Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-18122020-183016/ |
Resumo: | Na perspectiva da inserção da Física Moderna e Contemporânea, foi elaborada uma proposta de Física de Partículas Elementares através de uma seqüência didática, com textos e atividades que buscaram levar esse tópico para jovens do Ensino Médio das escolas públicas do estado de São Paulo. Para analisar a seqüência didática elaborada, buscou-se na didática da Ciência um instrumento teórico, a Transposição Didática. Essa teoria já havia sido utilizada para analisar outras propostas de cursos, mostrando-se conveniente para analisar o processo de adaptação do saber, desde sua origem até à sala de aula. Assim, esse trabalho, elaborou, aplicou e analisou uma proposta de ensino de tópicos de Física de Partículas Elementares para jovens do E.M. de escolas públicas na cidade de São Paulo. Concluindo que é possível levar este conhecimento para à sala de aula, estando ao alcance dos alunos e dos pr |
id |
USP_958c5305f7747dc5504d41fb00338744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18122020-183016 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino MédioFrom the Visible to the indivisible: a proposal of Elementary Particle Physics for High School.Didactic TranspositionElementary particlesEnsino de FísicaFísica moderna e contemporâneaModern and contemporary physicsPartículas elementaresTeaching PhysicsTransposição DidáticaNa perspectiva da inserção da Física Moderna e Contemporânea, foi elaborada uma proposta de Física de Partículas Elementares através de uma seqüência didática, com textos e atividades que buscaram levar esse tópico para jovens do Ensino Médio das escolas públicas do estado de São Paulo. Para analisar a seqüência didática elaborada, buscou-se na didática da Ciência um instrumento teórico, a Transposição Didática. Essa teoria já havia sido utilizada para analisar outras propostas de cursos, mostrando-se conveniente para analisar o processo de adaptação do saber, desde sua origem até à sala de aula. Assim, esse trabalho, elaborou, aplicou e analisou uma proposta de ensino de tópicos de Física de Partículas Elementares para jovens do E.M. de escolas públicas na cidade de São Paulo. Concluindo que é possível levar este conhecimento para à sala de aula, estando ao alcance dos alunos e dos prIn the perspective of Modern and Contempory Physics insertion, was elaborate a proposal of Elementary Particles Physics through a didactic sequence, with texts and activities that to introduce this topics for the secondary school young\'s of the public network of the state of . To analyze this didactic sequence, we searched in the science didactic a theorical instrument, the Didactic Transposition. This theory there was utilized to analyze other curses proposals, shows appropriate to analyze the knowledge adaptation process, since your origin until the classroom. Thus, this work, elaborated, implemented and analyzed an proposal of teaching Elementary Particles Physic\'s topics. Concluding that is possible to lead this knowledge to the classroom, to be on students and teachers reach.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Mauricio Pietrocola Pinto deSiqueira, Maxwell Roger da Purificação2006-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-18122020-183016/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-18122020-183016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio From the Visible to the indivisible: a proposal of Elementary Particle Physics for High School. |
title |
Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio |
spellingShingle |
Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio Siqueira, Maxwell Roger da Purificação Didactic Transposition Elementary particles Ensino de Física Física moderna e contemporânea Modern and contemporary physics Partículas elementares Teaching Physics Transposição Didática |
title_short |
Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio |
title_full |
Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio |
title_fullStr |
Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio |
title_sort |
Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio |
author |
Siqueira, Maxwell Roger da Purificação |
author_facet |
Siqueira, Maxwell Roger da Purificação |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Maxwell Roger da Purificação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didactic Transposition Elementary particles Ensino de Física Física moderna e contemporânea Modern and contemporary physics Partículas elementares Teaching Physics Transposição Didática |
topic |
Didactic Transposition Elementary particles Ensino de Física Física moderna e contemporânea Modern and contemporary physics Partículas elementares Teaching Physics Transposição Didática |
description |
Na perspectiva da inserção da Física Moderna e Contemporânea, foi elaborada uma proposta de Física de Partículas Elementares através de uma seqüência didática, com textos e atividades que buscaram levar esse tópico para jovens do Ensino Médio das escolas públicas do estado de São Paulo. Para analisar a seqüência didática elaborada, buscou-se na didática da Ciência um instrumento teórico, a Transposição Didática. Essa teoria já havia sido utilizada para analisar outras propostas de cursos, mostrando-se conveniente para analisar o processo de adaptação do saber, desde sua origem até à sala de aula. Assim, esse trabalho, elaborou, aplicou e analisou uma proposta de ensino de tópicos de Física de Partículas Elementares para jovens do E.M. de escolas públicas na cidade de São Paulo. Concluindo que é possível levar este conhecimento para à sala de aula, estando ao alcance dos alunos e dos pr |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-18122020-183016/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-18122020-183016/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256518732283904 |