference and reuse. For this exchange to take place it is necessary to determine the couple who acted in the arguments of shock, work coordinator that can be brokered by a less dependent on their actions system. In this paper we propose a conceptual model, and a proposal to implement a prototype for Educational Architecture Thesis Debate that takes into account the requirements set out in its conceptual proposal not only includes the features. We also present a working prototype that besides the basic functionality includes the features that have been studying the objects that originated the dissertation.
id UFES_849639a80693358c79a217e5bfbb5f20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/9865
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Menezes, Crediné Silva deFernandes Junior, José Ilton ChiaradiaCastro Junior, Alberto Nogueira deTavares, Orivaldo de Lira2018-08-02T00:03:55Z2018-08-012018-08-02T00:03:55Z2015-11-30Although the use Debate of Thesis pedagogical architecture is desirable, its use is not trivial for the teacher who coordinates the debate. Our research seeks to find contributions to such coordination, reaching the designation task of reviewers and reuse of theses its focus by offering a solution that aims to enhance its use in order to contribute to this tool. The theses are important tools in the debate, as well as propose their theme, seek to place participants in situations that promote the clash of ideas and therefore the acquisition of knowledge, and interesting to create a database of theses for reference and reuse. For this exchange to take place it is necessary to determine the couple who acted in the arguments of shock, work coordinator that can be brokered by a less dependent on their actions system. In this paper we propose a conceptual model, and a proposal to implement a prototype for Educational Architecture Thesis Debate that takes into account the requirements set out in its conceptual proposal not only includes the features. We also present a working prototype that besides the basic functionality includes the features that have been studying the objects that originated the dissertation.Embora o uso da arquitetura pedagógica Debate de Teses seja desejável, seu uso não é algo trivial para o professor que coordena o debate. Nossa pesquisa busca encontrar contribuições para essa coordenação, alcançando na tarefa de designação de revisores e reaproveitamento das teses seu foco de atuação, propondo uma solução que objetiva potencializar seu uso, de forma a contribuir com essa ferramenta. As teses são instrumentos importantes no debate, pois além de propor seu tema, buscam colocar os participantes em situações que promovam o choque de ideias e consequentemente a construção do conhecimento, sendo interessante que se crie um banco de teses para consulta e reutilização. Para que essa troca ocorra é necessário que se determine os pares que atuaram no choque de argumentações, trabalho do coordenador que pode ser intermediado por um sistema menos dependente de suas ações. Neste trabalho propomos um modelo conceitual, uma proposta de implementação e um protótipo para a Arquitetura Pedagógica Debate de Teses que, contempla os requisitos definido na sua proposta conceitual além de contemplar as funcionalidades. Apresentamos ainda um protótipo funcional que além das funcionalidades básicas contempla as funcionalidades que foram objetos do estudo que originou a dissertação.TextFERNANDES JUNIOR, José Ilton Chiaradia. Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2015.http://repositorio.ufes.br/handle/10/9865porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em InformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFESBRCentro TecnológicoPedagogical architecturesDebate of thesesComputing in educationArquiteturas pedagógicasAprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL)Debate de TesesInformática na educaçãoTeses - Discussões e debatesCiência da Computação004Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de tesesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALUM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA ARQUITETURA PEDAGÓGICA DEBATE DE TESES_versaoFinal.pdfapplication/pdf3347296http://repositorio.ufes.br/bitstreams/0e973e3b-1a31-4f65-aa7e-ec85aa9d6c17/download4b6a19f7cdde22c28145fc70c241c946MD5110/98652024-06-28 16:09:35.362oai:repositorio.ufes.br:10/9865http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-28T16:09:35Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses
title Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses
spellingShingle Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses
Fernandes Junior, José Ilton Chiaradia
Pedagogical architectures
Debate of theses
Computing in education
Arquiteturas pedagógicas
Aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL)
Debate de Teses
Ciência da Computação
Informática na educação
Teses - Discussões e debates
004
title_short Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses
title_full Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses
title_fullStr Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses
title_full_unstemmed Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses
title_sort Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses
author Fernandes Junior, José Ilton Chiaradia
author_facet Fernandes Junior, José Ilton Chiaradia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Crediné Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Junior, José Ilton Chiaradia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Castro Junior, Alberto Nogueira de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tavares, Orivaldo de Lira
contributor_str_mv Menezes, Crediné Silva de
Castro Junior, Alberto Nogueira de
Tavares, Orivaldo de Lira
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical architectures
Debate of theses
Computing in education
topic Pedagogical architectures
Debate of theses
Computing in education
Arquiteturas pedagógicas
Aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL)
Debate de Teses
Ciência da Computação
Informática na educação
Teses - Discussões e debates
004
dc.subject.por.fl_str_mv Arquiteturas pedagógicas
Aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL)
Debate de Teses
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciência da Computação
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Informática na educação
Teses - Discussões e debates
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 004
description Although the use Debate of Thesis pedagogical architecture is desirable, its use is not trivial for the teacher who coordinates the debate. Our research seeks to find contributions to such coordination, reaching the designation task of reviewers and reuse of theses its focus by offering a solution that aims to enhance its use in order to contribute to this tool. The theses are important tools in the debate, as well as propose their theme, seek to place participants in situations that promote the clash of ideas and therefore the acquisition of knowledge, and interesting to create a database of theses for reference and reuse. For this exchange to take place it is necessary to determine the couple who acted in the arguments of shock, work coordinator that can be brokered by a less dependent on their actions system. In this paper we propose a conceptual model, and a proposal to implement a prototype for Educational Architecture Thesis Debate that takes into account the requirements set out in its conceptual proposal not only includes the features. We also present a working prototype that besides the basic functionality includes the features that have been studying the objects that originated the dissertation.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-02T00:03:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-02T00:03:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES JUNIOR, José Ilton Chiaradia. Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/9865
identifier_str_mv FERNANDES JUNIOR, José Ilton Chiaradia. Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2015.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/9865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Informática
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro Tecnológico
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/0e973e3b-1a31-4f65-aa7e-ec85aa9d6c17/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b6a19f7cdde22c28145fc70c241c946
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309207111958528