Uma perspectiva contemporânea da física a partir de Interlocuções Bakhtinianas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/13104 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa uma aula de física e um texto didático, buscando compreender as potencialidades didáticas desse texto quando inserido na dinâmica da sala de aula. Nela é assumido como referencial teórico e metodológico a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano de Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) e a teoria enunciativa discursiva de Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975). A pesquisa é dividida em dois eixos, o primeiro, orientado pelo dispositivo para análise bakhtiniana, que aborda uma análise dialógica enunciativa de um texto didático de título “Sistemas Físicos” para a compreensão de como o enunciado do texto se posiciona em relação aos temas: visões deformadas em relação ao trabalho do cientista presentes na escola e principalmente no livro didático e os problemas relacionados a inserção da Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, e o segundo eixo que busca uma análise dos processos de produção de sentido em circulação na aula. Para realização da análise foram gravados áudios dos encontros que tive com a professora para preparação das aulas assim como da aula, que aconteceu em uma turma de EJA numa EEEFM (Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio) de São Mateus. A análise do enunciado do texto didático aponta para um texto potencialmente disruptivo com as práticas didáticas tradicionais da Física, pois, se posicionando a partir da perspectiva do autor sobre o trabalho científico dos físicos rompe-se com visões essencialmente positivistas da ciência, propõe uma forma alternativa de inserção da FMC (Física Moderna e Contemporânea) na Educação Básica e apresenta dimensões importantes do método científico como a simplificação e a hipótese. A análise das interações em sala de aula revelou uma relação de subordinação dos alunos em relação a discursos de autoridade tanto do professor quanto de discursos presentes na internet, nessa relação os alunos expressaram concepções ultrapassadas sobre o trabalho do cientista, com visões empiristas, mecanicistas e positivistas e o debate socializado para a compreensão do movimento em vídeos levou a internalização de conceitos científicos e a compreensão de característica do tratamento analítico, simplificado e artificial das situações estudadas pelo trabalho científico. |
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A pesquisa é dividida em dois eixos, o primeiro, orientado pelo dispositivo para análise bakhtiniana, que aborda uma análise dialógica enunciativa de um texto didático de título “Sistemas Físicos” para a compreensão de como o enunciado do texto se posiciona em relação aos temas: visões deformadas em relação ao trabalho do cientista presentes na escola e principalmente no livro didático e os problemas relacionados a inserção da Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, e o segundo eixo que busca uma análise dos processos de produção de sentido em circulação na aula. Para realização da análise foram gravados áudios dos encontros que tive com a professora para preparação das aulas assim como da aula, que aconteceu em uma turma de EJA numa EEEFM (Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio) de São Mateus. A análise do enunciado do texto didático aponta para um texto potencialmente disruptivo com as práticas didáticas tradicionais da Física, pois, se posicionando a partir da perspectiva do autor sobre o trabalho científico dos físicos rompe-se com visões essencialmente positivistas da ciência, propõe uma forma alternativa de inserção da FMC (Física Moderna e Contemporânea) na Educação Básica e apresenta dimensões importantes do método científico como a simplificação e a hipótese. A análise das interações em sala de aula revelou uma relação de subordinação dos alunos em relação a discursos de autoridade tanto do professor quanto de discursos presentes na internet, nessa relação os alunos expressaram concepções ultrapassadas sobre o trabalho do cientista, com visões empiristas, mecanicistas e positivistas e o debate socializado para a compreensão do movimento em vídeos levou a internalização de conceitos científicos e a compreensão de característica do tratamento analítico, simplificado e artificial das situações estudadas pelo trabalho científico. This research analyzes a physics class and a didactic text, trying to understand the potential of this text when inserted in the dynamics of the classroom. In it the historical-cultural perspective of Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) and enunciative theory of Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975) is assumed as a theoretical and methodological reference. The research is divided into two axes: the first oriented by the device for Bakhtinian analysis, approaches a dialogic enunciative analysis of a didactic text of title "Physical Systems" for the understanding of how the statement of the text stands in relation to the themes: deformed visions in relation to the work of the scientist present in the school and especially in the didactic book and the problems related to the insertion of Modern and Contemporary Physics in Basic Education, the second axis seeks an analysis of the processes of production of meaning in circulation in the classroom. To carry out the analysis were recorded audio, the meetings I had with the teacher to prepare classes as well as the lesson, which happened in a class of EJA in high school of São Mateus. The analysis of the statement of the didactic text points to a potentially disruptive text with the traditional didactic practices of Physics, since: by positioning itself from the perspective of the author on the work of the physicist he breaks with essentially positivist visions of science, he proposes an alternative form of insertion of MCP (Modern and Contemporary Physics) in basic education and presents important dimensions of the scientific method such as simplification and hypothesis. The analysis of the interactions in the classroom revealed: a relation of subordination of the students in relation to discourses of authority both of the teacher and of speeches present in the internet, in this relation the students expressed conceptions outlined in the work of the scientist with empiricist, mechanistic and positivist visions and the socialized debate to understand the movement in videos led to the internalization of scientific concepts and the understanding of the characteristic of the analytical, simplified and artificial treatment of the situations studied by scientific work. Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/13104porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Ensino na Educação BásicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação BásicaUFESBRCentro Universitário Norte do Espírito Santosubject.br-rjbnEnsinoEnsino de FísicaAnálise bakhtinianaTexto didáticoEnsino de física moderna e contemporâneaTeaching physicsBakhtinian analysisDidactic textTeaching of modern and contemporary physics.Uma perspectiva contemporânea da física a partir de Interlocuções Bakhtinianastitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALWitherFavalessadosSantos-2019-Dissertacao.pdfapplication/pdf1172036http://repositorio.ufes.br/bitstreams/743787b9-99e6-4f86-96b9-a02714802699/download4eea2c548cccc573f19198683bcc0362MD5110/131042024-07-24 23:07:26.608oai:repositorio.ufes.br:10/13104http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:51:16.143006Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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