As escolas de governo na profissionalização da burocracia brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense) |
Texto Completo: | http://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/52 |
Resumo: | AS ESCOLAS DE GOVERNO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DA BUROCRACIA BRASILEIRA Resumo: O presente trabalho se destina a demonstrar os avanços alcançados pelas escolas de governo e sua contribuição para a profissionalização do serviço público, tomando por base a análise das três principais escolas de governo federais: Instituto Rio Branco – IRBr, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e Escola de Administração Fazendária – ESAF. O trabalho defende a importância das escolas e de seus cursos, especialmente os de formação inicial, para o êxito das carreiras de servidores públicos. Nesse cenário, dedica-se atenção ao indissociável desenvolvimento conjunto da ENAP e da carreira de gestores governamentais.No plano federativo, o trabalho apresenta proposta do autor para a reestruturação da Escola de Governo do Distrito Federal – EGOV/DF, que foi em grande parte aproveitada pela gestão daquela entidade iniciada em 2015. Em todas as escolas analisadas, constata-se a importância da capacidade de articulação institucional para seu aprimoramento e para o compartilhamento de saberes com os servidores públicos.Palavras-chaves: Administração Pública; Escolas de Governo; Servidores Públicos; Capacitação; Políticas públicas.THE GOVERNMENT SCHOOLS IN THE PROFESSIONALIZATION OF BRAZILIAN BUREAUCRACY Abstract: The present work is aimed at demonstrating the advances made by the government schools and their contribution to the professionalization of the public service, based on the analysis of the three main federal government schools: Rio Branco Institute - IRBr, National School of Public Administration - ENAP and School of Finance Administration - ESAF. The work defends the importance of schools and their courses, especially those of initial formation, for the success of the careers of public servants. In this scenario, attention is devoted to the inseparable joint development of ENAP and the career of governmental managers. In the federative plane, the paper presents the author's proposal for the restructuring of the School of Government of the Federal District - EGOV / DF, which was largely Used by the management of that entity started in 2015. In all the schools analyzed, the importance of the capacity for institutional articulation for its improvement and for the sharing of knowledge with public servants is verified.Keywords: Public Administration; Government Schools; Public Servers; Training; Public policy.Data da submissão: 19/09/2016 Data da aprovação: 21/11/2016 |
id |
UFF-10_9faddb58a7e159516bc15e053e160d89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.redap.com.br:article/52 |
network_acronym_str |
UFF-10 |
network_name_str |
Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense) |
repository_id_str |
|
spelling |
As escolas de governo na profissionalização da burocracia brasileiraAS ESCOLAS DE GOVERNO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DA BUROCRACIA BRASILEIRA Resumo: O presente trabalho se destina a demonstrar os avanços alcançados pelas escolas de governo e sua contribuição para a profissionalização do serviço público, tomando por base a análise das três principais escolas de governo federais: Instituto Rio Branco – IRBr, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e Escola de Administração Fazendária – ESAF. O trabalho defende a importância das escolas e de seus cursos, especialmente os de formação inicial, para o êxito das carreiras de servidores públicos. Nesse cenário, dedica-se atenção ao indissociável desenvolvimento conjunto da ENAP e da carreira de gestores governamentais.No plano federativo, o trabalho apresenta proposta do autor para a reestruturação da Escola de Governo do Distrito Federal – EGOV/DF, que foi em grande parte aproveitada pela gestão daquela entidade iniciada em 2015. Em todas as escolas analisadas, constata-se a importância da capacidade de articulação institucional para seu aprimoramento e para o compartilhamento de saberes com os servidores públicos.Palavras-chaves: Administração Pública; Escolas de Governo; Servidores Públicos; Capacitação; Políticas públicas.THE GOVERNMENT SCHOOLS IN THE PROFESSIONALIZATION OF BRAZILIAN BUREAUCRACY Abstract: The present work is aimed at demonstrating the advances made by the government schools and their contribution to the professionalization of the public service, based on the analysis of the three main federal government schools: Rio Branco Institute - IRBr, National School of Public Administration - ENAP and School of Finance Administration - ESAF. The work defends the importance of schools and their courses, especially those of initial formation, for the success of the careers of public servants. In this scenario, attention is devoted to the inseparable joint development of ENAP and the career of governmental managers. In the federative plane, the paper presents the author's proposal for the restructuring of the School of Government of the Federal District - EGOV / DF, which was largely Used by the management of that entity started in 2015. In all the schools analyzed, the importance of the capacity for institutional articulation for its improvement and for the sharing of knowledge with public servants is verified.Keywords: Public Administration; Government Schools; Public Servers; Training; Public policy.Data da submissão: 19/09/2016 Data da aprovação: 21/11/2016UFRRJ e UNIRIOAlves, Alex Cavalcante2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/5210.47096/redap.v1i2.52Revista de Direito da Administração Pública; v. 1, n. 2 (2016)2595-566710.47096/redap.v1i2reponame:Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/52/27Direitos autorais 2016 Revista de Direito da Administração Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T18:58:51Zoai:ojs.www.redap.com.br:article/52Revistahttp://www.redap.com.br/index.php/redapPUBhttp://www.redap.com.br/index.php/redap/oaiemersonacmoura@yahoo.com.br||expediente@redap.com.br2447-20422447-2042opendoar:2020-08-30T18:58:51Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As escolas de governo na profissionalização da burocracia brasileira |
title |
As escolas de governo na profissionalização da burocracia brasileira |
spellingShingle |
As escolas de governo na profissionalização da burocracia brasileira Alves, Alex Cavalcante |
title_short |
As escolas de governo na profissionalização da burocracia brasileira |
title_full |
As escolas de governo na profissionalização da burocracia brasileira |
title_fullStr |
As escolas de governo na profissionalização da burocracia brasileira |
title_full_unstemmed |
As escolas de governo na profissionalização da burocracia brasileira |
title_sort |
As escolas de governo na profissionalização da burocracia brasileira |
author |
Alves, Alex Cavalcante |
author_facet |
Alves, Alex Cavalcante |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Alex Cavalcante |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
AS ESCOLAS DE GOVERNO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DA BUROCRACIA BRASILEIRA Resumo: O presente trabalho se destina a demonstrar os avanços alcançados pelas escolas de governo e sua contribuição para a profissionalização do serviço público, tomando por base a análise das três principais escolas de governo federais: Instituto Rio Branco – IRBr, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e Escola de Administração Fazendária – ESAF. O trabalho defende a importância das escolas e de seus cursos, especialmente os de formação inicial, para o êxito das carreiras de servidores públicos. Nesse cenário, dedica-se atenção ao indissociável desenvolvimento conjunto da ENAP e da carreira de gestores governamentais.No plano federativo, o trabalho apresenta proposta do autor para a reestruturação da Escola de Governo do Distrito Federal – EGOV/DF, que foi em grande parte aproveitada pela gestão daquela entidade iniciada em 2015. Em todas as escolas analisadas, constata-se a importância da capacidade de articulação institucional para seu aprimoramento e para o compartilhamento de saberes com os servidores públicos.Palavras-chaves: Administração Pública; Escolas de Governo; Servidores Públicos; Capacitação; Políticas públicas.THE GOVERNMENT SCHOOLS IN THE PROFESSIONALIZATION OF BRAZILIAN BUREAUCRACY Abstract: The present work is aimed at demonstrating the advances made by the government schools and their contribution to the professionalization of the public service, based on the analysis of the three main federal government schools: Rio Branco Institute - IRBr, National School of Public Administration - ENAP and School of Finance Administration - ESAF. The work defends the importance of schools and their courses, especially those of initial formation, for the success of the careers of public servants. In this scenario, attention is devoted to the inseparable joint development of ENAP and the career of governmental managers. In the federative plane, the paper presents the author's proposal for the restructuring of the School of Government of the Federal District - EGOV / DF, which was largely Used by the management of that entity started in 2015. In all the schools analyzed, the importance of the capacity for institutional articulation for its improvement and for the sharing of knowledge with public servants is verified.Keywords: Public Administration; Government Schools; Public Servers; Training; Public policy.Data da submissão: 19/09/2016 Data da aprovação: 21/11/2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/52 10.47096/redap.v1i2.52 |
url |
http://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/52 |
identifier_str_mv |
10.47096/redap.v1i2.52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/52/27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista de Direito da Administração Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista de Direito da Administração Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRRJ e UNIRIO |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRRJ e UNIRIO |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Direito da Administração Pública; v. 1, n. 2 (2016) 2595-5667 10.47096/redap.v1i2 reponame:Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense) |
collection |
Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emersonacmoura@yahoo.com.br||expediente@redap.com.br |
_version_ |
1754303778296692736 |