TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS: pelo encontro em detrimento do radicalismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32619 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo problematizar as ditas “teorias pós-críticas de currículo”. Trata-se de uma reflexão teórica que busca defender que atualmente no campo curricular, vertentes pós-estruturais radicais tem induzido reflexões curriculares abstratas. O trabalho postula pela necessidade de um diálogo entre as vertentes críticas e pós-crítics de currículo, colocando-se em oposição às assertivas que advogam pelo fim da teoria crítica curricular, negando uma visão dicotômica, que resulta em uma ideia de ruptura e superação da vertente “pós-crítica” em relação à “crítica”. Para isso, ampara-se em teóricos críticos do currículo que atuam em constante diálogo com demais vertentes pós-modernas e pós-estruturais, atuando assim em uma zona fronteiriça conceitual. |
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