Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-18122020-183016/
Resumo: Na perspectiva da inserção da Física Moderna e Contemporânea, foi elaborada uma proposta de Física de Partículas Elementares através de uma seqüência didática, com textos e atividades que buscaram levar esse tópico para jovens do Ensino Médio das escolas públicas do estado de São Paulo. Para analisar a seqüência didática elaborada, buscou-se na didática da Ciência um instrumento teórico, a Transposição Didática. Essa teoria já havia sido utilizada para analisar outras propostas de cursos, mostrando-se conveniente para analisar o processo de adaptação do saber, desde sua origem até à sala de aula. Assim, esse trabalho, elaborou, aplicou e analisou uma proposta de ensino de tópicos de Física de Partículas Elementares para jovens do E.M. de escolas públicas na cidade de São Paulo. Concluindo que é possível levar este conhecimento para à sala de aula, estando ao alcance dos alunos e dos pr
id USP_958c5305f7747dc5504d41fb00338744
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18122020-183016
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino MédioFrom the Visible to the indivisible: a proposal of Elementary Particle Physics for High School.Didactic TranspositionElementary particlesEnsino de FísicaFísica moderna e contemporâneaModern and contemporary physicsPartículas elementaresTeaching PhysicsTransposição DidáticaNa perspectiva da inserção da Física Moderna e Contemporânea, foi elaborada uma proposta de Física de Partículas Elementares através de uma seqüência didática, com textos e atividades que buscaram levar esse tópico para jovens do Ensino Médio das escolas públicas do estado de São Paulo. Para analisar a seqüência didática elaborada, buscou-se na didática da Ciência um instrumento teórico, a Transposição Didática. Essa teoria já havia sido utilizada para analisar outras propostas de cursos, mostrando-se conveniente para analisar o processo de adaptação do saber, desde sua origem até à sala de aula. Assim, esse trabalho, elaborou, aplicou e analisou uma proposta de ensino de tópicos de Física de Partículas Elementares para jovens do E.M. de escolas públicas na cidade de São Paulo. Concluindo que é possível levar este conhecimento para à sala de aula, estando ao alcance dos alunos e dos prIn the perspective of Modern and Contempory Physics insertion, was elaborate a proposal of Elementary Particles Physics through a didactic sequence, with texts and activities that to introduce this topics for the secondary school young\'s of the public network of the state of . To analyze this didactic sequence, we searched in the science didactic a theorical instrument, the Didactic Transposition. This theory there was utilized to analyze other curses proposals, shows appropriate to analyze the knowledge adaptation process, since your origin until the classroom. Thus, this work, elaborated, implemented and analyzed an proposal of teaching Elementary Particles Physic\'s topics. Concluding that is possible to lead this knowledge to the classroom, to be on students and teachers reach.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Mauricio Pietrocola Pinto deSiqueira, Maxwell Roger da Purificação2006-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-18122020-183016/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-18122020-183016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio
From the Visible to the indivisible: a proposal of Elementary Particle Physics for High School.
title Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio
spellingShingle Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio
Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
Didactic Transposition
Elementary particles
Ensino de Física
Física moderna e contemporânea
Modern and contemporary physics
Partículas elementares
Teaching Physics
Transposição Didática
title_short Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio
title_full Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio
title_fullStr Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio
title_sort Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio
author Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
author_facet Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
dc.subject.por.fl_str_mv Didactic Transposition
Elementary particles
Ensino de Física
Física moderna e contemporânea
Modern and contemporary physics
Partículas elementares
Teaching Physics
Transposição Didática
topic Didactic Transposition
Elementary particles
Ensino de Física
Física moderna e contemporânea
Modern and contemporary physics
Partículas elementares
Teaching Physics
Transposição Didática
description Na perspectiva da inserção da Física Moderna e Contemporânea, foi elaborada uma proposta de Física de Partículas Elementares através de uma seqüência didática, com textos e atividades que buscaram levar esse tópico para jovens do Ensino Médio das escolas públicas do estado de São Paulo. Para analisar a seqüência didática elaborada, buscou-se na didática da Ciência um instrumento teórico, a Transposição Didática. Essa teoria já havia sido utilizada para analisar outras propostas de cursos, mostrando-se conveniente para analisar o processo de adaptação do saber, desde sua origem até à sala de aula. Assim, esse trabalho, elaborou, aplicou e analisou uma proposta de ensino de tópicos de Física de Partículas Elementares para jovens do E.M. de escolas públicas na cidade de São Paulo. Concluindo que é possível levar este conhecimento para à sala de aula, estando ao alcance dos alunos e dos pr
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-18122020-183016/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-18122020-183016/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256518732283904