A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Jussara Marques de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32546
Resumo: Objetivamos compreender as políticas de formação para o trabalho docente da UNESCO que, por meio do discurso da educação ao longo da vida, fragmenta e aligeira a formação de professores da educação básica, em nível superior. Isso se dá por meio da educação a distância, possibilitada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tais medidas, não têm sido suficientes para garantir uma formação que contribua para mudar o quadro deplorável da educação básica no Brasil. Concluímos que a alternativa seria a formação para a emancipação humana, com vistas à construção de outra sociabilidade.Palavras-chave: Formação de professores; Política educacional; UNESCO.We aim to understand the education policies for UNESCO teaching work that through the discourse of education throughout life, fragments and lessens the teacher's training of basic education, into higher education. This is done throught distance education, enabled by Information and Communication Technologies. Such guidelines, have not been sufficient to ensure a training which helps to change the deplorable picture of basic education in Brazil. We conclude that the alternative would be the training for human emancipation, in order to build another sociability.Keywords: Teacher's training; Educational policy; UNESCO.
id UFF-11_0a88b87242e3a89bd12d6f1c5ef567f3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32546
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996Objetivamos compreender as políticas de formação para o trabalho docente da UNESCO que, por meio do discurso da educação ao longo da vida, fragmenta e aligeira a formação de professores da educação básica, em nível superior. Isso se dá por meio da educação a distância, possibilitada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tais medidas, não têm sido suficientes para garantir uma formação que contribua para mudar o quadro deplorável da educação básica no Brasil. Concluímos que a alternativa seria a formação para a emancipação humana, com vistas à construção de outra sociabilidade.Palavras-chave: Formação de professores; Política educacional; UNESCO.We aim to understand the education policies for UNESCO teaching work that through the discourse of education throughout life, fragments and lessens the teacher's training of basic education, into higher education. This is done throught distance education, enabled by Information and Communication Technologies. Such guidelines, have not been sufficient to ensure a training which helps to change the deplorable picture of basic education in Brazil. We conclude that the alternative would be the training for human emancipation, in order to build another sociability.Keywords: Teacher's training; Educational policy; UNESCO.ABEC2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3254610.22409/mov.v0i2.245Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosmovimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosMovimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos2359-329610.22409/mov.v0i2reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32546/18681Copyright (c) 2020 Jussara Marques de Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Jussara Marques de2019-08-20T13:15:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32546Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:15:11Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996
title A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996
spellingShingle A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996
Macedo, Jussara Marques de
title_short A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996
title_full A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996
title_fullStr A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996
title_full_unstemmed A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996
title_sort A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996
author Macedo, Jussara Marques de
author_facet Macedo, Jussara Marques de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Jussara Marques de
description Objetivamos compreender as políticas de formação para o trabalho docente da UNESCO que, por meio do discurso da educação ao longo da vida, fragmenta e aligeira a formação de professores da educação básica, em nível superior. Isso se dá por meio da educação a distância, possibilitada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tais medidas, não têm sido suficientes para garantir uma formação que contribua para mudar o quadro deplorável da educação básica no Brasil. Concluímos que a alternativa seria a formação para a emancipação humana, com vistas à construção de outra sociabilidade.Palavras-chave: Formação de professores; Política educacional; UNESCO.We aim to understand the education policies for UNESCO teaching work that through the discourse of education throughout life, fragments and lessens the teacher's training of basic education, into higher education. This is done throught distance education, enabled by Information and Communication Technologies. Such guidelines, have not been sufficient to ensure a training which helps to change the deplorable picture of basic education in Brazil. We conclude that the alternative would be the training for human emancipation, in order to build another sociability.Keywords: Teacher's training; Educational policy; UNESCO.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32546
10.22409/mov.v0i2.245
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32546
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i2.245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32546/18681
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Jussara Marques de Macedo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Jussara Marques de Macedo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
movimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
Movimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos
2359-3296
10.22409/mov.v0i2
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355417419776