Do terror ao encanto: a trajetória de (re)constituição um professor de matemática da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proscholdt, Giovani
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/12293
Resumo: "From terror to delight" It is an expression that can be used to describe the change from a negative experience to a positive one. In the context of a math teacher, this can mean transforming a subject that many students find difficult and frightening into something interesting and even fascinating. Therefore, this work presents the trajectory of (re)constitution of a basic education a math teacher in his professional journey, from the first experiences in the classroom to the consolidation of his pedagogical practice with the objective of understanding the challenges and overcoming experiences during the process of teaching, training and performance. Reflections were made from personal reports, reports from managers, reports from former students and professional colleagues, in addition to the theoretical framework built around renowned authors of continuing education and the development of skills for success in the teaching career. Therefore, through this work it can be concluded that all practices in the classroom are in constant change and must move towards the deconstruction of the preconception that surrounds Mathematics.
id UFES_f3e365c5a2af4c36e70c5fd3e3a77663
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/12293
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Castro, Fabio Correa dehttp://lattes.cnpq.br/2551555499678535Proscholdt, Giovanihttp://lattes.cnpq.br/9244946835099268Ccoyllo, Rosa Elvira Quispehttp://lattes.cnpq.br/9178587038150097Wrobel, Julia Schaetzlehttp://lattes.cnpq.br/1045865699136757Gonçalves Junior, Etereldeshttp://lattes.cnpq.br/1967221536722003Monteiro, Thalyta Botelho2024-05-29T20:55:07Z2024-05-29T20:55:07Z2023-09-22"From terror to delight" It is an expression that can be used to describe the change from a negative experience to a positive one. In the context of a math teacher, this can mean transforming a subject that many students find difficult and frightening into something interesting and even fascinating. Therefore, this work presents the trajectory of (re)constitution of a basic education a math teacher in his professional journey, from the first experiences in the classroom to the consolidation of his pedagogical practice with the objective of understanding the challenges and overcoming experiences during the process of teaching, training and performance. Reflections were made from personal reports, reports from managers, reports from former students and professional colleagues, in addition to the theoretical framework built around renowned authors of continuing education and the development of skills for success in the teaching career. Therefore, through this work it can be concluded that all practices in the classroom are in constant change and must move towards the deconstruction of the preconception that surrounds Mathematics.“Do terror ao encanto" é uma expressão que pode ser usada para descrever a mudança de uma experiência negativa para uma positiva. No contexto de um professor de matemática, isso pode significar a transformação de uma disciplina que muitos estudantes consideram difícil e assustadora em algo interessante e até mesmo fascinante. Por isso, este trabalho apresenta a trajetória de (re)constituição de um professor de matemática da educação básica em sua jornada profissional, desde as primeiras experiências na sala de aula até a consolidação de sua prática pedagógica. Com o objetivo de compreender os desafios e as superações vivenciadas durante o processo de formação e atuação docente, foram realizadas reflexões a partir de relatos pessoais, relatos de gestores, relatos de ex-alunos e colegas de profissão, além também do referencial teórico construído acerca de renomados autores. A pesquisa aponta para a importância da formação continuada e do desenvolvimento de habilidades para o sucesso na carreira docente. Portanto, através deste trabalho pode-se concluir que todas as práticas em sala de aula estão em constantes mudanças e devem caminhar para a desconstrução do pré-conceito que cerca a matemática.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/12293porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFESBRCentro de Ciências ExatasMatemáticaProfessor de matemáticaFormação continuadaPrática pedagógicaDo terror ao encanto: a trajetória de (re)constituição um professor de matemática da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL 30_10_23.pdfapplication/pdf1897304http://repositorio.ufes.br/bitstreams/a78e5079-a585-4b42-b3b7-1b6024318628/downloadb8feb7bd4c2b1e3194dcbd8a5236b9beMD5110/122932024-08-16 08:01:56.317oai:repositorio.ufes.br:10/12293http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:51:17.493005Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Do terror ao encanto: a trajetória de (re)constituição um professor de matemática da educação básica
title Do terror ao encanto: a trajetória de (re)constituição um professor de matemática da educação básica
spellingShingle Do terror ao encanto: a trajetória de (re)constituição um professor de matemática da educação básica
Proscholdt, Giovani
Matemática
Professor de matemática
Formação continuada
Prática pedagógica
title_short Do terror ao encanto: a trajetória de (re)constituição um professor de matemática da educação básica
title_full Do terror ao encanto: a trajetória de (re)constituição um professor de matemática da educação básica
title_fullStr Do terror ao encanto: a trajetória de (re)constituição um professor de matemática da educação básica
title_full_unstemmed Do terror ao encanto: a trajetória de (re)constituição um professor de matemática da educação básica
title_sort Do terror ao encanto: a trajetória de (re)constituição um professor de matemática da educação básica
author Proscholdt, Giovani
author_facet Proscholdt, Giovani
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9244946835099268
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Fabio Correa de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2551555499678535
dc.contributor.author.fl_str_mv Proscholdt, Giovani
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9178587038150097
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wrobel, Julia Schaetzle
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1045865699136757
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gonçalves Junior, Etereldes
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1967221536722003
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Monteiro, Thalyta Botelho
contributor_str_mv Castro, Fabio Correa de
Ccoyllo, Rosa Elvira Quispe
Wrobel, Julia Schaetzle
Gonçalves Junior, Etereldes
Monteiro, Thalyta Botelho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Matemática
topic Matemática
Professor de matemática
Formação continuada
Prática pedagógica
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de matemática
Formação continuada
Prática pedagógica
description "From terror to delight" It is an expression that can be used to describe the change from a negative experience to a positive one. In the context of a math teacher, this can mean transforming a subject that many students find difficult and frightening into something interesting and even fascinating. Therefore, this work presents the trajectory of (re)constitution of a basic education a math teacher in his professional journey, from the first experiences in the classroom to the consolidation of his pedagogical practice with the objective of understanding the challenges and overcoming experiences during the process of teaching, training and performance. Reflections were made from personal reports, reports from managers, reports from former students and professional colleagues, in addition to the theoretical framework built around renowned authors of continuing education and the development of skills for success in the teaching career. Therefore, through this work it can be concluded that all practices in the classroom are in constant change and must move towards the deconstruction of the preconception that surrounds Mathematics.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-29T20:55:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-29T20:55:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/12293
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/12293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/a78e5079-a585-4b42-b3b7-1b6024318628/download
bitstream.checksum.fl_str_mv b8feb7bd4c2b1e3194dcbd8a5236b9be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022500309696512