O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/15266 |
Resumo: | In this work, we present an investigation through a didactic sequence, carried out with high school students from a state school located in the municipality of Serra, in the state of Espírito Santo. In our research we approached the Notable Points of a Triangle with the help of Geogebra software, articulating mathematical concepts with dynamic geometry. The results evidenced the need to recall mathematical concepts studied in elementary school years, the importance of the geometric visualization stage in the construction process of the approached concepts and the need to systematize the visual presentation for a better understanding of the concepts. |
id |
UFES_853e36f1ba21a501da304a70c019a069 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/15266 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulotitle.alternativeMatemáticaGeoGebraPontos NotáveisEnsino Médiosubject.br-rjbnMatemáticaIn this work, we present an investigation through a didactic sequence, carried out with high school students from a state school located in the municipality of Serra, in the state of Espírito Santo. In our research we approached the Notable Points of a Triangle with the help of Geogebra software, articulating mathematical concepts with dynamic geometry. The results evidenced the need to recall mathematical concepts studied in elementary school years, the importance of the geometric visualization stage in the construction process of the approached concepts and the need to systematize the visual presentation for a better understanding of the concepts.Nesse trabalho apresentamos uma investigação por meio de uma sequência didática, realizada com estudantes do ensino médio de uma escola estadual localizada no município da Serra no estado do Espírito Santo. Em nossa pesquisa abordamos os Pontos Notáveis de um Triângulo com o auxílio do software Geogebra, articulando os conceitos matemáticos com a geometria dinâmica. Os resultados evidenciaram a necessidade de rememorar conceitos matemáticos estudados em anos escolares do ensino fundamental, a importância da etapa de visualização geométrica no processo de construção dos conceitos abordados e a necessidade de sistematização de apresentação visual para melhor compreensão dos conceitos.Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalCentro de Ciências ExatasUFESPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalBayer, Valmecir Antonio dos Santoshttps://orcid.org/0000-0002-3276-1328http://lattes.cnpq.br/5381937275780405https://orcid.org/0000-0002-7858-7134http://lattes.cnpq.br/2399963866425859Ccoyllo, Rosa Elvira Quispehttps://orcid.org/0000-0002-0530-966Xhttp://lattes.cnpq.br/9178587038150097Silva, Pedro Matos dahttps://orcid.org/0000-0001-6239-1316http://lattes.cnpq.br/8725114957090750Soares, Anne Cardoso2024-05-30T00:50:14Z2024-05-30T00:50:14Z2021-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/15266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-09-10T09:56:42Zoai:repositorio.ufes.br:10/15266Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-09-10T09:56:42Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo title.alternative |
title |
O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo |
spellingShingle |
O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo Soares, Anne Cardoso Matemática GeoGebra Pontos Notáveis Ensino Médio subject.br-rjbn Matemática |
title_short |
O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo |
title_full |
O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo |
title_fullStr |
O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo |
title_full_unstemmed |
O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo |
title_sort |
O Uso do Software GeoGebra para o Ensino de Pontos Notáveis no Triângulo |
author |
Soares, Anne Cardoso |
author_facet |
Soares, Anne Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bayer, Valmecir Antonio dos Santos https://orcid.org/0000-0002-3276-1328 http://lattes.cnpq.br/5381937275780405 https://orcid.org/0000-0002-7858-7134 http://lattes.cnpq.br/2399963866425859 Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe https://orcid.org/0000-0002-0530-966X http://lattes.cnpq.br/9178587038150097 Silva, Pedro Matos da https://orcid.org/0000-0001-6239-1316 http://lattes.cnpq.br/8725114957090750 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Anne Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática GeoGebra Pontos Notáveis Ensino Médio subject.br-rjbn Matemática |
topic |
Matemática GeoGebra Pontos Notáveis Ensino Médio subject.br-rjbn Matemática |
description |
In this work, we present an investigation through a didactic sequence, carried out with high school students from a state school located in the municipality of Serra, in the state of Espírito Santo. In our research we approached the Notable Points of a Triangle with the help of Geogebra software, articulating mathematical concepts with dynamic geometry. The results evidenced the need to recall mathematical concepts studied in elementary school years, the importance of the geometric visualization stage in the construction process of the approached concepts and the need to systematize the visual presentation for a better understanding of the concepts. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-20 2024-05-30T00:50:14Z 2024-05-30T00:50:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/15266 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/15266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Exatas UFES Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Exatas UFES Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1818368027288141824 |