Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contiero, Lucas de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54860
Resumo: Este trabalho é o relato de uma experiência realizada em uma escola pública, da zona sul de Porto Alegre, para trabalhar as definições dos quadriláteros notáveis com um grupo de alunos da sexta série do ensino fundamental, utilizando o software matemático Geogebra. Para tal, elaborei quatro oficinas onde os alunos teriam que construir os quadriláteros. Durante a experiência, observei que fazer construções no Geogebra, que é um software que possibilita construções geométricas com régua e compasso, é semelhante a uma atividade de programação. Por isso, quando os alunos realizavam construções de figuras da Geometria Dinâmica, eles sentiam a necessidade de utilizar as propriedades fundamentais que definem os quadriláteros, ao invés da imagem intuitiva. A dinâmica de manipulação possibilitada pelo Geogebra contribuiu, ainda, para que os alunos percebessem as generalizações e particularizações das definições de quadriláteros, transformando, por exemplo, um retângulo ou um losango em um quadrado. A partir disso, acredito que tenha contribuído para a passagem dos alunos do nível de Van Hiele de visualização para o nível de Van Hiele de análise.
id UFRGS-2_24f61bc5693c0ddfcb595c939e36ec6c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54860
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Contiero, Lucas de OliveiraHoppen, Carlos2012-09-01T01:37:15Z2012http://hdl.handle.net/10183/54860000856444Este trabalho é o relato de uma experiência realizada em uma escola pública, da zona sul de Porto Alegre, para trabalhar as definições dos quadriláteros notáveis com um grupo de alunos da sexta série do ensino fundamental, utilizando o software matemático Geogebra. Para tal, elaborei quatro oficinas onde os alunos teriam que construir os quadriláteros. Durante a experiência, observei que fazer construções no Geogebra, que é um software que possibilita construções geométricas com régua e compasso, é semelhante a uma atividade de programação. Por isso, quando os alunos realizavam construções de figuras da Geometria Dinâmica, eles sentiam a necessidade de utilizar as propriedades fundamentais que definem os quadriláteros, ao invés da imagem intuitiva. A dinâmica de manipulação possibilitada pelo Geogebra contribuiu, ainda, para que os alunos percebessem as generalizações e particularizações das definições de quadriláteros, transformando, por exemplo, um retângulo ou um losango em um quadrado. A partir disso, acredito que tenha contribuído para a passagem dos alunos do nível de Van Hiele de visualização para o nível de Van Hiele de análise.This work describes a teaching experiment with a group of 5th- and 6th-grade students in a public school in Porto Alegre, which used the mathematical software Geogebra to introduce the definitions of the main classes of quadrilaterals. During this experiment, I have observed that the process of constructing polygons with Geogebra, which has been developed to mimic geometric constructions with ruler and compass, resembles th act of programming. Therefore, as the students created figures of dynamic geometry, they saw the need of using the fundamental properties defining these figures instead of intuitive images of them. Moreover, the manipulation of figures allowed by Geogebra helped the students understand generalizations and specializations of the definitions of quadrilaterals. They have realized, for instance, that squares are a specialization of rectangles and rhombuses. In terms of the Van Hiele levels of geometrical thought, I believe that these activities contributed with a step in the transition from Visualization to Analysis.application/pdfporGeoGebra : SoftwareQuadriláteros notáveisUma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000856444.pdf000856444.pdfTexto completoapplication/pdf850190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/1/000856444.pdfaf82b51bd7b50353212a4ed05d65caacMD51TEXT000856444.pdf.txt000856444.pdf.txtExtracted Texttext/plain69547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/2/000856444.pdf.txt7b53b805e4b26a2741e136c15173401cMD52THUMBNAIL000856444.pdf.jpg000856444.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/3/000856444.pdf.jpg3a129b15c9c0d318ac4448c843a25e5aMD5310183/548602018-10-15 08:50:35.608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:50:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra
title Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra
spellingShingle Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra
Contiero, Lucas de Oliveira
GeoGebra : Software
Quadriláteros notáveis
title_short Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra
title_full Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra
title_fullStr Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra
title_full_unstemmed Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra
title_sort Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra
author Contiero, Lucas de Oliveira
author_facet Contiero, Lucas de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Contiero, Lucas de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoppen, Carlos
contributor_str_mv Hoppen, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Quadriláteros notáveis
topic GeoGebra : Software
Quadriláteros notáveis
description Este trabalho é o relato de uma experiência realizada em uma escola pública, da zona sul de Porto Alegre, para trabalhar as definições dos quadriláteros notáveis com um grupo de alunos da sexta série do ensino fundamental, utilizando o software matemático Geogebra. Para tal, elaborei quatro oficinas onde os alunos teriam que construir os quadriláteros. Durante a experiência, observei que fazer construções no Geogebra, que é um software que possibilita construções geométricas com régua e compasso, é semelhante a uma atividade de programação. Por isso, quando os alunos realizavam construções de figuras da Geometria Dinâmica, eles sentiam a necessidade de utilizar as propriedades fundamentais que definem os quadriláteros, ao invés da imagem intuitiva. A dinâmica de manipulação possibilitada pelo Geogebra contribuiu, ainda, para que os alunos percebessem as generalizações e particularizações das definições de quadriláteros, transformando, por exemplo, um retângulo ou um losango em um quadrado. A partir disso, acredito que tenha contribuído para a passagem dos alunos do nível de Van Hiele de visualização para o nível de Van Hiele de análise.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-01T01:37:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54860
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000856444
url http://hdl.handle.net/10183/54860
identifier_str_mv 000856444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/1/000856444.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/2/000856444.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/3/000856444.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af82b51bd7b50353212a4ed05d65caac
7b53b805e4b26a2741e136c15173401c
3a129b15c9c0d318ac4448c843a25e5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224431836594176