A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32546 |
Resumo: | Objetivamos compreender as políticas de formação para o trabalho docente da UNESCO que, por meio do discurso da educação ao longo da vida, fragmenta e aligeira a formação de professores da educação básica, em nível superior. Isso se dá por meio da educação a distância, possibilitada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tais medidas, não têm sido suficientes para garantir uma formação que contribua para mudar o quadro deplorável da educação básica no Brasil. Concluímos que a alternativa seria a formação para a emancipação humana, com vistas à construção de outra sociabilidade.Palavras-chave: Formação de professores; Política educacional; UNESCO.We aim to understand the education policies for UNESCO teaching work that through the discourse of education throughout life, fragments and lessens the teacher's training of basic education, into higher education. This is done throught distance education, enabled by Information and Communication Technologies. Such guidelines, have not been sufficient to ensure a training which helps to change the deplorable picture of basic education in Brazil. We conclude that the alternative would be the training for human emancipation, in order to build another sociability.Keywords: Teacher's training; Educational policy; UNESCO. |
id |
UFF-11_0a88b87242e3a89bd12d6f1c5ef567f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32546 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996Objetivamos compreender as políticas de formação para o trabalho docente da UNESCO que, por meio do discurso da educação ao longo da vida, fragmenta e aligeira a formação de professores da educação básica, em nível superior. Isso se dá por meio da educação a distância, possibilitada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tais medidas, não têm sido suficientes para garantir uma formação que contribua para mudar o quadro deplorável da educação básica no Brasil. Concluímos que a alternativa seria a formação para a emancipação humana, com vistas à construção de outra sociabilidade.Palavras-chave: Formação de professores; Política educacional; UNESCO.We aim to understand the education policies for UNESCO teaching work that through the discourse of education throughout life, fragments and lessens the teacher's training of basic education, into higher education. This is done throught distance education, enabled by Information and Communication Technologies. Such guidelines, have not been sufficient to ensure a training which helps to change the deplorable picture of basic education in Brazil. We conclude that the alternative would be the training for human emancipation, in order to build another sociability.Keywords: Teacher's training; Educational policy; UNESCO.ABEC2015-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3254610.22409/mov.v0i2.245Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosmovimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelosMovimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos2359-329610.22409/mov.v0i2reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32546/18681Copyright (c) 2020 Jussara Marques de Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Jussara Marques de2019-08-20T13:15:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32546Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:15:11Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996 |
title |
A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996 |
spellingShingle |
A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996 Macedo, Jussara Marques de |
title_short |
A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996 |
title_full |
A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996 |
title_fullStr |
A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996 |
title_full_unstemmed |
A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996 |
title_sort |
A UNESCO e as políticas de formação para o trabalho docente: aproximações entre 1966 e 1996 |
author |
Macedo, Jussara Marques de |
author_facet |
Macedo, Jussara Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Jussara Marques de |
description |
Objetivamos compreender as políticas de formação para o trabalho docente da UNESCO que, por meio do discurso da educação ao longo da vida, fragmenta e aligeira a formação de professores da educação básica, em nível superior. Isso se dá por meio da educação a distância, possibilitada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tais medidas, não têm sido suficientes para garantir uma formação que contribua para mudar o quadro deplorável da educação básica no Brasil. Concluímos que a alternativa seria a formação para a emancipação humana, com vistas à construção de outra sociabilidade.Palavras-chave: Formação de professores; Política educacional; UNESCO.We aim to understand the education policies for UNESCO teaching work that through the discourse of education throughout life, fragments and lessens the teacher's training of basic education, into higher education. This is done throught distance education, enabled by Information and Communication Technologies. Such guidelines, have not been sufficient to ensure a training which helps to change the deplorable picture of basic education in Brazil. We conclude that the alternative would be the training for human emancipation, in order to build another sociability.Keywords: Teacher's training; Educational policy; UNESCO. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Rated by the Editors Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32546 10.22409/mov.v0i2.245 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32546 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i2.245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32546/18681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Jussara Marques de Macedo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Jussara Marques de Macedo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos movimento - rivista di educazione; N. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos Movimento-revista de educação ; n. 2 (2015): Políticas de Licenciatura: história, concepções e modelos 2359-3296 10.22409/mov.v0i2 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355417419776 |