O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Anne Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/15266
Resumo: In this work, we present an investigation through a didactic sequence, carried out with high school students from a state school located in the municipality of Serra, in the state of Espírito Santo. In our research we approached the Notable Points of a Triangle with the help of Geogebra software, articulating mathematical concepts with dynamic geometry. The results evidenced the need to recall mathematical concepts studied in elementary school years, the importance of the geometric visualization stage in the construction process of the approached concepts and the need to systematize the visual presentation for a better understanding of the concepts.
id UFES_853e36f1ba21a501da304a70c019a069
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/15266
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulotitle.alternativeMatemáticaGeoGebraPontos NotáveisEnsino Médiosubject.br-rjbnMatemáticaIn this work, we present an investigation through a didactic sequence, carried out with high school students from a state school located in the municipality of Serra, in the state of Espírito Santo. In our research we approached the Notable Points of a Triangle with the help of Geogebra software, articulating mathematical concepts with dynamic geometry. The results evidenced the need to recall mathematical concepts studied in elementary school years, the importance of the geometric visualization stage in the construction process of the approached concepts and the need to systematize the visual presentation for a better understanding of the concepts.Nesse trabalho apresentamos uma investigação por meio de uma sequência didática, realizada com estudantes do ensino médio de uma escola estadual localizada no município da Serra no estado do Espírito Santo. Em nossa pesquisa abordamos os Pontos Notáveis de um Triângulo com o auxílio do software Geogebra, articulando os conceitos matemáticos com a geometria dinâmica. Os resultados evidenciaram a necessidade de rememorar conceitos matemáticos estudados em anos escolares do ensino fundamental, a importância da etapa de visualização geométrica no processo de construção dos conceitos abordados e a necessidade de sistematização de apresentação visual para melhor compreensão dos conceitos.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalCentro de Ciências ExatasUFESPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalBayer, Valmecir Antonio dos Santoshttps://orcid.org/0000-0002-3276-1328http://lattes.cnpq.br/5381937275780405https://orcid.org/0000-0002-7858-7134http://lattes.cnpq.br/2399963866425859Ccoyllo, Rosa Elvira Quispehttps://orcid.org/0000-0002-0530-966Xhttp://lattes.cnpq.br/9178587038150097Silva, Pedro Matos dahttps://orcid.org/0000-0001-6239-1316http://lattes.cnpq.br/8725114957090750Soares, Anne Cardoso2024-05-30T00:50:14Z2024-05-30T00:50:14Z2021-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/15266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-09-10T09:56:42Zoai:repositorio.ufes.br:10/15266Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-09-10T09:56:42Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo
title.alternative
title O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo
spellingShingle O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo
Soares, Anne Cardoso
Matemática
GeoGebra
Pontos Notáveis
Ensino Médio
subject.br-rjbn
Matemática
title_short O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo
title_full O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo
title_fullStr O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo
title_full_unstemmed O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo
title_sort O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo
author Soares, Anne Cardoso
author_facet Soares, Anne Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bayer, Valmecir Antonio dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-3276-1328
http://lattes.cnpq.br/5381937275780405
https://orcid.org/0000-0002-7858-7134
http://lattes.cnpq.br/2399963866425859
Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe
https://orcid.org/0000-0002-0530-966X
http://lattes.cnpq.br/9178587038150097
Silva, Pedro Matos da
https://orcid.org/0000-0001-6239-1316
http://lattes.cnpq.br/8725114957090750
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Anne Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
GeoGebra
Pontos Notáveis
Ensino Médio
subject.br-rjbn
Matemática
topic Matemática
GeoGebra
Pontos Notáveis
Ensino Médio
subject.br-rjbn
Matemática
description In this work, we present an investigation through a didactic sequence, carried out with high school students from a state school located in the municipality of Serra, in the state of Espírito Santo. In our research we approached the Notable Points of a Triangle with the help of Geogebra software, articulating mathematical concepts with dynamic geometry. The results evidenced the need to recall mathematical concepts studied in elementary school years, the importance of the geometric visualization stage in the construction process of the approached concepts and the need to systematize the visual presentation for a better understanding of the concepts.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-20
2024-05-30T00:50:14Z
2024-05-30T00:50:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/15266
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/15266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Centro de Ciências Exatas
UFES
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Centro de Ciências Exatas
UFES
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1818368027288141824