Interesse público e uma alternativa processual para o controle da legalidade administrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Alexandre Barbosa; UNIVEL
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: França, Phillip Gil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense)
Texto Completo: http://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/229
Resumo: INTERESSE PÚBLICO E UMA ALTERNATIVA PROCESSUAL PARA O CONTROLE DA LEGALIDADE ADMINISTRATIVAResumo: Vivencia-se uma limitação do sistema jurídico estatal de conformação legal de determinados atos administrativos – via de regra, aqueles discricionários – em se submeter ao controle jurisdicional de seu conteúdo, fato que traz, de forma geral, maior insegurança das relações jurídicas e sociais desenvolvidas pelos Estados, dos cidadãos diante dos seus desafios de desenvolvimento e daqueles que confiam e dependem de um Estado Democrático de Direito, pautados no regime republicano de responsabilidade e responsabilização das ações realizadas nos seus limites de competência normativa. Tal situação de insegurança nas relações intersubjetivas do Estado enfraquece o tecido jurídico do sistema estabelecido, trazendo uma séria ameaça de ruptura insustentável desse mesmo sistema, fato que abre espaço para o retorno de autoritarismos. Nesse cenário, sugere-se a operacionalização da técnica processual a seguir desenvolvida, inclusive, via indicação de ampliação da competência originária do STJ, estabelecida pelo art. 105, I da CF/88, criação de competência incidental (decorrente) e a sugestão de projeto de lei definidor de demanda jurisdicional própria que atenda aos fins ora destacados de suprimir a questão acerca da instabilidade das relações sociojurídicas causadas pelo inadequado controle de atos administrativos discricionários de interesse nacional. Controlar judicialmente a atividade administrativa discricionária de interesse nacional é tutelar a atuação administrativa que repercute não apenas de forma local ou regional, mas sim impacta interesses e direitos espalhados em todo o território nacional.Palavras-chaves: Controle do Estado. Legalidade administrativa. Discricionariedade. Interesse público. Demanda jurisdicional.PUBLIC INTEREST AND A PROCESSUAL ALTERNATIVE FOR THE CONTROL OF ADMINISTRATIVE LEGALITY Abstract: There is a limitation of the state legal system of legal conformation of certain administrative acts – as a rule, those discretionary – in submitting to the judicial control of its content, a fact that brings, in general, greater insecurity of the developed legal and social relations by the State, by citizens in the face of their development challenges and by those who trust and depend on a Democratic State of Law, guided by the republican regime of responsibility and accountability for actions carried out within their limits of normative competence. Such a situation of insecurity in intersubjective relations in the State weakens the legal fabric of the established system, bringing a serious threat of an unsustainable rupture of that same system, a fact that opens space for the return of authoritarianism. In this scenario, it is suggested the operationalization of the procedural technique developed below, including via an indication of the expansion of the original jurisdiction of the STJ, established by art. 105, I of CF / 88, creation of incidental jurisdiction (arising) and the suggestion of a bill defining its own jurisdictional demand that meets the purposes just mentioned of suppressing the question about the instability of socio-legal relations caused by inadequate control of administrative acts national interest. Judicially controlling the discretionary administrative activity of national interest is to protect administrative action that has repercussions not only locally or regionally, but also impacts interests and rights spread throughout the national territory.Keywords: State control. Administrative legality. Discretion. Public interest. Jurisdictional demand.Data de Submissão: 16/11/2020                   Data da Aprovação: 05/01/2021
id UFF-10_f3ae0155ddb36cf92fa89d95fa912373
oai_identifier_str oai:ojs.www.redap.com.br:article/229
network_acronym_str UFF-10
network_name_str Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense)
repository_id_str
spelling Interesse público e uma alternativa processual para o controle da legalidade administrativaINTERESSE PÚBLICO E UMA ALTERNATIVA PROCESSUAL PARA O CONTROLE DA LEGALIDADE ADMINISTRATIVAResumo: Vivencia-se uma limitação do sistema jurídico estatal de conformação legal de determinados atos administrativos – via de regra, aqueles discricionários – em se submeter ao controle jurisdicional de seu conteúdo, fato que traz, de forma geral, maior insegurança das relações jurídicas e sociais desenvolvidas pelos Estados, dos cidadãos diante dos seus desafios de desenvolvimento e daqueles que confiam e dependem de um Estado Democrático de Direito, pautados no regime republicano de responsabilidade e responsabilização das ações realizadas nos seus limites de competência normativa. Tal situação de insegurança nas relações intersubjetivas do Estado enfraquece o tecido jurídico do sistema estabelecido, trazendo uma séria ameaça de ruptura insustentável desse mesmo sistema, fato que abre espaço para o retorno de autoritarismos. Nesse cenário, sugere-se a operacionalização da técnica processual a seguir desenvolvida, inclusive, via indicação de ampliação da competência originária do STJ, estabelecida pelo art. 105, I da CF/88, criação de competência incidental (decorrente) e a sugestão de projeto de lei definidor de demanda jurisdicional própria que atenda aos fins ora destacados de suprimir a questão acerca da instabilidade das relações sociojurídicas causadas pelo inadequado controle de atos administrativos discricionários de interesse nacional. Controlar judicialmente a atividade administrativa discricionária de interesse nacional é tutelar a atuação administrativa que repercute não apenas de forma local ou regional, mas sim impacta interesses e direitos espalhados em todo o território nacional.Palavras-chaves: Controle do Estado. Legalidade administrativa. Discricionariedade. Interesse público. Demanda jurisdicional.PUBLIC INTEREST AND A PROCESSUAL ALTERNATIVE FOR THE CONTROL OF ADMINISTRATIVE LEGALITY Abstract: There is a limitation of the state legal system of legal conformation of certain administrative acts – as a rule, those discretionary – in submitting to the judicial control of its content, a fact that brings, in general, greater insecurity of the developed legal and social relations by the State, by citizens in the face of their development challenges and by those who trust and depend on a Democratic State of Law, guided by the republican regime of responsibility and accountability for actions carried out within their limits of normative competence. Such a situation of insecurity in intersubjective relations in the State weakens the legal fabric of the established system, bringing a serious threat of an unsustainable rupture of that same system, a fact that opens space for the return of authoritarianism. In this scenario, it is suggested the operationalization of the procedural technique developed below, including via an indication of the expansion of the original jurisdiction of the STJ, established by art. 105, I of CF / 88, creation of incidental jurisdiction (arising) and the suggestion of a bill defining its own jurisdictional demand that meets the purposes just mentioned of suppressing the question about the instability of socio-legal relations caused by inadequate control of administrative acts national interest. Judicially controlling the discretionary administrative activity of national interest is to protect administrative action that has repercussions not only locally or regionally, but also impacts interests and rights spread throughout the national territory.Keywords: State control. Administrative legality. Discretion. Public interest. Jurisdictional demand.Data de Submissão: 16/11/2020                   Data da Aprovação: 05/01/2021UFRRJ e UNIRIOda Silva, Alexandre Barbosa; UNIVELFrança, Phillip Gil2021-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/22910.47096/redap.v1i1.229Revista de Direito da Administração Pública; v. 1, n. 1 (2021)2595-566710.47096/redap.v1i1reponame:Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/229/179Direitos autorais 2021 Revista de Direito da Administração Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-29T01:32:42Zoai:ojs.www.redap.com.br:article/229Revistahttp://www.redap.com.br/index.php/redapPUBhttp://www.redap.com.br/index.php/redap/oaiemersonacmoura@yahoo.com.br||expediente@redap.com.br2447-20422447-2042opendoar:2021-03-29T01:32:42Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Interesse público e uma alternativa processual para o controle da legalidade administrativa
title Interesse público e uma alternativa processual para o controle da legalidade administrativa
spellingShingle Interesse público e uma alternativa processual para o controle da legalidade administrativa
da Silva, Alexandre Barbosa; UNIVEL
title_short Interesse público e uma alternativa processual para o controle da legalidade administrativa
title_full Interesse público e uma alternativa processual para o controle da legalidade administrativa
title_fullStr Interesse público e uma alternativa processual para o controle da legalidade administrativa
title_full_unstemmed Interesse público e uma alternativa processual para o controle da legalidade administrativa
title_sort Interesse público e uma alternativa processual para o controle da legalidade administrativa
author da Silva, Alexandre Barbosa; UNIVEL
author_facet da Silva, Alexandre Barbosa; UNIVEL
França, Phillip Gil
author_role author
author2 França, Phillip Gil
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Alexandre Barbosa; UNIVEL
França, Phillip Gil
dc.subject.none.fl_str_mv


description INTERESSE PÚBLICO E UMA ALTERNATIVA PROCESSUAL PARA O CONTROLE DA LEGALIDADE ADMINISTRATIVAResumo: Vivencia-se uma limitação do sistema jurídico estatal de conformação legal de determinados atos administrativos – via de regra, aqueles discricionários – em se submeter ao controle jurisdicional de seu conteúdo, fato que traz, de forma geral, maior insegurança das relações jurídicas e sociais desenvolvidas pelos Estados, dos cidadãos diante dos seus desafios de desenvolvimento e daqueles que confiam e dependem de um Estado Democrático de Direito, pautados no regime republicano de responsabilidade e responsabilização das ações realizadas nos seus limites de competência normativa. Tal situação de insegurança nas relações intersubjetivas do Estado enfraquece o tecido jurídico do sistema estabelecido, trazendo uma séria ameaça de ruptura insustentável desse mesmo sistema, fato que abre espaço para o retorno de autoritarismos. Nesse cenário, sugere-se a operacionalização da técnica processual a seguir desenvolvida, inclusive, via indicação de ampliação da competência originária do STJ, estabelecida pelo art. 105, I da CF/88, criação de competência incidental (decorrente) e a sugestão de projeto de lei definidor de demanda jurisdicional própria que atenda aos fins ora destacados de suprimir a questão acerca da instabilidade das relações sociojurídicas causadas pelo inadequado controle de atos administrativos discricionários de interesse nacional. Controlar judicialmente a atividade administrativa discricionária de interesse nacional é tutelar a atuação administrativa que repercute não apenas de forma local ou regional, mas sim impacta interesses e direitos espalhados em todo o território nacional.Palavras-chaves: Controle do Estado. Legalidade administrativa. Discricionariedade. Interesse público. Demanda jurisdicional.PUBLIC INTEREST AND A PROCESSUAL ALTERNATIVE FOR THE CONTROL OF ADMINISTRATIVE LEGALITY Abstract: There is a limitation of the state legal system of legal conformation of certain administrative acts – as a rule, those discretionary – in submitting to the judicial control of its content, a fact that brings, in general, greater insecurity of the developed legal and social relations by the State, by citizens in the face of their development challenges and by those who trust and depend on a Democratic State of Law, guided by the republican regime of responsibility and accountability for actions carried out within their limits of normative competence. Such a situation of insecurity in intersubjective relations in the State weakens the legal fabric of the established system, bringing a serious threat of an unsustainable rupture of that same system, a fact that opens space for the return of authoritarianism. In this scenario, it is suggested the operationalization of the procedural technique developed below, including via an indication of the expansion of the original jurisdiction of the STJ, established by art. 105, I of CF / 88, creation of incidental jurisdiction (arising) and the suggestion of a bill defining its own jurisdictional demand that meets the purposes just mentioned of suppressing the question about the instability of socio-legal relations caused by inadequate control of administrative acts national interest. Judicially controlling the discretionary administrative activity of national interest is to protect administrative action that has repercussions not only locally or regionally, but also impacts interests and rights spread throughout the national territory.Keywords: State control. Administrative legality. Discretion. Public interest. Jurisdictional demand.Data de Submissão: 16/11/2020                   Data da Aprovação: 05/01/2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/229
10.47096/redap.v1i1.229
url http://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/229
identifier_str_mv 10.47096/redap.v1i1.229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.redap.com.br/index.php/redap/article/view/229/179
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista de Direito da Administração Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista de Direito da Administração Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRRJ e UNIRIO
publisher.none.fl_str_mv UFRRJ e UNIRIO
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direito da Administração Pública; v. 1, n. 1 (2021)
2595-5667
10.47096/redap.v1i1
reponame:Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense)
collection Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense)
repository.name.fl_str_mv Revista de Direito da Administração Pública (Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv emersonacmoura@yahoo.com.br||expediente@redap.com.br
_version_ 1754303778161426432